Eu me sinto uma criança perto de pessoas mais velhas, quero deixar de ser idiota.
Eu deveria ler algum livro? Aprender algo? Ver algum vídeo?
Como deixar de ser idiota e crescer, acrescentar mais no meu conhecimento?
Tenho 16 anos.

eles perguntam
4 2
elas respondem
anônima
02/11/2020 13h39
Ninguém é maduro com 16 anos. Aproveite! Essa é época de aproveitar toda a imaturidade possível e não sentir nenhuma culpa por isso.
02/11/2020 13h46
Mas não tem como você querer se comparar às pessoas mais velhas que você. Amadurecimento nós adquirimos com as experiências que vivenciamos. É um processo, e não é muito saudável você querer pular etapas.

Você tem 16 anos, então suas responsabilidades no momento estão mais concentradas nos estudos. Se quiser trabalhar no período em que você não está na escola, ótimo!

Mas o que eu aconselho:
- Ajude em casa, nas tarefas;
- Seja responsável com as suas coisas;
- Tenha bom senso na hora de tomar decisões;
- Seja educado;
- Procure pro conteúdos que tenham algo de positivo a ensinar.

;)
02/11/2020 13h38
Geralmente nós amadurecemos quando socializamos mais. Quanto mais diversificadas forem as pessoas com quem você conversar, melhor!
02/11/2020 13h40
Eu com 16 anos tava cheirando cola ainda
eles respondem
anônimo
02/11/2020 13h39
Nada vai te fazer crescer mais do que um trabalho, seja ele qual for. você vai aprender a respeitar horários, rotinas e processos, vai aprender uma profissão, vai ter algum superior de quem você vai poder tirar ensinamentos tanto profissionais quanto pessoais pela conduta. vai aprender sobre hierarquia e responsabilidade, além das consequências dos teus atos, sendo recompensado quando positivos e poder aprender com os erros quando mal executado. além de tudo isso, você vai ser reconhecido pelo teu esforço e recompensado com teu salário, que vai te fazer se sentir valorizado e te dar liberdade de andar com as próprias pernas.

Tudo isso, logicamente, vai depender de alguns fatores, como quem, quando, onde e o quê você vai fazer. Mas uma coisa te digo, quanto mais você se dedicar, maiores serão as chances de todas essas coisas que citei terem um retorno positivo.

Pra finalizar, deixo uma frase que tenho quase como lema para quando a gente olha o sucesso alheio como consequência apenas da sorte: "quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho".
02/11/2020 16h00
Você quer realmente ser uma pessoa madura ou passar uma imagem de ser uma pessoa madura?
Acho que ser maduro é uma coisa que se faz, e começa por coisas como aceitar responsabilidades que normalmente seriam dos outros, fazer as coisas que seu pai e sua mãe talvez façam para você, com certa margem para riscos e para erros com os quais você vai aprendendo. Isso também possibilitou sua percepção atual em relação à de quando era um bebê, por exemplo. Claro que existirão passos que são maiores do que aquilo que você pode dar.
Uma outra coisa importante é procurar não ser hipócrita ao adquirir essas responsabilidades, para parecer que está tendo resultados que você não está tendo.