Engraçado, quando existia cota para engenharia agrônoma para filho de fazendeiro, ninguém falava nada. Agora, como o país tenta mudar um pouco da realidade dos mais pobres, Quem nasceu privilegiado acha ruim.

Nosso país ainda tem muito o que fazer para mudar a realidade da população mais pobre. O filho do bacana estuda a vida toda nas melhores escolas particulares, mas faz graduação na pública e aínda falam em privatizar. Só por causa da cota.

Já passou da hora desse país dar valor a sua gente, fica facilitando pra quem vem de fora, depois esses e seus descendentes ficam falando mal do nosso país.
anônimo
14/12/2020 11h45
To cansado de responder perguntas desse grnero e pior, na maioria das vezes as pessoas que fazem essas perguntas se quer querem uma resposta na maioria das vezes so querem polêmica.
14/12/2020 09h30
Não, esse é apenas um silogismo. Se fosse essa a motivação por trás das cotas, seria racismo. Mas o objetivo é completamente diverso, é dar um impulso estatal, até quando for necessário apenas, para aumentar a presença de pessoas negras em posições mais altas na sociedade, pela consequência de que isso ajuda a combater o estereótipo do do "negro trabalhador braçal", da "negra empregada", pra citar só os mais leves.

O ativismo desses movimentos é algo para o que eu cago, e desprezo totalmente. Mas as cotas em Universidades não foram uma imposição dessa gente histérica do estilo "solidão da mulher negra". Foi um esforço do Brasil como nação pra tentar combater uma coisa muito grave. Só pra completar a minha opinião: acho que elas prejudicam tanto quanto ajudam. No longo prazo pode fazer sentido, mas a sociedade brasileira não é madura pra isso, vide exatamente essa pergunta.
anônimo
14/12/2020 09h30
Não. É uma medida que tem objetivo simples: subir o % de negros em cargos com renda superior, de herarquia superior e fazer com que seus decendentes tenham melhores condições de vida rompendo com o estigma de que pretos são sinônimos de pobres. A função básica das cotas é atenuar o racismo no longo prazo, pois a condição social é intimamente ligada à questão.
14/12/2020 11h55
Não. Parte do princípio da falta ou pouca oportunidade da população negra, em geral, no acesso à educação de qualidade.
É o estado BR assumindo, em gênero, número e grau, a sua incapacidade de garantir educação básica universal e de qualidade, mesmo cobrando um dos impostos mais caros do mundo. E passando essa conta para toda a população, de um outro modo.
anônimo
14/12/2020 09h25
Mano se vc comparar cota racial com outras cotas q existem é uma ofensa, pq porra tem cota pra deficiente, cego, surdo, autista e etc
14/12/2020 15h45
Eu sou contra cotas raciais e acho que não resolve o problema central da questão, que é a baixa qualidade das escolas públicas e universidades em todo o país, apenas mascara a real e grave situação.

O que devia haver é uma melhor adequação de investimentos públicos, redirecionar os investimentos para bairros pobres onde há alta concentração de pretos e assim fomentar a educação lá, dando portanto o saber necessário para a pessoa preta disputar com brancos ricos e de classe média de igual para igual.

E o branco que vem de família pobre e mora em bairro pobre? Por que ele não pode ter cota? A ideia da cota devia ser reduzir as diferenças sociais e não separar mais o que já está separado.

Cotas pode resolver um problema dos pretos a curto prazo, mas eu não acredito em medidas a curto prazo, pra mim tudo tem que ser a médio-longo prazo, se não nada vai mudar de fato.

Não se constrói algo sólido do dia para a noite.
14/12/2020 16h11
Não, não é.
anônimo
14/12/2020 09h43
Negros tem capacidade de subir em cargo alto assim como branco, não vejo motivo pra cota racial. Se pegar um branco e um negro de favela os dois ta no mesmo nível.
14/12/2020 10h46
A intenção é erradicar o racismo, mas falha miseravelmente, primeiro porque é discriminatório por natureza, ao não incluir outras etnias, segundo porque ela garante a entrada no ensino superior a jovens com educação defasada.

Em suma: só gera gastos.
anônimo
14/12/2020 12h19
Não mas quem não é aprovado por cota vê o cotista exatamente dessa maneira..o "incapaz que teve uma ajudinha"
anônimo
14/12/2020 09h23
Perguntas como essas causam discórdias
anônimo
14/12/2020 23h58
Só entrei aqui pra ler os comentários
E dizer que é muito agradável ver pessoas debatendo com argumentos e raciocínios inteligentes
Defendendo com força seu ponto de vista
E mesmo assim sem ofender a outra parte
Não sei se foi uma boa pergunta
Mas com certeza as respostas foram boas
Dá até vontade de não apagar a conta aqui
Eu sentaria numa mesa com vocês
Pra tomar algo e comer um tira gosto
E ouvir vcs conversar
15/12/2020 00h04
Não, pois em faculdade de branco rico e privilegiado negro n entra sem cotas.
15/12/2020 00h07
Sim,cotas deveriam ser em função da renda familiar,existe uma caralhada de brancos pobres que são injustiçados e negros ricos que são favorecidos
elas respondem
anônima
15/12/2020 00h08
Eu acho,
Cor de pele não vai determinar a capacidade de ninguém não. Porém, renda sim. É ela que gera a desigualdade nas oportunidades.
14/12/2020 12h03
Todo mundo tá cansado de saber que cota racial é uma medida provisória, que se alongou porque ainda continuamos distantes de um ideal de sociedade. Se não tivéssemos construído o país sob inúmeras paredes, de fato, racistas, elas não existiriam e eu não precisaria ouvir essa falsa simetria absurda que tentam fazer todas as vezes que tocam nesse assunto.
Mas, brasileiro ama negar sua história e contar como se vivesse em um conto de fadas. Então, perfeito.
14/12/2020 16h14
Não. É só saber um pouquinho de história e observar a cor da maioria dos ricos para entender pra quê serve a cota.
14/12/2020 16h14
Com certeza!
anônima
14/12/2020 09h27
Sim.
anônima
14/12/2020 09h47
Óbvio que não.
Cotas raciais são justamente uma medida de ação contra a desigualdade num sistema que privilegia um grupo racial em detrimento de outros.
anônima
14/12/2020 16h26
não, deveria ser uma forma de reparação histórica e social, e para diminuir a desigualdade de renda e oportunidades entre brancos e negros, em teoria, é bonito na teoria, mas na prática falha

brancos pobres e de periferia são invisíveis, mesmo partilhando dos mesmos problemas sociais e estruturais, e brancos em famílias pardas/negras, mestiças tbm.

E quando passei em faculdade federal na época do início da implementação das cotas, a maioria dos negros que usou as cotas eram de classe média alta e ricos, somente um era de periferia, não sei se hoje a situação mudou, mas de fato mudar a situação do negro pobre e de periferia ali não estava mudando, pois os de classe média alta e ricos continuavam em vantagem, apenas tiveram que fazer menos "esforço", apesar de terem condições de competir igualmente com os demais, brancos ricos e de classe média alta
anônima
14/12/2020 12h06
Não sei
anônima
14/12/2020 09h26
não