A classe média e alta, cria seus filhos numa bolha, bem distante da realidade da classe pobre.
Isso pode criar 2 povos com aspirações distintas no futuro?
Ou na fase adulta, seja no trabalho, vida social ou acadêmica, se resolve?

eles perguntam
3 10
elas respondem
23/11/2020 11h33
Claro.
Eu sou pobre, convivo com os pobres e posso dizer uma coisa: gnt pobre n tem ambição, nem perspectiva alguma (há exceções).
Eu convivo com os pobres pq sou uma e sou obrigada, sabe...mas se dependesse de mim, eu n conviveria.

Pessoas essas q só sabem desmotivar vc, fofocar sobre vc ou dizer "ai,vc sonha alto demais". Cansei,viu.
anônima
23/11/2020 11h17
Pra responder essa pergunta eu teria que fazer um estudo de caso com adultos que foram criados assim.
anônima
26/11/2020 12h48
que pergunta bosta
eles respondem
anônimo
23/11/2020 11h28
Classe média não busca isolar a si própria e a seus filhos das outras classes. A classe média busca, nessas ilhas da fantasia (é assim que eu chamo o condomínio onde moro), um pouco de segurança e sossego.

Chamo de ilha da fantasia porque é uma pequena fração do tempo e das nossas vidas que passamos sob essa égide, no entanto ao sair pars trabalhar, ir ao mercado, banco, etc., estamos todos sujeitos aos mesmos riscos. É como usar carro blindado para disparos de pistola onde todo crime é cometido com fuzil. Esse é o Rio de Janeiro!

Quanto à escola particular, está muito mais associado à qualidade de ensino praticada hoje que propriamente como instrumento de segregação social.

A aspiração social está relacionada ao desejo, se o emprego desse desejo se transformar em uma motivação positiva para buscar e conseguir algo melhor para si, ótimo! O problema é o ressentimento dos que não conseguem se transformar em tensão social, que é o que vemos hoje.

Quanto às diferencas de comportamento, ao contrário, não vejo os jovens que cresceram hoje em condomínios com um comportamento que se oossa dizer anormal, o condomínio permite maior interação social apesar de circunscrito à classe social a que pertence.
anônimo
23/11/2020 11h23
Eles são completamente alheios a os problemas do Brasil e so respondem a apelos de lei e ordem. Não é atoa que entre eles houve um voto mais homogêneo no Bolsonaro, a classe média é o estorvo da sociedade brasileirei não é de hoje são de uma insensibilidade patologia, eles discutem é nem lutam por serviços publicos de qualidade eles so se isolam e desprezam o Brasil como uma eleite que eles não são.
anônimo
26/11/2020 12h52
Moro em sítio e estudei até o jardim 2 na zona rural sou mais educado do que esses plays safados
anônimo
26/11/2020 12h31
Oi, Meu nome é Marcos Cavalcanti. Engenheiro. Sou classe média, apesar de me achar rico. E realmente defendo que eu e minha família não procuramos nos afastar, nos diferenciar da classe mais pobre.

Mas, no meu condomínio, trabalhador não pode ir no meu elevador. Têm o elevador de serviço para o carinha do Ifood, para o pintor, para minha empregada doméstica. Claro, se for o médico que vai me atender em casa com seu jaleco, aí, ele vai no meu elevador social. Que absurdo um médico ter que subir junto com a empregada doméstica.

Ah, a minha empregada doméstica. Bom lembrar de Neusa, de Maria. Trato ela super bem. No meu apartamento que estou pagando de forma financiada, tem até o quartinho dela. O quarto da empregada. O banheiro da empregada. Porque sim. A classe média não procura se afastar da classe pobre, mas ela tem que ter lá o quartinho separado. O banheiro separado. Que absurdo ela usar o banheiro do patrão. Da patroa. Ainda bem que as construtoras fazem essa diferenciação.

Procuro atendimento exclusivo. Meu cartão de banco tem que ser separado, quero camarote com pulseirinhas para não me juntar com o povão. Já basta que o aeroporto ficou parecendo uma rodoviária. Ainda bem que agora melhorou e a empregada doméstica não vai mais para a Disney.

Ah, banco. Até me lembrei de quando fui barrado na porta giratória do meu banco. Veio um segurançazinho de quinta querer ainda falar comigo. Não deixei barato. Falei logo "sabe com quem está falando?". Foi um absurdo. Eu sou engenheiro. Formado. Muito melhor do que ele.
anônimo
26/11/2020 12h45
Eu acho q isso favorece a desigualdade e não acho q na vida adulta o problema se resolva. É uma pena que ricos estejam tão distantes da realidade dos pobres e vice-versa. O ideal seria não existir escola privada ou condomínio fechado por ninguém sentir necessidade dessas coisas.
23/11/2020 12h55
Sim, provavelmente no futuro teremos pessoas mais individualistas e que nunca sofreram das dificuldades reais da vida, ao seja, mimados em uma bolha socieconômica que nunca passaram fome, por exemplo.
Se fosse pra simplificar, diria que a próxima geração vai ter quase que majoritariamente as mãos macias e leves.
anônimo
23/11/2020 12h16
Nao
23/11/2020 13h12
Vou pesquisar aqui
23/11/2020 19h02
Você tá resumindo centenas de fatores a apenas dois. Aspirações vem de variados lugares !!
23/11/2020 19h00
Prefiro assim. É bom que ficam de briga na internet e na vida real.