Sim, porque branco não vai ser seguido em loja, sofrer bulling quando é criança confundido com ladrão na rua, ou levar nome de feio
anônima
14/12/2020 12h09
Sim, não tem seguranças me seguindo, policiais, posso arranjar empregos e tals
anônima
14/12/2020 12h25
Não exatamente.

Claro, a gente não vai ser morto pela nossa cor (ao menos não na maioria dos países), não vão nos chamar de ladrão ou bandido pela nossa cor, mas achar que tudo nos é dado de mão beijada por ser branco é outro surto tão grande quanto o surto de rechaçar alguém por ser negro.

Como já disseem outra questão aqui do site, o termo "privilégio branco" é exagerado e não transmite muito bem a realidade. O termo que mais resumiria bem a situação seria algo como "passabilidade branca", no sentido de aceitabilidade nos meios sociais, que é maior quando se é branco.

O termo "privilégio" faz parecer que todo branco tem boa condição social, boa educação, etc, e isso, sem querer, aumenta o preconceito contra pessoas negras, porque pobres e pessoas iletradas, na cabeça da população preconceituosa, teria mais chance de cometer crimes, porque a condição financeira deixaria mais propício. Basta ver como um pobre de vestes surradas é tratado. Se colocar todos os brancos no balaio de ricos e os negros no balaio de pobres, essa ideia estapafúrdia de que negros são criminosos só aumenta.

Resumindo: não só não ajuda em nada usar esse termo, como ainda atrapalha. Sim, brancos tem o """""privilégio""""" (entre aspas, porque isso deveria ser um direito de todo mundo) de não morrerem por serem brancos, mas a vida também não é jogada no very easy mode só por isso. Só é jogada assim por quem é branco E rico. Não adianta fazer parecer que a coisa é tão discrepante, porque inclusive isso só fomenta preconceiro contra os próprios negros.
anônima
14/12/2020 12h17
Sim, eu sou branca, minha mãe negra e eu já vi ela sofrendo preconceito várias vezes
anônima
14/12/2020 12h14
Sim (não sou racista tanto que sou parda)mais sempre os brancos tem privilégio você vai procurar um emprego mais privilégio para brancos você vai em um restaurante mesma coisa
14/12/2020 16h06
Não. É uma tragédia.
14/12/2020 16h24
Quem é branco e diz que não é privilégio, está mentindo.
14/12/2020 13h06
Uma pergunta um tanto negacionista da realidade, principalmente no Brasil que tanto defendem a multiculturiedade e "mistura de povos". Mas sim, tem "privilégios"
14/12/2020 13h04
Onde eu moro acho que não tem isso.
Especialmente pq eu moro noutro local com poucas pessoas pretas.
Então não vejo previlegio nem nada, ninguém se quer é perseguido em lojas e assim (só os chineses fazem isso e quando fazem era para toda a gente) e quando acontece um crime a pessoa preta não é logo considero o culpado (como alguém escreveu num comentário)
anônima
14/12/2020 16h53
Privilégio não, sorte. Ainda mais se for em um país rico.,Tipo Alemanha.
anônima
14/12/2020 12h28
Não sei, não sou branca.
eles respondem
14/12/2020 12h12
Vc não ganha nada por ser branco, mas quando se é negro você pode perder.
14/12/2020 12h12
Ser rico, bonito, inteligente, ter uma família estruturada, viver num país de primeiro mundo é que é privilégio mesmo.

Do que adianta ser branco feio, pobre e fudido?
14/12/2020 12h09
Sim, por isso tenho muitos privilégios.
Sou ariano puro, sabe. Hitler teria orgulho de mim.
14/12/2020 12h12
De novo isso?
Passar a vida toda em escola pública, trabalhar desde cedo, pagar a faculdade, rebolar pra pagar as contas... Cadê a porra do privilégio?

Playboy é quem tem privilégio, tanto faz a cor da pele!
14/12/2020 12h11
Infelizmente, nessa triste realidade. Mas ninguém escolhe a cor que nasce.
anônimo
14/12/2020 12h14
Nunca conheci esse privilégio. Estudei em escola publica a vida toda, sou filho de pessoas pobres, se vou fazer faculdade vou ter que juntar o meu dinheiro, moro em um bairro muito violento, meus irmãos foram assaltados diversas vezes, meu irmão é perseguido no trabalho, minha mãe, quando tentou abrir uma franquia uma vez, vivia com canos de revolver apontados pra cabeça dela.
(Obs, meus irmãos são pos graduados, conseguiram so com próprio esforço).
14/12/2020 12h10
é, mas não precisa se sentir culpado ou ter vergonha dos privilégios que tem, vc não escolheu nascer com eles
14/12/2020 12h10
Sim, é.
anônimo
14/12/2020 15h49
sim
14/12/2020 15h49
Os únicos privilegiados neste país de merda são os filhos da elite burguesa.

Os pobres, sejam brancos e negros, tomam na bunda bonito.
14/12/2020 12h38
Ah sou branco e amo minha cor. Se fosse negro tbm amaria. Devemos amar nossa cor. N eh pq sou branco que n posso ter orgulho da minha cor. Contanto que não diminua ou faça outro povo ou raça inferior e sim a igualdade plena. Sem favorecimento para ngm
anônimo
14/12/2020 12h35
Qualquer coisa acrescentada ao que o @renan4512 respondeu é absolutamente desnecessária.
anônimo
14/12/2020 12h22
De certa forma é sim.
anônimo
14/12/2020 12h21
anônimo
14/12/2020 12h16
É o contrário, é um desprivilégio ser preto em um país racista. Mas recorte de classe é muito mais importante. A Beyonce em suas grifes tem trabalho análogo a escravidão, e tem besta pra dizer que homem sempre oprime mulher.
14/12/2020 12h14
Não eu não acho.
Modo de viver e de conquistar alguma coisa não está direcionado a Cor.
14/12/2020 12h12
O verdadeiro privilegiado é o nascido em berço de ouro, que não precisou passar por merda nenhuma na vida e tem tanta coisa de graça que pode gastar o tempo pagando de superior com o papo furado do tipo "privilégio branco". Manda fritar um bife e eles já choram pedindo a mamãe.