Vc vê ele como um fraco vitimista por não se virar com sei la o quê e virar autônomo para ter algum dinheiro, ao invés de continuar entregando currículos?
Sei como tá difícil arranjar emprego, cara, eu sinto a tua dor. Não o vejo como um fraco vitimista, zero à esquerda ou UM ATOA, só acho que não deveria desistir de tentar.
E como a Chan falou: desinteressante é se acomodar.
Sei que é difícil lidar com tanta frustração. A confiança fica cada vez mais abalada e pode levar até a depressão, que é um estado de animo que impede a pessoa até de tentar algo. Algumas pessoas que são classificadas como "acomodadas" na verdade podem estar enfrentando uma depressão severa. Nesse caso é necessário procurar ajuda médica (psicologo).
Mas não desista, continue lutando que um dia você consegue! Se sempre da errado, talvez seja a hora de mudar de percurso. Fazer algo diferente que voce nunca fez. Sabe aquele ditado: Se voce seguir sempre pelo mesmo caminho irá sempre para o mesmo destino? Pois então.
Uma coisa que eu tenho reparado é que o setor de serviços esta crescendo bastante e nunca tem recessão. Tem muita demanda e pouca oferta de profissionais. Que voce acha de fazer cursos para aprender a colocar piso, pintar, fazer a parte elétrica, etc? Tem muitos por ai, alguns gratuitos. Te garanto que trabalho não vai te faltar.
Você é muito jovem, nunca desista, só fica chato quando a pessoa fica comentando sobre isso o tempo todo, se auto colocando para baixo. Boa sorte. As vezes é melhor guardar para si os pensamentos.