1.18K  04/12/2020 08h21

Eu vejo muita gente dizendo que tem depressão e indo direto pros remédios, as vezes parece que tem até uma glamourização sobre isso.
Sei que depressão existe e já convivi com quem tem e sei que é muito fácil se "contagiar", ou seja, começar a ter pensamentos mais negativos, refletir se seria mais fácil encarar a vida com remédios.
Não descarto a possibilidade de realmente os casos da doença estarem aumentando ou já existia mas não era falado.
Enfim, só uma reflexão, o que acham sobre isso?

eles perguntam
12 19
elas respondem
anônima
03/12/2020 23h52
Acho que virou a doença do século mesmo.
Mas tem muitas pessoas que confundem uma tristeza passageira com depressão. Aí acaba banalizando.
04/12/2020 03h19
Diagnosticar-se, virou moda. Basta dar um Google e muitas pessoas tem um moderador de humor um remédio controlado para ansiedade: sem indicação ou acompanhamento psiquiátrico, psicólogico.
Esse é o perigo associado a esta patologia crescente no mundo, inclusive acarretando outros problemas de saúde. existe tristeza profunda, porém momentânea, exatamente isso que as pessoas tende a confundir com depressão, que normalmente vem acompanhada de vários outros sintomas não só o da tristeza.
04/12/2020 00h14
Eu vejo muitos posts no Instagram que "romantizam" a depressão, o transtorno de ansiedade... isso é muito triste. Existem sim pessoas que acham que tem depressão por ter algum sintoma, mas que não fazem ideia do que é conviver com essa doença. Infelizmente, nos últimos anos, o número de pessoas que tem essa doença só vem aumentando
03/12/2020 23h50
Nesse atual momento q estamos...geral tá mal.
anônima
04/12/2020 00h12
Não, apenas um sintoma de uma sociedade doente.
anônima
04/12/2020 03h02
Acho que o modo como a sociedade se organiza mudou e isso afetou as pessoas
anônima
04/12/2020 08h21
Ninguem pode tomar remédio para depressão se não for receitado. E não vejo nenhuma glamorização e esta doença tem aumentado e muito. Atualmente as pessoas tem mais facilidade em poder falarem a respeito disto.
04/12/2020 05h42
Acho q tem relação com os tempos que estamos vivendo. Ñ é atoa que é considerada umas das principais doenças do século. Mas sim, existe uma glamourização sobre isso, sobre qualquer doença. Pegue como exemplo aquela mulher q tem transtorno de bordeline q tá na Fazenda e vc vai encontrar muita glamourização sobre o assunto nas redes sociais. Parece q as pessoas buscam vítimas de algo para idolatrar (se é q vc me entende, ñ consegui me expressar melhor q isso)
Enfim, muitos conhecem o significado da palavra depressão, mas poucos entendem o que realmente é a depressão.
anônima
04/12/2020 00h16
Não acredito nisso não
04/12/2020 00h02
Eu, uma pessoa leve, calma, sem muitos amigos, mas as poucas companhias me faziam bem, tive crise de ansiedade, pânico... tá sendo difícil lidar com tudo isso, procurei até ajuda psicológica.
anônima
04/12/2020 00h04
As sad girls ou variacoes de nomes são a amostra disso, mas é evidente q é de se preocupar com casos de depressão, pq muitos se matam acredita q tem depressão e so foi um pico de tristeza.
anônima
04/12/2020 00h13
Cada uma
eles respondem
anônimo
04/12/2020 00h01
Não virou moda, só tá comum hj em dia, a depressão acaba de certa forma, fruto da sociedade em que vivemos, claro que tem a classe que banaliza a depressão, tratando uma mera tristeza momentânea como depressão, tô excluindo eles quando falo disso.
04/12/2020 00h05
De agora ?? Kk sempre houve casos gigantescos de suicídio, víde aquelas florestas do Japão, crise de 29, a diferença é q hj se tem informações sobre isso e muitas sofriam em silêncio.
03/12/2020 23h55
Pelo visto Dengue e COVID também passarão a ser considerados moda... é cada ideia...
anônimo
04/12/2020 02h57
As pessoas de hoje estão fragilizadas emocionalmente por conta deste despreparo para lidar com a vida, pois elas parecem não terem saído da adolescência, não estou dizendo que não existam pessoas que sejam verdadeiramente depressivas, porém a grande massa de jovens que alegam se sentirem assim que não possuem depressão de fato. A adolescência pode ser uma fase confusa, afinal é a fase em que nós estamos fazendo a transição para a fase adulta, e precisamos de um propósito, algo para podermos lutar! Mas os jovens estão cada vez mais abraçando um niilismo ceticista degradante, isto acaba colocando-os em um sentimento de tristeza, porém, isso pode ser atravessado de uma forma tranquila caso a pessoa tenha hábitos saudáveis, boas amizades, procurar coisas edificantes e que deem um propósito, e principalmente, ficar longe destas ideias só tem põe ainda mais pra baixo.
anônimo
04/12/2020 00h15
Acho que as pessoas não sabem direito oq é depressão, tem pessoas que só pq aconteceu alguma coisa de ruim com ela, elas acham que é depressão,
anônimo
03/12/2020 23h50
Sao tempos difíceis mais propícios a ter casos como esse. Normal.
03/12/2020 23h59
Sorte de quem consegue buscar ajuda.
03/12/2020 23h54
Claro que sim, ninguém estuda farmácia, medicina, psicologia, psiquiatria, isso é tudo coisa do Partido Comunista Chinês, da Gabriela Prioli e o George Soros, esse negócio de doença mental é só uma modinha.
anônimo
03/12/2020 23h51
Os males do seculo são ansiedade/depressão/suicídio (coloco os três porque um pode levar a outro. Pode haver glamourizacao sim, mas não é bom arriscar usar isso mesmo contra quem "finge", é melhor deixar passar ou ajudar se necessário.
anônimo
03/12/2020 23h59
A geração dos anos 2000 é muito mimizenta. Muitos dos que se dizem depressivos são apenas soft pra caralho, não aguentam ouvir um não. Apesar disso, depressão de verdade é foda.
04/12/2020 00h28
Cuidado, que daqui a pouco vem a patrulha e querer te cancelar, pra mim depressão é real, mas hoje em dia, ela reflete a imagem do homem moderno, um homem fraco, sem amor e dominado pelo sistema
anônimo
04/12/2020 04h20
Rede social virou moda, e com elas veio a depressão
anônimo
04/12/2020 00h31
Não é moda é sério moda é ignorância de pessoas como vc sobre o assunto
04/12/2020 00h10
Primeiramente, me desculpe pelo texto enorme.

