Hum, como simplificar isso de uma forma que os reaças do site, incluindo você, autor da pergunta, sejam capazes de absorver? Vamos tentar. rs

A Polícia, no Brasil, surgiu no Período Imperial, escravocrata, e tinha como principal função a perseguição de pessoas negras - especialmente as que tentavam escapar da condição de escravidão. A partir de seu surgimento, oficializou-se o trabalho que já era anteriormente desempenhado pelos capatazes dos senhores de escravos e pelos regimentos de cavalaria do Período Colonial.

Portanto, sim, a Polícia é uma instituição estruturalmente racista e seletiva, desde sua concepção. Já nasceu assim. Sua função sempre foi a de dominação social. Aqui no Brasil e nos demais países com histórico colonial, ela existe para atender aos interesses de um grupo muito específico, que é o de homens, brancos e proprietários. Era assim no passado e continua sendo assim agora. Não houve um período sequer em que essa instituição tenha sido instrumento de segurança ou de promoção da cidadania, embora seja justamente isso o que a ideologia das classes dominantes tente nos ensinar.
15/12/2020 12h49
Não considero! E sobre a imagem infelizmente é bem real. Os valores estão invertidos, pra sociedade o marginal sempre tem justificativa pra seus erros, é visto como vítima.
15/12/2020 02h08
Claro q sim. E mal preparada
15/12/2020 04h50
Claro que não, essa figura que tu colocou explica exatamente oque acontece hoje em dia.
15/12/2020 02h15
tem racista
15/12/2020 16h47
Ñ acho, existem policiais racistas sim, assim como existem aqueles q ñ são, ñ dá p generalizar. A imagem q vc colocou é um belo exemplo de como o mundo está hoje em dia. A mídia tb ñ ajuda, quando a policia mata alguém, já gostam de especificar q ele é negro, se for o caso e ai as pessoas chamam de racismo e as manchetes ficam estampadas em tudo q é lugar, mas quando um homem negro mata um policial eles ficam caladinhos, que nem aquele cara q matou o policial com um tiro na cabeça, depois ongs e o Psol ainda deram assistência p o assassino e contrataram advogado p ele, mas p familia do policial eles ñ estavam nem ai. Depois pedem o fim da polícia mas se esqueceram do q aconteceu no ES quando a policia ficou de greve. Eu lembro muito bem o que aconteceu quando a policia ñ estava nas ruas, eu moro no estado, no meu bairro ñ teve um minuto de paz.
anônima
15/12/2020 12h47
Sim
15/12/2020 03h49
Moço,não é todos não generalize!
eles respondem
anônimo
15/12/2020 02h10
Não. Hoje em dia virou modinha banalizar uma das profissões mais necessária para esse mundo.
15/12/2020 04h23
Não. Talvez alguns sejam mas "A polícia" não.
"A mas eles matam mais negros do que brancos". Óbvio, os negros são a maioria nas periferias, onde o crime no Brasil é muito maior do que no resto do país. Os negros também são maioria nos presídios e entre os condenados por crimes contra patrimônio e com violência. Óbvio que a polícia vai matar mais negros, já que eles são a maioria que estão expostos à criminalização...
anônimo
15/12/2020 03h53
Estudo pra virar policial, e bandido na minha mão, vou atirar sempre na cabeça. Pra não ter volta.
anônimo
15/12/2020 02h22
Se é racista eu não sei, mas com certeza é muito despreparada.
https://www.google.com/amp/s/noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/12/14/pms-sao-presos-sob-acusacao-de-matar-2-jovens-no-rio-video-flagrou-acao.amp.htm

Obs: é óbvio que tem racista na corporação. Há racismo em TODOS os lugares. Não tem como negar isso, só se for burro ou mau-caráter.
15/12/2020 03h22
Despreparada e mal paga, o reflexo vem nas atitudes
anônimo
15/12/2020 15h46
Basta assistir os noticiários e vc já vai ter sua resposta.
15/12/2020 16h05
A sociedade é racista, por que um grupo em específico não seria?
Por que a polícia não estoura os miolos dos corruptos que matam a população de covid roubando da saúde?
Por que a polícia não atira no playboy que tira racha? No que consome e trafica droga?
15/12/2020 08h19
Pessoal não entende que muitas vezes negros morrem mais pois são os que cometem mais crimes. Mas a polícia mata bandido, independente da cor.
anônimo
15/12/2020 02h09
Essa farda da polícia de SP é hilária KKkk
Dá medo nem em Formiga.
anônimo
15/12/2020 03h23
Esses bolsominions sempre querendo lacrar aqui, mas só passam vergonha.
anônimo
15/12/2020 02h18
Se a maioria dos bandidos são negros ou pardos... Como seria a polícia que também tem maioria negros e pardos, racista ?
15/12/2020 07h22
Adoro os memes do Wojak.
anônimo
15/12/2020 14h41
Claro q é
15/12/2020 15h14
Eu acho que o modo como a policia age é um reflexo da sociedade na qual ela está inserida.

Se um policial chegar pedindo licença, por favor, agir de forma cortês e educada em áreas dominadas pelo tráfico, ele vai virar piada e ninguém vai respeitar. Se ele chegar gritando e socando o pé numa área tranquila ele vai acabar afastado.

Perceba que a maioria que critica a policia não faz a menor ideia do que os caras passam, mas é para ela que todo mundo liga quando precisa de ajuda.

Fechando o raciocínio... Racista é a situação que faz as áreas controladas pelo tráfico serem povoadas em sua maioria por negros e pardos... Mas pode ter certeza que um negro em Alphaville vai ser tratado diferente pela polícia.
15/12/2020 03h17
Não só