elas respondem
Senta, que lá vem história. Primeiro: não há isso de ''a esquerda''. O que existem, na verdade, são ''as esquerdas'', no plural. O campo de esquerda divide-se em centro-esquerda (ou esquerda moderada), esquerda radical e extrema-esquerda.
A centro-esquerda é aquela que não se opõe ao sistema capitalista. Tenta conquistar um direito aqui, uma reformazinha ali, mas sempre dentro da institucionalidade. Sempre respeitando a Democracia Liberal Burguesa. Até admite que o sistema tem sérios problemas, e que esses problemas devem ser solucionados pelo Estado, só que a maneira que encontra de solucionar esses problemas é por meio de conciliação de classes: faz alianças com a classe dominante, na expectativa (ingênua) de que essa classe abra espaço para melhorias nas condições de vida da classe trabalhadora.
Só tem uma questão aí: o que a galera da centro-esquerda, como Lula, Ciro e Manu D'Ávila, esquece é que não existe conciliação verdadeira quando os interesses são completamente antagônicos. Os burgueses permitem melhorias na vida dos trabalhadores somente enquanto existirem altos ganhos para eles também. Ao primeiro sinal de crise (e as crises no Capitalismo sempre vão existir, porque são cíclicas), retiram todos os direitos que nos foram concedidos em tempos de vacas gordas e substituem a conciliação de classe pelo enfrentamento de classe. Em outras palavras, quando o bolo diminui, a burguesia faz de tudo para garantir que suas fatias não diminuam também. E para que as suas fatias não diminuam, optam por reduzir as fatias da classe trabalhadora.
A esquerda radical, da qual eu faço parte, sabe bem disso. Nós defendemos um programa que aja na raiz dos problemas. Enquanto a esquerda moderada jura que vai resolver os problemas se aliando à burguesia, a gente entende que o problema é justamente a existência da burguesia.
Continua nos comentários.
Pergunta pro
@Curioooso. É só nisso que ele sabe falar, entende bem do assunto.
Que todos tenham as mesmas oportunidades, principalmente.
Mas penso que se cada pessoa tivesse consciência de classe, essa era uma pergunta que não precisaria ser feita, porque pobre posando de burguês é uó.
Já já a maravilhosa Mari traz um resposta mais detalhada, embora de nada adianta.
Existem várias esquerdas e várias fases da esquerda.
A principio a esq defende uma economia heterodoxa com interversão estatal. Na visão da esq essa é a melhor forma de defender os trabalhadores e diminuir a desigualdade social.
Os movimentos sociais se uniram a esq com o tempo, nem sempre foi assim. Aliás, o movimento negro já esteve do lado oposto à esq. Mesmo dentro dos movimentos sociais existem correntes diversas. Existem feministas liberais,feministas marxistas e marxistas que odeiam o feminismo
Educação para o povo, especialmente para as pessoas de direita, eles são muito ignorantes coitados.
Aborto, legalização da maconha e comunismo
Oxi isso vai dar uma treta... ... ...
eles respondem
Você postou porque quer treta ou porque tem dúvidas mesmo?
Basicamente a esquerda defende igualdade social
Defende o direito de militar na Internet;
Direito de se vitimizar;
De desviar dinheiro público sem ser julgado;
De desrespeitar e ser respeitado;
De criticar tudo e não ser criticado;
De vagabundear e ser sustentado;
De oprimir sem ser oprimido;
E principalmente dar o cu e continuar sendo hétero...
O que os esquerdas defendem:
radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada.
Falar absurdos e receber muitos likes mesmo assim.
Desde que não mexa no dinheiro e nos privilégios dela, o resto tem que ser dividido com os pobres hahaha
Odeio discutir política quando cada lado está preso em sua bolha e se cegam por isso.
Socialismo e igualdade de direitos
Observando eles se embrulhando tentando explicar.
Se você que crítica a esquerda da Venezuela, China, Coreia do Norte mas chupa a pica da direita que e tão ruim quanto como o Oriente médio que é uma merda com extremismo, pobreza, exclusão das mulheres dentro de uma sociedade.. parabéns você é um alienado.
Flw
Qualquer pessoa que defenda a existência do estado é autoritário, seja o sujeito de esquerda ou direita, essas pessoas querem moldar a sociedade ao seu gosto nem que pra isso a agressão estatal tenha que ser usada. Ou seja, esquerdistas e direitistas são tudo bostas do msm cu.
Defende o trabalho e o trabalhador contra os abusos do capital.
Tudo que é moralmente errado e contra os velhos costumes cristãos/católicos e familiares.
Defende os partidos e os políticos... Eles vêm com um monte de historinha, mas se amanhã o partido mudar o propósito, eles mudam também... Simples assim...
Tipo bolsominion... Só que o bolsominion puxa o saco só de um político...
Resumidamente,uma pessoa de esquerda vai querer igualdade.Todos as vertentes atuais,feminismo,lgbt,movimento negro,se baseam em igualdade.
Mas claro,os métodos são bem dúvidosos.
Era pra ser igualdade de direitos.
Mas na realidade são usados por políticos como arma e massa de manobra.
Exemplo?
MST.
Até acho tranquilo invadir terras de grileiros, terras roubadas de famílias por meio de ameaça de morte partida de fazendeiros.
Mas invadir propriedades herdadas de pessoas cuja as gerações anteriores trabalharam para comprar? Eu mesmo já ouvi da boca de uma integrante que eles invadiam e depois que conseguiam os papéis, vendiam para o fazendeiro (em sua maioria políticos), e seguiam para ocupar outro lugar.
Tinha que ter mais fiscalização, e proibir a venda da terra por pelo menos 2 gerações, assim acabava esse golpe maldito.
Ela tinha 30 hectares que ganhou do INCRA.
Cara 30 hectares da quase 2milhoes de reais levando em consideração a média que é vendidas as terras por aqui.
Entende agora como tem gente do MST andando de Hilux, com várias casas pra alugar na cidade?
Abortismo, comunismo e globalismo
Cadeiras escolares para canhotos.
o problema é a maneira de fazer
Tudo do lado esquerdo,são canhotas.