So nao sei lidar em caso de morte, agora de restante acho que sou boa conselheira. Pelo menos bastante pessoas desabafam comigo seus problemas pessoais
Não. Às vezes a pessoa só quer que alguém a ouça. Tirar as palavras que estão presas. Já escutei muitos desabafos e depois, na maioria das vezes, a pessoa diz "só queria que alguém me escutasse". Não precisa de muito, só o ato de escutar, um abraço ou um "eu te entendo" já faz a pessoa se sentir muito melhor do que estava antes.
Eu faço o que deve ser feito... ouço, digo coisas positivas e depois mantenho contato e pergunto como as coisas estão na vida da pessoa. Quem ajuda é psicólogo ou a própria pessoa disposta a mudar
Eu sou bom pra dar soluções e conselhos, mas as vezes a pessoa só quer desabafar e não receber palpites, aí eu também fico meio que sem saber o que falar, vou só escutando e perguntando mais sobre.
Depende da situação. A coisa que eu mais sei fazer é ser amigo, mas sou igualmente sincero. Se vejo que o desabafo realmente tem fundamento, dou um grande apoio. Agora se percebo que é algo que a pessoa está fazendo a drama queen eu já pergunto logo: Mas e aí? O que dá pra fazer pra mudar a situação? Está fazendo algo pra mudar isso ou só vai ficar aí com drama?
Até dou sugestões de como eu agiria na situação. Se a pessoa não souber o que fazer ela pode tentar seguir a sugestão.
Só se eu ver que a pessoa não quer ajuda, mas sempre faço um esforço para prestar atenção em cada detalhe do desabafo e sanar todas as dúvidas que a pessoa tiver.