Olá, bom.. tenho 17 anos e minha vida parou nessa pandemia,desde os 13 tenho que ficar em casa cuidando da minha irmã mais nova para os meus pais trabalharem , até não pude fazer um curso simples fora de casa tipo Senac, Senai queria tanto,mas sempre que aparece oportunidade os meus pais já pensam em quem vai cuidar da minha irmã.. então n se empolgam tanto,e fico nessa zona de conforto e quero sair dela :'(

Terminei uma relação de 1 ano e 7 meses a 6 meses e isso contribuiu para eu simplesmente desistir de mim,já me recuperei,e me decai novamente várias vezes, não tenho muita liberdade nem amigos e muito menos dinheiro pra fazer algo somente pra mim (digo em questão de começar academia por exemplo,n posso).

elas perguntam
5 3
eles respondem
anônimo
27/11/2020 13h50
Sobre o curso, eu acho que vc não está em condições no momento, sobre o relacionamento, vc terminou recentemente? Pq se sim, então é normal
anônimo
27/11/2020 14h05
eu to na mesma situacao, demotivado, sem altoestima, engordei e fodido
anônimo
27/11/2020 14h08
Você vai crescer naturalmente, viva cada idade com intensidade e sem pressa.
anônimo
27/11/2020 14h17
Sua irmã tem quantos anos? Sinceramente as vezes você precisa ser um pouco egoísta, quer dizer, você precisa pensar em você e depois nas demais pessoas.
Você não pode abrir mão de viver pra cuidar de alguém, você precisa ser mais decisivo, falar eu vou fazer e ponto final.

Em relação ao seu término, não tenho uma resposta concreta, bom, não é fim do mundo, sei que término nem sempre é fácil, mas a vida segue e você tem a oportunidade de conhecer pessoas novas.
27/11/2020 16h04
Também não sei.
elas respondem
anônima
27/11/2020 14h07
Vai ir dando os passos para a vida adulta naturalmente. Sobre a sua irmã, conversa com os seus pais e diga que eles não tem apenas uma filha e sim duas. Você tem direito de aproveitar as oportunidades que aparecem na sua vida.
anônima
27/11/2020 14h12
pq não procura um emprego?
27/11/2020 16h21
Entendo querer ajudar seus pais mas lembre-se e lembre a eles que a responsabilidade de cuidar de um filho é deles e não sua. Sei que é difícil mas uma conversa com eles contando como vc se sente tendo que carregar essa responsabilidade tão nova, pode chegar em algum lugar e vcs tentarem se organizar melhor.. conseguir te liberar alguns dias.. n sei.. algum tipo de comprometimento das duas partes. Mas lembrando pra eles que a responsabilidade não é sua. E pra vc também.. pra não se sentir culpada. A gente ajuda no que pode, mas não podemos doar nossa vida inteira, desistir de planos e sonhos por outras pessoas, mesmo que nossos pais. Ajudar sim, perder sua vida e juventude por isso, não.

Espero ter ajudado :) força! É uma conversa difícil mas tenta pensar em um opção.. alguém pra ficar 3 dias da semana ou algo assim. Lembre seus pais que você é criança ainda e filha deles também. Não esqueça de falar como que isso está te afetando e como faz vc se sentir