De uns tempos para cada estou com o pé atrás, seja qual for a linha ideológica da pessoa, parece muito complicado esse sistema

eles perguntam
5 14
elas respondem
anônima
16/12/2020 18h41
Enquanto vivermos sob essa democracia liberal burguesa, a resposta a essa pergunta será sempre negativa. Quando ouço alguém dizer que a nossa democracia está "ameaçada pelo Bolsonaro", me pergunto quando foi que realmente tivemos uma. Nas favelas e periferias brasileiras, certamente, ela nunca existiu. Para a população indígena e para os quilombolas também não. Agem como se o mundo fosse cor-de-rosa durante os governos anteriores (especialmente, antes do golpe) e falam em restabelecer uma suposta normalidade, que de normal não tinha nada. Essa normalidade de que sentem falta já não era benéfica para a maioria da população. Portanto, respondendo à sua pergunta: a democracia é boa para a população, desde que seja verdadeira.
16/12/2020 17h09
Teoricamente sim. Uma pena que as pessoas são facilmente manipuladas.
anônima
16/12/2020 19h23
A tendência é nunca achar bom quando o MEU pessoal do coração não tá no poder, quando não estiver ME agradando, entende?
Inclusive, dependendo de quem faz uma pergunta como essa, pode haver muita confusão e acusação de ser fã de ditadura...mas claro, isso depende de quem fala e pra que público fala também.
anônima
16/12/2020 17h04
Depende da "população".
16/12/2020 17h14
No Brasil não! As pessoas não sabem usar a seu favor.
Pois precisariam ler, se informar , analisar pra fazer fazer boas escolhas, coisa que grande massa Brasileira desconhece.
eles respondem
16/12/2020 17h02
O menos pior.
anônimo
16/12/2020 22h11
A democracia é perfeita!
Tanto é, que toda utopia, capitalista ou comunista, a democracia plena é o objetivo.
A questão é; o que é democracia?
Ela não existe ainda em sua plenitude, em parte alguma do planeta.
E nunca vai ser atingida através de líderes ou revoltas.
Ela terá que ser exercida e exigida por cada cidadão, no dia a dia, com a vizinhança, no trabalho, escola e toda parte que haver interação humana. Precisa muita responsabilidade individual.
Está mais para uma utopia mesmo.
Mas podemos chegar perto um dia.
16/12/2020 22h09
Só se for democracia direta, a representativa é uma farsa.
anônimo
16/12/2020 17h51
Depende da " democracia" essa democrasia burguesa que impera no Brasil não tem como respeitar.
16/12/2020 22h57
Qualquer regime terá falhas, não existe um regime perfeito, as pessoas que fantasiam com isso, no entanto, dentre as existentes, a democracia é a melhor.

É claro que existem conceitos diferentes de democracia né, tem gente que vê a democracia apenas como um instrumento institucional, outros enxergam isso mais ao pé da letra.

De qualquer maneira, uma tirania nunca foi a solução de nada, a guerra pelo poder sempre existirá e a democracia é a única que consegue dar um pequeno freio nisso, mesmo que não consiga zerar totalmente ainda é alguma coisa.

Falando estritamente do Brasil, a democracia por aqui ainda é uma criança, temos uma constituição ruim e jovem, não é madura como a dos EUA por exemplo, então ainda estamos apenas começando a aprender viver em uma democracia.

Uma pena que o Brasil é um país elitista e corporativista, podia dar mais qualidade de vida a população se não privilegiasse uns em detrimento de outros.

Brasil é o tipo de país que mesmo em uma tremenda crise econômica, políticos aumentam salários e ministros vão viajar para o exterior com o dinheiro do contribuinte e compram o champanhe mais caro.
16/12/2020 17h17
Tão boa que, a cada eleição, o número de abstenções só cresce, mesmo com a obrigatoriedade do comparecimento às seções eleitorais.
Democracia, com informação descentralizada e distribuída, é coisa de otário.
16/12/2020 19h05
Autocracia é que não é.
anônimo
16/12/2020 19h01
A democracia é a pior forma de governo que existe, com a exceção de todas as outras. O problema é que em muitos países, como o Brasil, o que existe na prática é uma plutocracia. Então muitos acham que a democracia é ruim quando na verdade ela sequer existe realmente.
anônimo
16/12/2020 19h26
Você acha que as pessoas que vivem uma ditadura estão melhor que nós?

Olha a Venezuela, olha a Coreia do Norte...
16/12/2020 20h18
Não. Prefiro que só os ricos participem da política e democracia.
anônimo
16/12/2020 21h55
Pode não ser um sistema perfeito, mas é o melhor
anônimo
16/12/2020 17h16
Meu sonho é ser um ditador.
16/12/2020 16h58
Pra todos nunca vai ser bom, sempre vai ser ruim pra uns e bom pra outros