1.85K  06/04/2021 07h22

O governo Bulbassauro emitiu um decreto hoje em que autoriza a realização de estudos de viabilidade em relação a PPPs na área da saúde, mais especificamente as UBS.
É óbvio que os progressistas estão revoltadíssimos com a ideia e vários "especialistas" (militantes) estão se mostrando contrários e criticando o decreto.
Aqui a Globo tentando passar o lixo progressista como opiniões qualificadas e técnicas:
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/10/28/obscuro-apressado-e-inconstitucional-especialistas-analisam-decreto-sobre-privatizacao-dos-postos-de-saude-do-sus.ghtml

Obviamente só se vê chorume por aí, não há qualquer argumento racional pró-SUS, se é que pode existir algum.

eles perguntam
18 28
elas respondem
anônima
28/10/2020 17h54
Pobre que não tem onde cair morto sustentando pelos pais querendo privatização do SUS, você tem que tomar bem dentro do seu rabo pra ver se acorda pra vida!
anônima
28/10/2020 16h42
Por que empresa privada visa economia não qualidade, não se deve economizar com saúde.
anônima
28/10/2020 16h41
Vai tomar na tua bunda, pq vc não está trabalhando em plena 15:40 de uma quarta-feira?
anônima
28/10/2020 18h11
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

SUS e o único meio do estado prestar serviço de saúde a todos.

Isso só e um bait desse desgoverno atual, certeza que e só pra abafar alguma cagada deles que tá pra estourar ai.

Essa conversa de privatização do SUS não vai pra frente.
anônima
28/10/2020 17h45
Deixa de ser burro
anônima
28/10/2020 16h49
Vai ser a maior bagunça se privatizar, alguns serviços vão ficar caros demais para a população pobre poder utilizar, o Brasil não é Estados Unidos onde não tem SUS porém a população esbanja de qualidade de vida, se tirar o SUS fodeu.
anônima
28/10/2020 16h53
Bom pra quem tem empresa na area da saúde, já podem ir planejando aquela baguncinha nas licitações.
anônima
28/10/2020 20h48
Tem que privatizar o seu toba
anônima
28/10/2020 18h31
Porque apesar de ser pago pelos impostos ele atinge o quantidade gigante de pessoas. Quantas pessoas (que não teria dinheiro pra pagar) são atendidas diariamente só por 1 único clínico geral do posto?
anônima
28/10/2020 18h47
Por que quem não tem dinheiro não vai ter nem direito de ser atendido.
anônima
05/04/2021 21h58
Nem vou gastar meu latim.
anônima
05/04/2021 21h54
Que asneira affff
anônima
28/10/2020 20h54
Já lavou o bigulinho?
30/10/2020 23h32
O Sus agora convenientemente desacreditado, é modelo de assistência em saúde para muitos países que já vieram conhecer como funciona.
Mas aqui não tem valor porque o povo adora cuspir no prato que come, e só quando tiver que pagar um tratamento e não tiver como, é que vão lembrar desse bom tempo.
É mais ou menos o que tem acontecido com a imunização. Há lugares que não se atingiu 50% do público alvo, mas depois quando for preciso pagar R$ 200,00 numa dose de vacina aí sim a realidade virá à tona.
O que me deixa assustada nisso tudo que vem acontecendo, é ver os que precisam apoiando tais atrocidades.
Deve ser o complexo de vira lata, isso é praticamente nato à muitos brasileiros.
anônima
30/10/2020 23h25
-Por causa dos nossos impostos que pagam este serviço
-Por causa do governo que não permite o povo ter as mesmas condições de vida de um Europeu ou Americano
anônima
30/10/2020 23h22
Era só a parte adm gestão que iria ser privatizado , seria bom pros profissionais da saúde pra população não iria mudar nada
anônima
30/10/2020 23h14
Seu último suspiro não deve ser privatizado!
anônima
05/04/2021 22h41
É sério isso? Não vou nem me dar ao trabalho...
eles respondem
anônimo
28/10/2020 16h44
Quando o SUS ser privatizado o paspalhão não vai ter grana nem pra se tratar de uma gripe.
28/10/2020 16h58
Quando a gente emite opiniões muito fixas num extremo de posição, o mínimo que se espera é que alguma autoridade na área se tenha. Seja profissional da saúde experiente, gestor público, acadêmico pesquisador na área da saúde, políticas públicas, sanitárias, etc. Algo na linha.
Você, com certeza é um desses, né, Iorrãn. Não é só um adolescente tardio revolts na frente de um pc, né.
anônimo
28/10/2020 16h57
O SUS é referência mundial, o Brasil já ganhou prêmios pelo SUS é o plano de saúde mais completo e abrangente do mundo, se com o SUS é ruim sem ele fica ainda pior, dos países emergentes o Brasil é o que tem um dos melhores sistemas de saúde, vc acha que devemos exportar o modelo americano? ou vc quer uma utopia ANCAP de um sistema de saúde totalmente privado sem qualquer regulação estatal para os médicos operarem os pobres com tesouras enferrujadas? Lembrando que os Yankees estão revendo o sitema de saúde deles, a maioria americana defende um sistema de saúde subsidiado pelo estado já que a saúde pública hoje é um dos maiores problemas do tio sam.
anônimo
28/10/2020 17h20
Dois aspectos básicos de administração, vamos ao primeiro : as 5 forças de Porter. Entre elas, temos a ameaça para novos entrantes, em caso de hospitais, temos o grande custo de ingresso nesse tipo de mercado e o grande custo para manter. Não é nada barato construir um hospital, manter insumos, maquinário, pessoal...enfim. O que provoca poucas empresas podendo concorrer neste ramo de negócio.

