Eu tenho 200 mil pra investir em um imóvel e um carro. Tem dois condomínios um do lado do Outro, ambos com uma boa estrutura só que 1 que custa 130 mil é 2 quartos, banheiro social, cozinha corredor e sem varanda e não tem piscina.

O outro custa 160, tem 2 quartos sendo um com suite, varanda, piscina (Pequena por sinal) O defeito desse é a cozinha que é quadrada e eu acho muito ruim pq não dá pra dividir a área se serviço da cozinha, outra coisa é a varanda que são viradas de frente uma pra outra.

Ambos apartamentos possuí elevador (o que é bom) e são condôminos "club" com mais de 400 apartamentos cada, o que torna o Condomínio barato.

O de 130 sobraria uma grana pra eu reformar ele inteiro e eu conseguiria comprar um carrinho melhor de uns 40 K, já o de 160 eu não conseguiria reformar ele por enquanto e o carro teria que ser na faixa dos 25/30 K.

Suíte, varanda e piscina ou o basicão?

planta do apto com suíte:

eles perguntam
2 3
elas respondem
Juh
11/11/2020 17h39
Eu pegaria o mais caro.
Simplesmente pq é sua casa.
Se vc pensar a longo prazo, vai pegar oq te satisfaz melhor.
Eu ja veria o quarto com suite como vantagem kkkkkkkkkk
anônima
11/11/2020 17h39
O apartamento que tem suite e piscina no condominio..Coloca uma maquina que lava e seca na cozinha.
eles respondem
anônimo
11/11/2020 17h42
Não sei que cidade que é, imagino que seja interior pelos preços baixos. Pensando que nao é seu imóvel definitivo, contrataria um arquiteto pra resolver o problema da cozinha e ficaria com o mais caro. Vender apto sem nenhum tipo de benfeitoria no condomínio é bem mais difícil.

Jamais compraria.
anônimo
11/11/2020 17h49
Alugar tá fora de cogitação?
anônimo
11/11/2020 18h25
Primeiro, desses 200 separe 10 para custas cartorárias do apto, transferência do carro e afins. É provável que você gaste menos, especialmente se for seu primeiro imóvel, mas por via das dúvidas melhor ser seguro.
Segundo, os apartamentos.
Com 400 apartamentos, EU não contaria muito com a piscina, eu morei em um condomínio com 100 aptos e já achava a coisa meio zoada, imagina 400. Mas é uma visão minha, você pode pensar diferente.
Quanto aos aptos em si, são 30k a mais por uma suíte. Uma suíte torna a vida bem prática e valoriza o imóvel, mas não sei se essa diferença está justa.
Pondere ainda por quanto tempo você pretende morar nesse apto e qual teria mais saída depois, seja para venda ou aluguel, caso resolva se mudar.
Terceiro, lembre que carro mais caro implica em seguro mais caro, assim como IPVA e taxas mais caras.

O que EU faria (mas veja bem, eu sou alguém um pouco mais propenso ao risco): pra pagar 160 nesse melhor, eu preferiria investir um pouco mais em um imóvel mais diferenciado, tipo esse https://bit.ly/3eXpg6g (obs. Não sei se a localização é boa, não conheço a cidade, só peguei algo próximo do que vc mostrou, é só um exemplo) financiado, dando 150 de entrada e pegando uma parcela na casa dos 300 e pouco que diminui mês a mês, gastaria de 25 a 30 no carro e o que sobrasse na reforma do apê, se fosse necessário, se não fosse, já usava pra amortizar o financiamento junto com o que você tiver de FGTS logo no primeiro mês e diminuir a dívida. Nos próximos anos, focaria meus esforços em quitar o financiamento e, se a coisa apertasse, alugaria ele na casa dos mil e pouco, ele pagaria a própria parcela e ainda me daria um troco.
Mas esse sou eu, rs.