Bem, eu sou uma pessoa que tem transtorno mental e convive com pessoas que também têm ou tiveram transtornos mentais, entre eles a depressão.

'segundamente', desculpa pela carteirada kkkkkk

Meu palpite é que não há o problema de achar que uma pessoa tem depressão quando ela não tem, tipo diagnóstico errado, acho que realmente tem essa caralhada toda de gente depressiva. Inclusive, uma hipótese é que não tenha aumentado o número de casos, mas na verdade aumentou o número de pessoas que buscam tratamento. Claro que isso é só uma suposição que pode estar errada, mas eu tenho a impressão de que tem uma porrada de velhos com depressão não diagnosticada. E não, eu não tô falando simplesmente de velhinhos ranzinzas ou amargurados.

Eu acho que o nosso erro hoje não está no diagnóstico, mas no tratamento. Depois de ter acompanhado vários casos, inclusive o meu, eu acredito que em muitos deles a prescrição do famoso combo ISRS+benzo ou semelhantes é uma opção a ser considerada como alternativa, e o que temos hoje é isto sendo considerado normativo.

Não tô dizendo que esses remédios não servem pra nada e ninguém tem que tomar, longe disso. O problema é que essas drogas são pesadas e, salvo exceções, não tratam a CAUSA da depressão, mas sim os sintomas, daí o que acontece é que a pessoa melhora e fica funcional pra sociedade, mas não fica bem de verdade nunca, e de quebra ainda cria um novo problema que não tinha: a dependência.

Quero dizer, tratamento não é só tomar remédio, o que tu põe pra dentro do corpo (remédio ou não) é só um dos vários fatores, e o erro está em negligenciar todos os outros fatores.
anônimo
03/12/2020 23h53
Concordo em partes. De fato, muito do comportamento típico de uma parte da sociedade jovem de hoje em dia, como o isolamento social e estilo de vida sedentário, podem levar à depressão. Por outro lado, séries como 13 Reasons Why chamam atenção para esse problema de uma forma que eu considero inadequada, muitas vezes causando esse efeito de glamourização do problema.
anônimo
03/12/2020 23h50
Geração do politicamente correto, hoje a mulher ser bi também é moda rsrs
anônimo
04/12/2020 00h17
Eu nao escolhi ter essa merda...
E é chato porque ninguém acredita em vc, e fica por isso mesmo
Depressão= enjoar da vida que leva e se conformar q isso nao vai mudar (no meu caso)
04/12/2020 00h32
Glamourização por ter uma doença que literalmente afeta o seu cérebro e te faz parar de sentir prazer em estar vivo?

Amigo você comeu bosta no almoço hoje?
anônimo
04/12/2020 08h09
Com trilha sonora fica bonitinha.