Não quero nem saber de console mais, meu foco é comprar um computador já que posso trocar as peças quando elas estiverem ficando muito desatualizadas.
Sem contar que alguns exclusivos da "Estação de jogos" e "X caixa" também são lançados para computador, então vou poder aproveitar o melhor dos 2 lados.
Se você for rico e tiver muito dinheiro disponível para torrar todo ano, PC, se não, o console mesmo...
Vocês fazem essas comparações mas esquecem que um PC foda que supere a nova geração de console vai sair tendo custo infinitamente maior a curto e a longo prazo.
Não só pelo fato de que um PC de última geração mais avançado hoje sairia por mais de 6-7 mil reais, mas também vale lembrar que os games estão cada vez mais avançados e exigindo mais capacitação. Então é bem provável que mesmo você comprando um PC foda hoje a cada pelo menos uns dois anos você vai ter que gastar com placa de vídeo e hardwares, se quiser continuar rodando as novas gerações de forma limpa e de performance máxima. O console você tem um gasto grande a curto prazo, mas a longo prazo dura pelo menos uns 7 anos direto rodando tranquilamente a nova geração e sem mais custos altos.
Vou dar o meu exemplo: em 2013 montei um PC foda turbinado em que eu conseguia rodar a nova geração da época tranquilamente,rodava jogos como GTA V, BF4 tranquilamente, porém depois de dois anos em 2015 ele já estava "ultrapassado" pelos jogos de nova geração,exigindo uma placa de vídeo mais moderna e de maior FPS . Já meu PS4 comprei em 2014 e ficou vivo aí até hoje em 2020 rodando toda nova geração tranquilamente.
Resumo: dependendo do PC é sim superior a um console de nova geração, mas é fato que ele perde o desempenho muito rápido e você vai ter infinitos custos e muita queimação de dinheiro. O Console vai te acompanhar por anos e seu custo vai ser infinitamente mais baixo.
Apesar de ter um PC e um note capaz de jogar qualquer coisa, prefiro consoles. Já associei computador a trabalho e não consigo jogar nada além de Civ 6 nele.