Dentro do colégio, dos próprios professores?

eles perguntam
8 16
elas respondem
anônima
09/11/2020 19h25
Existe a ideia equivocada de que só é doutrinação quando tem viés de esquerda. Não é verdade. Vou colar aqui o comentário que fiz na resposta do meu discípulo Kame e acrescentar alguns outros pontos.

Todos nós somos doutrinados e, em geral, pela ideologia da classe dominante. Só que a ideologia da classe dominante possui essa característica de não parecer ideologia. Apresenta-se, intencionalmente, para nós como neutra.

Mas o fato é que não existe neutralidade na Educação. Uma das funções que ela desempenha é, justamente, a de fazer com que os indivíduos se conformem à sociedade em que vivem, a ponto de internalizarem as suas regras e transformá-las em hábitos. E quem disse isso foi Durkheim, não eu. Somos doutrinados pela ideologia dominante sem nos darmos conta disso. Se nos déssemos conta, haveria uma resistência maior.

Sob o Capitalismo, a doutrinação marxista está longe de ser hegemônica. Só fui ter contato aprofundado com as obras de Marx e Engels quando ingressei na universidade.
09/11/2020 17h04
Não. Mas foi só chegar na federal.
09/11/2020 20h00
Esses dias uma colega me mandou uma foto, essa aqui:

Elas disse que um dos professores usou essa foto como exemplo de materias reciclados numa aula de ensino fundamental 01.
Os pais ficaram furiosos, pediram a cabeça da professora.

O que eu acho. A escola teoricamente junta pessoas diferentes. Por isso, teoricamente deveria apenas fornecer senso crítico, respeito ao próximo e ideias gerais de direitos humanos.

Concordo com a @maripacheco, acabamos repassando a ideologia vigente sem perceber.

Porém hoje, a polarização do discurso está tomando proporções para além do normal, inflando as pessoas, alçando a categoria de inimigos pessoas que simplesmente pensam diferente. E nesse campo, a escola deveria passar longe.

Antes que perguntem, achei a reciclagem bem interessante. Eu faria o mesmo.
anônima
09/11/2020 16h42
É engraçado que no meu colégio tinham professores muito de direita que também "militavam" kkkkk
anônima
10/11/2020 02h30
No fundamental tinha alguns esquerdistas mas não havia muita doutrinação. No ensino médio era dividido,tinha um professora de matemática muito chata nazista e outro professor de geografia chatissimo esquerdista maconheiro...a gente só queria a aula normal e recebia essa falação política
anônima
09/11/2020 20h51
Não via mas hoje vejo totalmente
Não eh doutrinação mas alienação
Isso vem de mentes muito maldosas e vem de tempos muito longínquos
Não só na escola como religião mídia saúde etc.
Ja ouviu falar em despertar?
anônima
09/11/2020 19h54
Parei de estudar no fundamental 2.
anônima
09/11/2020 19h47
Até que não
eles respondem
09/11/2020 16h46
Sim, nos idolatrávamos o Lula e Fidel e éramos obrigado a cantar o hino da União Soviética.
09/11/2020 16h56
Sim, e até hoje sou doutrinado. @maripacheco que o diga.
anônimo
09/11/2020 16h40
De alguns... Já até discutir com professor na época que eu defendia bolsonaro. Mas daí acordei pra vida e percebi que político não vale nada.
09/11/2020 16h45
Claro, como você acha que me tornei o esquerdopata feministo que sou hoje?
anônimo
09/11/2020 16h59
Nas escolas o que mais tem é professor de história, sociologia, geografia e filosofia esquerdistas. Não sabem ser imparciais nem a pau. Usam exemplos a rodo.
09/11/2020 16h46
as vezes nas aulas de historia, sociologia e etc
anônimo
09/11/2020 20h04
Tinha por parte da professora de história, uma doente que defendia o comunismo como a melhor coisa do mundo e hoje faz post sem saber o que é fascismo. Mas hoje vejo que é muito mais fácil manipular as pessoas, basta ver as respostas aqui, principalmente das mulheres,
anônimo
10/11/2020 02h06
dos professores não, mas eu tinha um livro de história do Mário Schmidt que era pura doutrinação.

depois dá um Google e pesquise sobre ele q vc vai entender do q estou falando e pq os livros dele foi proibido nas escolas públicas
anônimo
10/11/2020 00h52
Um pouco kkkkk
anônimo
10/11/2020 07h48
Nunca vi isso. Os professores tem suas convicções e isto é notório. Mas nunca nenhum tentou impor nenhuma doutrinação.
A galerinha cidadã de bem que inventou esse negócio. Muitos deles, péssimos alunos que receberam um tipo de doutrinação em sites e canais de direita debilóide.
anônimo
09/11/2020 20h54
Sim, tudo comunista mal pago
09/11/2020 20h40
De leve, mas existia.
anônimo
09/11/2020 20h36
Sim
09/11/2020 19h53
Sim, só tinha conservador e evangélico.
anônimo
09/11/2020 16h42
Não.