Eu so quero falar que o espiritismo não é religião é falsa ciência e eu limpo meu cu com os livros do kardec.

Boa noite. Tenho que dormir.

E sim as religiões especialmente as de linha abraãmica operam pelo medo, o TEMOR que segudo o provérbio é o início da SABEDORIA é uma espécie de medo reverencial.

" Aproxime-se de Deus com temor e tremor "
votei em Vou justificar
anônimo
08/11/2020 03h17
Crente é aquele que crê! Seja lá no que for! E sim a religião controla as pessoas por medo! Não é atoa q muitas igrejas falam, falam, falam e falam e os fiéis nem pra pegar a bíblia para ler e questionar se está correto o que estao passando para elas! Ficam lá alienados concordando e ainda aceitando os sermões! Eu já questiono logo!
Na bíblia fala claramente q ninguém vem ao pai se nao por Jesus! Eu sou a luz o caminho e a vida! Então pq rezar para Santos? Sendo q na bíblia está escrito para nao adorar imagem? Entre outras coisas q não vou me aprofundar aqui pq já chega a galera q adora criticar sem ter provas concretas em basando-se no achismo!
votei em Vou justificar
08/11/2020 18h05
Mas isso porque a vida mesma é terrível.
votei em Sim
08/11/2020 17h35
Desde que o amor e o medo dificilmente podem coexistir, se escolhêssemos, é mais seguro ser temido do que amado - Maquiavel.

O medo é uma das melhores ferramenta de controle. E não se limita à religião. Criança tem medo de surra, aluno tem medo de ir pra diretoria (ou tinha na minha época), adolescente tem medo de ser impopular no insta, soldado tem medo do general, trabalhador tem medo de demissão, crente tem medo de inferno, brasileiro com medo de comunista...

Medo de fracassar, de não ter diploma, de não arrumar uma família, de não ser bonito o suficiente. O mundo funciona à base de gente medrosa.
anônimo
08/11/2020 17h25
Sim, eu acredito que sim, digo isso por experiência anedótica, usam o inferno ou qualquer coisa desse tipo para trazer as pessoas as igrejas, não usam de argumentos e raciocínios (pouquíssimos udam de fato), quem usava esse método era a igreja católica nas eras antigas.
votei em Vou justificar
08/11/2020 14h27
O fato é que as pessoas só respeitam aquilo que temem.

Se for pensar assim, por que existem leis dos homens? Não seria mais fácil anular a constituição, as leis e deixar que todos nós aprendamos naturalmente?

Sem regras não há liberdade, como tudo na vida.

Outra questão é, por que uma pessoa vai seguir a Bíblia por medo? Sendo que ela nem sabe se aquilo que está escrito é verdade ou não, sendo apenas um livro com a revelação dos profetas?

Se a pessoa crer que aquilo é verdade, então não tem porque temer, e se ela não crer, por que vai temer?
08/11/2020 14h41
Andou lendo mais esperto que o diabo?
Kkkk

Eu acredito...
Sou católico, mas baseio minha fé em Deus, não no que diz a sociedade católica...
anônimo
08/11/2020 09h46
Controla pela burrice mesmo.
anônimo
08/11/2020 14h39
Eu acredito em Deus e sigo a religião não por medo mas sim por uma escolha afinal tms o livre arbítrio. Se uma pessoa se deixar levar por fanatismos e imposições através do medo, isso não o fará ser um crente e sim um manipulado.
votei em Não
08/11/2020 17h25
Eu curto crente bolsonarista-trumpista, VOU POVOAR SEUS PESADELOS COM MEU PENIS GIGANTE VERMELHO COMUNISTA EM FORMA DE FOICE E MARTELO MUAHHHHHHHHHH
votei em Não
anônimo
08/11/2020 03h34
Você tem medo do quê?
08/11/2020 18h01
A religião que controla pelo medo não é religião. A verdade religião é uma ligação de intimidade com o Criador - a revelação de verdades escondidas atrás do véu da realidade comum.
votei em Não
anônimo
08/11/2020 03h17
Religião não é um ponto forte em mim, mas ao meu ver não controlam pelo o medo.
votei em Não
anônimo
08/11/2020 18h06
Tenho medo de Deus sim, e na verdade esse é o certo.
elas respondem
anônima
08/11/2020 03h16
Cresci dentro da igreja católica,visitei algumas igrejas evangélica, já fui ao terreiro de umbanda e um tempo atrás tinha me despertado a curiosidade sobre a doutrina espírita. E hoje em dia não vou a religião nenhuma, porém minha fé permanece intacta. Nessas religiões rola muita hipócrisia principalmente na evangélica
anônima
08/11/2020 03h15
Eu sou batizada na igreja católica, fui na missa de quinta. Mas sou muito interessada na doutrina espirita.
anônima
08/11/2020 15h49
Sua mente controla o seu medo. O que vc alimenta ela será o resultado.
08/11/2020 16h06
Nasci e cresci na igreja católica e não acho que a religião controla pelo medo.
Creio e procuro a Deus por amor e respeito unicamente, e não há nada que A ou B falem ou façam que me fará mudar de ideia.
Até porque o que salva é a fé e as obras e não a religião em sim.
Hoje muitas pessoas são desesperançosas, racorosas, sem vida e respeito a nada porque perderam a fé.
Acreditam até numa pedra, mas não acreditam que Deus criou o homem, o mundo e tudo o que nele habita.
votei em Não
08/11/2020 17h22
Sim, mas é importante separar "religião" (com interferência humana) e "Jesus" (já que direcionou a pergunta para os crentes - cristãos, até onde entendi). Algumas denominações usam mais uma linguagem que pode dar medo, na tentativa de induzir as pessoas a fazer x ou y. Mas Jesus não, porque a própria Bíblia diz que "o amor perfeito (de Deus) lança fora o medo", ou seja, Deus não coloca medo em ninguém. Ele nos orienta nas melhores decisões, a pessoa decide se obedece ou não, e quando pode se arrepender, pedir perdão e buscar mudar. Deus não dá medo.
votei em Sim
anônima
08/11/2020 03h26
Me segurando para não comentar as opiniões
votei em Não
anônima
08/11/2020 14h29
Sim, é isso e sempre sera assim infelizmente a algumas serao piores q as outras.
Acredito apenas q os nossos corpos irao se decompor.
votei em Sim
08/11/2020 17h24
Sim e não. Se a pessoa só vai na igreja e escuta o que o pastor tem a dizer, mas não faz o mínimo de esforço pra abrir a bíblia e estudar, sim. Agora, se a pessoa realmente conhece a palavra de Deus, o amor de Deus, pode ter certeza que não.
votei em Vou justificar