eles respondem
A favor, mas acho que é um assunto polêmico. Como a pergunta é só sobre as raciais, não entrarei nas sociais nem nas de escolas públicas.
O motivo pelo qual eu sou a favor é o preconceito de contratação. Você não tem preconceito, e imagine que conseguiu investir em seu próprio negocio. Você tem uma loja e quer contratar as vendedoras para a loja. Você sabe - como todo o mundo sabe - que gente bonita atrai mais público. Então você quer contratar vendedores (e principalmente vendedoras) bonitos, que lembrem modelos de televisão, aumentando a quantidade de visitantes à loja. Qual é o padrão de beleza? assistindo televisão e vendo outdoors fica fácil achar a referência (apesar de ela já ter sido incorporada em sua mente): ser branco e magro. Você contrataria vendedores negros sabendo que, em comparação, isso será prejudicial ao seu negócio (algumas pessoas não entrarão na loja por puro preconceito e outras simplesmente não se sentirão atraídas)?
Eu coloquei dessa forma para mostrar que, mesmo em um exemplo em que o empregador não é ele próprio preconceituoso, a pessoa negra (e a mulher negra, em especial, já que aparência é um fator de impacto mais para mulheres que para homens) é menos contratada nesse caso. As oportunidades não são iguais hoje. As cotas sociais estão aí não por uma razão histórica, mas por razão atual.
Totalmente a favor e mais, em se tratando de vestibular em faculdade pública deveria ser muito mais, pelo menos 50%. Pau no cu da playboyzada que passou 18 anos com leite com pera.
Bem, sou a favor de cotas sociais sim. Pessoas pobres tem realmente dificuldades de conseguir coisas na vida, mais que pessoas de classe média alta.
Agora, raciais eu meio que acho errado, por vários motivos: Primeiro que vivemos em um país mestiço, segundo que ao você colocar cotas para "pretos" e "pardos" acho que meio que você está dizendo pra eles: "Ei, você precisa de ajuda por causa do seu tom de pele'" ou seja, está fazendo uma diferença das pessoas pela cor, sendo que na realidade somos todos iguais.
Sou a favor de cotas sociais para pobres, acho que isso ajudaria de uma forma mais democrática.
(Sei que cotas para pobres já existe.)
A favor, o correto é melhorar a qualidade nas escolas, mas não da para esperar e deixar as pessoas na mão. Por hora é o que da para fazer, por isso sou a favor.
Sou terminantemente contrário. As cotas devem levar em conta exclusivamente aspectos socioeconômicos. Um negro rico tem acesso à condições de ensino infinitamente melhores que um branco pobre, estando, portanto, igualmente ou até mais apto a concorrer no vestibular.
Sou branco e sou completamente a favor. Pelo fato de haver uma dívida histórica, por causa da maldita herança da escravidão, que faz com que a maioria esmagadora da população negra seja pobre e tbm ainda haver preconceito no mercado de trabalho. Vá num curso de Medicina, Direito ou Engenharia e veja quantos alunos negros tem. Será que eles são mais burros ou preguiçosos? Claro que não. Vai levar mais de 500 anos para haver a real representatividade dos negros nessas áreas se não houverem cotas, e isso não é certeza. E essa ideia de que o certo é melhorar as escolas públicas, ok, acho até válida, pena que a realidade atual esmaga ela sem dó.
Sou contra qualquer diferenciação por sexo, cor ou Orientação sexual. Se querem Cotas, tem que ser apenas social, baseado em renda, condições socioeconômicas. Isso por aí só ajudaria pretos em sua maioria, já que os pretos são a maioria entre os mais pobres.
Contra, isso é remendar pelo meio.
Se quer fazer um serviço decente, que invista em bairros pobres onde há concentração de pessoas pretas.
Na minha opinião, cotas justificam o governo para não investir na educação em bairros pobres e consequente onde há aglomeração de pretos.
Se há cotas para que investir? Coloca o estado em uma posição confortável em relação a vulnerabilidade desse pessoal mais abandonado em favelas e etc.
Cotas para pessoas pobres eu até concordo, mas para negros? E ainda falam que querem acabar com o preconceito, enfim...
Sou contra qualquer tipo de benefício para quaisquer raças ou etnias, tem que todo mundo se fuder igualmente para crescer na vida.
Sou incondicionalmente a favor.
Contra, mas sou a favor da revolução social.
De forma forçada sou contra por motivos óbvios, se o dono da empresa quiser fazer, ok, faça cotas pra anões, pra aleijados, pra travestis, pra prostitutas, pra cafetões e o caralho que for, mas cota forçada não. A empresa é que tem que definir quem e pq será contratado.
Não tem nada polêmico.
Existe e precisamos respeitar.
Sou a favor de cotas racais.
Assunto polêmico mesmo, sendo que o que se mais ouve é igualdade para todos
Nunca utilizei, mas plenamente a favor.
(me impressiona como as mulheres são mais evoluídas nesse tipo de assunto)
A favor. Depois que eu vi fotos de poucas pessoas negras nas fotos de formatura.