Eu amo são paulo pra visitar e role, mas acho o paulistano meio burro sobre questões culturais e de outras regiões, sendo que lá é construída por pessoas na maioria nordestinas que dão sangue trabalhando. vejo que paulistano não gostam de pessoas de outra cidades
Nem tem mais paulistano em São Paulo.
Vi uma pesquisa que diz que 82% da população da capital paulista é de forasteiros ou filhos destes, notadamente do Nordeste. Há quem diga, em tom de exagero figurado, que "há mais nordestinos em São Paulo do que no próprio Nordeste".
Quem construiu São Paulo (apesar da cidade ser mais antiga do que a maior parte do resto do Brasil) mesmo foram os mineiros que ajudaram a ligar as primeiras ferrovias e construção civil, ainda no fim do século XIX. Não devemos olvidar do glorioso povo das Minas Gerais, da Alterosa. Quando houve o primeiro grande fluxo de migrantes nordestinos, por volta de 1960, São Paulo já era o maior centro econômico do Brasil, coincidindo com o fato do Rio de Janeiro deixar de ser a capital do país mais ou menos nessa época, passando a Brasília, pra onde foi muito nordestino também, trabalhar na construção da capital do país (Brasília, sim, você pode dizer que foi construída pelos nordestinos). Mas os nordestinos não deixam de ter sua grande importância na composição do negócio todo, ao darem sequência ao crescimento.
Todo mundo está sujeito a encontrar pessoas preconceituosas, sem educação ou apenas ignorantes, em qualquer lugar. Transformar isso em uma definição sobre todo um grupo é uma espécie de "eupirismo", as pessoas fazem isso com frequência, mas podemos usar a simples razão pra concluir que não faz sentido.
Além disso as diferenças entre as culturas dos estados é bem tênue. Um ou outro possui algumas características mais marcantes pela formação história, São Paulo pela riqueza e desenvolvimento, por exemplo, tem pessoas mais estimuladas a empreender e administrar. Tá aí uma coisa que nunca teve no Rio Grande do Sul, por exemplo, até que os imigrantes alemães e italianos chegaram e prosperaram.
Falando no RS, com uma formação de estado de fronteira (não apenas geograficamente, mas sociologicamente), praticamente o único no Brasil, 200 anos de guerras intermitentes, proximidade com o Prata, também tem uma outra característica em que as pessoas tendem a agir. São mais afrontosas, orgulhosas, e em personalidades de baixo caráter, isso vira agressividade e prepotência.
Poderia falar da formação e características de vários outros estados com algumas características históricas e sociais marcantes, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, enfim. Não é uma competição. Mas uma coisa deveria nos chamar muito mais a atenção do que essas peculiaridades: o fato de que não importa de onde veio, sempre que os brasileiros se encontram, por exemplo, no exterior, eles imediatamente se reconhecem como pertencentes ao mesmo povo, mesmas tendências, mesmas manias, e etc.
Por muito tempo se acreditou que Brasil não tinha uma nacionalidade. Eu acho isso uma completa bobagem sem base nenhuma na realidade.
Sou nordestino, detesto quando pessoas se vitimizam por serem nordestinas. Existem os pontos bons e os pontos ruins sobre o nordeste, acho que politicamente deixa muito a desejar e isso causa até certos problemas econômicos, porque muitos estados são deficitários, vejamos se o nordeste consegue fazer alguma mudança nesse sentido e se ao menos retorna alguma identidade local mais forte como era a algumas décadas.
Pois é, muita gente de SP ou é de fora ou vem de família de outros estados. E muita gente pobre do nordeste vai lá pra trabalhar, juntar um dinheiro e voltar com o dinheiro pra ajudar a família no Nordeste. Não são todos, mas alguns paulistanos precisam abrir os olhos pra outros mundos e parar de enxergar apenas o próprio nariz
Quando eu te encarei frente a frente e não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes
E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso
Maior xenofóbia, é esta sua.
Digo mais: Recalque dos paulistas.
Não vejo paulistas falando mal de nenhum estado aqui, mas sempre aparece um ou outro para falar dos paulistas. Pq será?
O choro é nlivre!!
Nem tenho propriedade pra falar pq como gaúcha nunca sofri preconceito, ja fui pro norte e nunca fui mal tratada, pelo contrário, eles até se diminuem.
Inclusive paulistas e gaúchos tem uma certa rixa né.