eles respondem
Errado. Lógica furada nível 5ª série. O que você está me dizendo então é que por existirem pessoas que não acreditam que a terra é plana que ela é plana? Que por existirem pessoas que não acreditam em lobisomens que os lobisomens existem?
Tentou criar raciocínio elaborado demais e só falou bobagem. Muito melhor é parar de tentar impor sua crença e deixar que cada um acredite no que quiser. Você não é melhor e nem sabe mais do que ninguém.
Bom tô meio atrasado pra responder aqui mas vamos lá. Eu consigo apontar 2 lógicas pra rebater isso, acho que as duas ou uma delas pode refutar, alguém diga se estão corretas. 1º- o ateu ACREDITA que deus não exista. Ele não tem certeza disso, pois é fato que não há provas da existência como também não há provas da não existência (deus não pode ser objeto de estudo da ciência sendo assim não é ciência, mas ninguém afirmou que ele não exista). Isso rebate o seu trecho: "Mas, se os ateus estiverem certos e se Deus não existe de fato, então..." E a questão é que eles não estão certos como também não estão errados, o fato é que não se sabe. SE CASO fosse provada a não existência, então de fato o termo 'ateu' não faria mais sentido, pois o antigo ateu diria: "não é questão de acreditar que não existe, ele NÃO existe mesmo, então não tem mais essa de ser ateu".. Mas se um ateu dizer que DE FATO deus não existe, pergunte a ele onde está a prova, e se essa prova não seguir o método científico então não é ciência e sendo assim não tem muita validade, tem validade apenas pra ele ou outro(s) grupo(s) de pessoas, então ele ainda está ACREDITANDO que deus não exista, e não afirmando ou seguindo supostos fatos (de que deus não existe). 2º: Se TODO MUNDO fosse ateu, eu acho que não existiria este termo, pois qualquer um diria: "não tem essa de ateu, eu e todos os outros simplesmente não acreditamos". (na verdade acredito ser impossível todos serem ateus, já que o ateísta precisa do teísta pra existir). Então uma das minhas hipóteses é de que o termo ateísta só existe quando há o seu antônimo (no caso, TEÍSTA). Pra finalizar, o ateu não é dependente da existência de deus, ele é dependente da ideia da existência de deus (que a propósito ele nega, claro). Pois primeiro surgiu alguém dizendo: "deus existe", depois outro dizendo "não, deus não existe" então faz sentido o ateu ser dependente da ideia de um deus, e não dele em si como vc disse (já que ele não acredita em deus).
Certo e errado. Certo em parte ou errado em parte, tanto faz
Deus existe - O ateísmo é desnecessário, porém não é irrelevante. Já que com a existência de Deus, o ateísmo se torna uma fronta grave e direta ao criador e perfeito, ou seja, tem uma relevância, não é algo que se deva ignorar e sim combater
Deus não existe - o ateísmo se torna necessário a medida que as religiões ferirem a vida e direitos básicos das seguidores ou os de fora dela, e é relevante pelo mesmo motivo
....
Portanto, como Deus existe (o que é minha crença, por isso falo por mim), o ateísmo é desnecessário porém tem uma relevância, negativa, mas tem.
Por isso que rechacei as religiões ateístas e teístas, me converti para a religião agnóstica.
Porque religião é só pra gerar briga mesmo.
“Religiosamente espero sua mensagem. Não cometa esse pecado de não mandar.”
Cada um deve ter sua liberdade de escolher aquilo no que quer acreditar sem serem julgados.
Você fala como se o ateísmo fosse uma religião, mas é só uma descrença de divindades.
É como falar que crentes dependem da não existência pra nagar que Deus não existe pra que possam crer que existe. Ou dizer que pra ser monoteísta é preciso que vários deuses existam. Por exemplo...
Mas, se os monoteístas estiverem certos e se Deus for o único Deus existente, então...
O monoteísmo não teria razão para existir, e nem os monoteístas.
Eu acho q o ateísmo existe para lutar contra quem acredita em Deus. É como se fosse, “Deus existe pq existem pessoas que adoram Ele” e não somente o Deus não existe.
Se fosse só o fato de dizer isso, realmente o ateísmo não faria sentido.
Caralho mó preguiça de ler, o negócio é eu não consigo acreditar, nunca acreditei. O jeito que você chamar não me importa kkk
Pelo menos não é outra pergunta defendendo a putinha lá que inventou que foi estuprada e se FUDEU.
Participei de várias Palestras de Leandro Karnal para sanar essas dúvidas e compreender melhor o ateísmo
Discordo pela filosofa e entendimento do tema
Olha, não sou ateu, mas pelo que eu sei pesquisando, os ateus acreditam que Deus existe apenas como uma idéia, uma criação da mente humana, e o ateísmo busca combater essa idéia (que é predominante), mas olhando numa concepção atéia, não só o ateísmo, mas tudo em si não passa de algo sem sentido já que todo mundo vai morrer e se resume a isso, independente se vc foi uma boa pessoa ou não, vai ter o mesmo fim, a morte.
Cada um que acredite no que lhe convenha, qualquer crença que seu seguidor tenha necessidade de converter outras pessoas não é confiável.