Segundo ponto : a parte de precificação do produto. Empresas procuram maximizar seu produto embutindo valores agregados nele. Valores sentimentais. Vendem felicidade, alegria, sucesso. Quanto maior a margem de lucro, melhor. Os hospitais em si tem como produto a saúde. A vida. Você paga para ser atendido esperando este resultado, sair com saúde. Com vida.

Aí ficam as perguntas : quanto você está disposto a pagar para ficar vivo? Para manter sua mãe viva, seu pai, sua esposa, seu marido, seu filho, sua filha? Quantia considerável, certo? O empresário sabendo que você está disposto a pagar alto pelo produto que ele vende, porque cobraria barato de você? Se ele sabe que você está disposto a pagar sei lá 50.000 , por qual razão ele te cobraria 2 reais?

"Ah, mas aí eu posso ir no concorrente" (lembrando que tem pouquíssimos e podem praticar preços bem parecidos). Tudo bem. Sua mamãe está ligada nos aparelhos. O hospital te cobra 50.000 por dia. Tem como pagar? Quer ir ao concorrente? Tudo bem. Desliga o aparelho e mamãe morre. E aí?

Ah, se você não poder pagar tem mais 50 lá fora que também adorariam aquele leito de uti.

"Ah, mas você está colocando empresário com mau, eles têm ética, não chegariam atendimento". Tudo bem.Faça o teste.Sofra um acidente de carro e vá lá no Sirio Libanês sem plano credenciado lá e sem dinheiro para pagar para ver se você vai ganhar o internamento em um apartamento de lá. Boa sorte.

Fora que grandes redes não colocam nem clínica em interior brabo.O Estado quando fosse vacinar também iria obrigar o empresário a disponibilizar vacina e pessoal?
28/10/2020 17h52
É patrimônio brasileiro, meu filho. É o que da dignidade ao pobre, só maluco acha que seria uma boa ideia privatizar o SUS. Pior que tem pobre que apoia essa ideia.

Enquanto políticos gozam com seus megas salários e diversos benefícios, a maioria da população se lasca para sobreviver.

Privatizar o SUS, é pagar pela saúde duas vezes. Pau no cu do Bolsonaro, pau no cu do Paulo Guedes.
anônimo
28/10/2020 16h59
Brasileiro não tem dinheiro pra pagar pelo privado e pede o fim do público.
anônimo
28/10/2020 16h54
Foda-se o pobre na miséria, não é mesmo? O pobre que tiver câncer que se vire! Ah, bobagem! Todo mundo tem dinheiro para se tratar.

