Situação absurda. Imagina se fosse aqui em São Paulo? As autoridades já teriam movido céus e terra para resolver. Li, hoje, uma notícia sobre um adolescente de 13 anos que foi atingido por uma bala de borracha no olho enquanto protestava contra o apagão. Porque, no neoliberalismo, você pode ficar sem comida, sem luz e sem água, mas não pode se manifestar. Precisa sofrer calado. O Estado é mínimo no momento de apresentar uma solução para o caos, mas é sempre máximo no momento de oprimir os mais vulneráveis.
O governo federal já pronunciou? E nem vem falar em federalismo por que até na América o govenro federal tomaria alguma providência em uma situação dessas um povo abandonado a propria sorte.
Há um vídeo com detalhado pronunciamento sobre isso.
Quem está comprando a infraestrutura do Brasil por meio de massivos empréstimos em acordos com governadores e prefeitos? A origem do maquinário que gerava energia no Amapá era de um país do outro lado do mundo cuja empresa não estava fazendo manutenção. Algumas medidas já foram tomadas para reverter isso.
Há recentemente até um plano do ministério da infraestrutura antes mesmo de esse desastre ocorrer para construir uma ponte sobre o rio Jari, sendo talvez a primeira comunicação terrestre no estado do Amapá, evitando situações como essa.