A democracia só funcionaria se o direito a voto fosse estendido somente aqueles que demonstrassem o minimo de competência nas áreas de filosofia, filosofia politica e sociologia. Às pessoas que não tivessem o minimo de conhecimento nessas área (quase todos os brasileiros) não deveria ser permitido votar.
Não interessa se a maioria é formada por babuínos pré histórico, a democracia deve levar em consideração a opinião da maioria, independente da sua opinião, se é boa ou ruim.
No jogo democrático é assim, mas se você acha que a maioria deve obedecer uma minoria autocrata apenas porque é tido como "mais inteligente", dai fodeu.
O problema é que todas as outras tentativas foram piores. A democracia com pesos e contrapesos no poder é a melhor experiência humana no sentido de enfrentar a barbárie, por mais idiota e hipócrita que ela seja, e nisso eu concordo inteiramente com a tua visão.
A maioria é mal informada e não tem uma boa formação escolar, e muitos que tem um nível de educação melhor, acreditam em mentiras que circulam por aí porque não tem a capacidade de questionar e buscar a verdade. Para muitos políticos é melhor que continue assim, pois é mais fácil manipular o povo e impor suas "verdades".