Sim, o SUS deve ser privatizado por completo.
anônimo
28/10/2020 21h17
O neoliberalismo veio pra ficar por muitos anos, até o povo acordar como fizeram os chilenos.
Colocaram um estrume como bobo da corte como distração.
Toda notícia polêmica de mudança, serve apenas como cortina de fumaça para algo maléfico.
Essa privatização é absurda e não tem chance de passar. Enquanto a imprensa e oposição tentam combater isso, eles trabalham no que realmente querem.
Foi assim com a reforma da previdência quando a discussão era sobre idade, quando na verdade só queriam mexer no orçamento da união.
O objetivo é bem claro; deixar o SUS tão ruim, a ponto de só restar a iniciativa privada como alternativa. Igual fizeram com a educação básica.

“Eles venceram, e o sinal está fechado pra nós que somos jovens.” Belchior.
anônimo
05/04/2021 22h41
Não tem nada com privatização de SUS, o governo só abriu precedente para estudos de viabilidade para desvinculação da gestão das Unidades basicas de saúde (UBS) da administração direta do serviço público.

Não tem nada de novo e esse modelo já é adotado na gestão hospitalar desde a lei 9.637 de 1998 assinada pelo então presidente FHC.

Acabar com o sistema de financiamento público de saúde só é viável através de mudança na constituição já que chamemos do que quisermos O "Sistema" a CF de 1988 preconiza que a saúde é obrigação do Estado.

De resto, é apenas retórica e gritaria de gente preocupada em fazer a oposição pela oposição, falar bonito e alimentar o obscurantismo e o medo nas camadas menos favorecidas da população.
28/10/2020 17h32
Já tem gente morrendo na fila, vai ter gente morrendo sem entra na fila.
28/10/2020 17h56
Tem que privatizar os CUrreios.
Pagar frete caro e ter que ir buscar na agência é o fim.

Bagavundos, carteiros bagavundos!!!!
28/10/2020 18h24
Foi só uma autorização de estudo de viabilidade nada mais..
Pra chegar num processo de privatização de fato, acho que nem no próximo mandado.
A verdade é que o funcionalismo público é péssimo e caro.
E ainda é capaz de você ser preso se começar a reclamar muito .
Então eu 100% favorável ao fim de funcionários públicos que atendem diretamente ao público.
anônimo
28/10/2020 16h41
Eu discordo.
28/10/2020 17h59
O SUS deve ser privatizado, claro.
anônimo
28/10/2020 16h40
Deve ser privatizado
05/04/2021 21h56
Vc tem merda na cabeca só pode.

Nao existe argumento pro Sus?

Vai pros estados unidos.
05/04/2021 21h50
Na Síria não tem SUS.
31/10/2020 00h06
Sem comentários.
anônimo
28/10/2020 16h56
Pesquisem o hino nacional falando sobre o sus era a previsão da realidade
28/10/2020 18h44
As pessoas ainda estão no outro extremo da janela de Overton, vamos ver o que acontece.
28/10/2020 17h52
Por duas palavras: Bra e Sil
28/10/2020 16h40
Eu não sei Johan.
anônimo
28/10/2020 21h47
Porque tudo que é privatizado não tem como ter corrupção com o dinheiro do povo
anônimo
28/10/2020 18h12
Num sei, sou burro
anônimo
28/10/2020 17h54
Vc acha que o SUS deve ser privatizado?

Se sim, pq?
anônimo
05/04/2021 22h44
O SUS é uma merda assim como qualquer serviço estatal, tem que privatizar é tudo e acabar com o estado pq políticos não servem pra porra nenhuma a não ser roubar todo mundo via impostos e ficarem de boas comendo lagosta com dinheiro de impostos.
anônimo
06/04/2021 07h22
Por mim tanto faz, vou morrer se depender daquela porcaria mesmo