eles respondem
Advertência, suspensão, destituição de cargo em comissão, demissão e até cassação de aposentadoria. Tirando a magistratura, servidor público não é tão intocável quanto a maioria das pessoas pensa.
Sim. Apesas de cada órgão do governo contar com seu regimento interno, existe uma lei dos servidores federais (lei 8112), que tem expressamente prevista a Advertência. Caso você receba mais de 1 advertência, a punição aumenta (suspensão). Você pode ser demitido também.
Meu pai é funcionário público, e não ganha bem, diferente do que muitos pensam, uma minoria ganha muito bem, a maioria ganha bem mal (no caso do meu pai, engenheiro civil, não ganha nem o PISO salarial do recomendado pelo CREA).
Sim, se você faz algo errado, alguém está num posto acima do seu, e você recebe advertência.
(quando pensar em funcionário público que ganha bem, não pense em funcionário público, mas sim nos COMISSIONADOS, que são colocados lá por prefeitos, vereadores, deputados e por ai vai...esses sim ganha pra mais de 15..20k por mês)
EDIT: sei que não tem nada a ver a questão salarial com o tópico, mas é bom deixar claro...
Sim, são penalidades, a advertência, a suspensão e a demissão.
Na lei sim, na prática só se brigar com algum político ou amigo de político. Já tive colega que roubava, tinha tomado três sindicâncias, e nada de sequer perder o cargo, imagina ser presa.
Sim, com certeza. Pode ser denunciado inclusive pelo público externo, responde a processos administrativos e são demitidos.
Na empresa que eu trabalho, quando era pública, todo mês tinha relatório de demitidos, por negligência, dano, conduta...