eles respondem
Complicada a situação, bem no limite mesmo. Tem margem pra legítima defesa e margem pra uso desproporcional de força e homicídio.
Eu julgaria como homicídio porque o cara é da polícia, isso exige mais frieza e profissionalismo em uma situação de conflito do que uma pessoa comum. Se fosse um cara qualquer sento atacado daquele jeito, tendo que decidir em meio segundo. eu talvez tendesse a aceitar a tese de legítima defesa.
Agora, tu sair de casa pra trabalhar e terminar morto por uma merda de discussão de trânsito é muito deprimente. Dois metido a machão que ninguém segura dá nisso aí.
É uso de força desproporcional. Cadeia para o PM despreparado.
Os dois estavam totalmente errados
Artigo 121, parágrafo segundo, inciso II. Homicídio qualificado por motivo fútil.
Se o policial tivesse atirado enquanto o cara vinha agredir ele, seria legítima defesa (no primeiro tiro, especialmente). Não foi o caso. O cara estava no chão. E ainda foram dois tiros. Fica explícito o dolo de matar. Além disso, observando-se as características de quem atirou, observa -se que ele é policial. Espera-se um controle emocional muito maior de quem é policial do que um cidadão comum.
Isso lembra um debate saudável que tive com a
@Felizamente . O que acha, flor?
Legítima defesa, olha a distância que o cara tava e a velocidade que ele veio. Não tem como prever onde um soco ou chute vai acertar ou se a outra pessoa está armada ou não.
"Ah mas atira pra não matar", não é fácil vc acertar o lugar que vc quer não, ainda mais com uma puta carga de adrenalina ali na hora, vida real é diferente dos filmes.
Se tem arma, é para usar.
Primeiro o cara corre em direção ao policial, e o policial mais burro ainda atira no cara.
Tudo isso por causa de uma porcaria de discussão de trânsito.
PM despreparado não soube lidar com a situação, eu julgaria como homicídio, pm não precisava ter atirado e ainda deu dois tiros.
Isso também levanta a questão de preparo dado na polícia, e a saúde mental dos policiais, os caras vivem pilhado.
Legítima defesa pura e simples, o cara partiu pra cima do policial e o policial utilizou moderadamente (atirou até o cara cair) dos meios disponíveis (Arma de fogo) para repelir injusta agressão atual ou iminente (O motorista correndo na direção dele). Ou seja, deu dois tiros nele pra cessar a agressão. Padrão.