Será provavelmente derrubado esse decreto, ou a tentativa de "privatizar" não vingará. Mas é a velha politicagem de: transferir o elefante da corrupção no SUS(congestionamento no que gera gastos exorbitantes) num setor importantíssimo quanto às UBS: para alavancar a economia: o resto que se foda!
Ou alguém em sã consciência, realmente acha que o cidadão comum, aquele pobre ou aquele bolsominion que votou no bozó por exemplo: terá condições de custear um exame de ressonância magnética por exemplo? Ou um tratamento dentário/dentista? Um pouco mais a fundo vai: que Clínicas vinculadas ao SUS, portanto à UBS, temeram perdeu o monopólio? Ofereceriam mais qualidade nos serviços? Claro que não. Haja vista nas clínicas privadas o desrespeito a desumanidade: a diferença é que não tem tanta demanda quanto no SUS.
Mas sim, claro, super viável economicamente para um bom gestor numa boa administração e com "Saúde".
O que eu tenho a dizer? Que o desmonte já vem sendo preparado há muito tempo. Desde antes do Governo Bolsonaro, aliás. Privatizar, nem que fosse parcialmente, apenas aceleraria esse processo. Quando temos uma PEC do Teto de Gastos (ou PEC da Morte, para os mais íntimos) vigente e cortes constantes no orçamento da Saúde, significa que já estamos testemunhando o desmonte do SUS.
É a velha tática de sucateamento proposital do setor público para justificar a existência de um setor privado. A lógica do Liberalismo é essa. Transformar serviços essenciais em mercadoria. Diminuir o domínio público sobre recursos, em favor de interesses privados. Não vejo motivos para comemorar mais um dos recuos desse protofascista a quem chamamos de presidente, porque o desmonte já está em curso, privatizando ou não. A indignação que as pessoas demonstraram, hoje, com o anúncio do decreto, deveria ser demonstrada todo santo dia.
Eu ainda não entendi esse decreto, as clínicas da família e postos de saúde vão ser administradas por empresas privadas e o governo federal vai pagar ( uma parceria) ?
Não entendi!
Os deputados vao derrubar o decreto dele. Já apresentaram projeto de decreto legislativo com essa finalidade.esse otário não conseguiu nem privatizar os correios imagina o sus.
O Brasil definitivamente virou um mundo distópico, ninguém mais se importa com o fato, é tudo histerismo doente. Não tem desmonte nenhum, não tem a mínima chance de "privatizar" o SUS (o termo nem faz sentido) nem desmontá-lo, não passa no Congresso nem a pau. É a mesma palhaçada do "privatizar a água" que aconteceu antes. O bozo é patético, mas não dá pra aguentar a petezada cretina SEMPRE inventando merda pra dar chilique. Lula definitivamente é o maior câncer da história política do Brasil, se deixar esse doente solto ele vai GARANTIR o bozo reeleito em 2022.
Ele quer imitar os EUA em tudo, só que não vê que lá o pobre é o rico daqui. Faxineiro lá tem BMW e pode pagar por atendimento. Já aqui o pobre não está conseguindo nem comprar arroz direito.
O desmonte não será por decreto. Será pelo abandono, como foi feito com a educação básica. Quem puder, recorrerá ao sistema privado.
O neoliberalismo fará isso. Justificam que a concorrência melhorará os serviços e custos.
É um ledo engano, já que não existe monopólio e os empresários samaritanos podem prestar seus serviços à vontade.
“Falta entendimento com a nova forma de fazer política. Essa distopia ainda precisa ser melhor entendida.”
O SUS é uma merda de qualquer jeito, nego fala como se aquilo fosse mil maravilhas huahuahua....
Eu já usei e te falar, você mais se estressa do que consulta, acaba tendo que pagar um plano básico de algum hospital particular meia boca, que ainda é melhor do que o SUSto.
Vai marcar uma consulta é para mais de 15 dias, para exame então nem se fala, você morre antes de descobrir o que tem, e se precisar de uma cirurgia, é melhor rezar porque demora horrores. Tem gente que espera mais de 5 meses para fazer uma cirurgia, isso quando não morre antes.
Eu acho que, independente de ser público ou privado, o governo deve sim dar suporte a pessoas carentes sem condições para fazer consultas/exames e etc.... Nem que fosse subsidiado, como as empresas de transporte coletivo.
É muito engraçado ver esse povinho falando como se esse SUS fosse uma conquista para o brasileiro que passa muito nervoso com esse sistema horroroso. Eu acho sim que deve buscar aprimoramento através do setor privado e não acho que é uma tentativa de acabar com o acesso a saúde, pois isso consta na constituição do país que todos tem direito a saúde, embora hoje esse termo tenha se relativizado para fazer palanque de político.
Governos de esquerda criaram as OS e leis que permitem que os hospitais sejam geridos pelos amigos laranjas.
Quando Bolsonaro faz o mesmo de forma transparente, com abertura de licitação para livre concorrência os demônios o acusam do que fizeram.
Quanto ao SUS, ele não foi criação do Lula, a CF de 1988 assegura saúde, segurança e educação como obrigações do estado. Chame do que quiser, SUS, INAMPS, o Estado Brasileiro está obrigado pela CF a fornecer, mesmo que porcamente, os três.
Quem fala uma merda dessas não tem a mínima noção básica de cidadania.
Pelo que vi nem os especialistas da saúde sabem de fato o que qui ta acontecendo, parece que à um processo de um novo modelo de PPP feito pelo Paulo Guedes e sem participação da pasta Do Ministério da Saúde, que convenhamos ali só tem um capacho subordinado.
Você sabe o que é uma parceria público-privada?
O Corujão lá no início parece ter ajudado mais do que apenas o sistema público sozinho. Parece até o argumento que é usado contra o novo marco do saneamento.