Não, a diferença não é essa. A diferença é a forma como a população encara o lucro e a riqueza. Para entender porquê o capitalismo deu certo nos EUA e aqui não, leia A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, do Max Weber.
Pelo visto o povo dos EUA não é tão mais inteligente que a gente. Elegeram esse tal de Biden aí, que mesmo com todas as provas possíveis ainda não foi preso por pedofilia. Pior, tão querendo é legalizar isso kkkk. Tenho é dó deles
Os portugueses já foram embora há 200 anos, e no Império tínhamos o PIB mais ou menos pela metade do dos EUA. Acho que já passou da hora de parar de culpar eles e ver que nós mesmos adoramos fuder esse projeto de país.
Os EUA também foram muito explorados pela Inglaterra, sobretudo na área comercial, inclusive foi um dos fatores que levou os americanos a declararem independência da mamãe Inglaterra na época.
Os americanos queriam mais liberdade comercial e menores taxas, enquanto os ingleses não aceitavam, isso foi estopim para a guerra da independência americana.
Os EUA se tornaram independentes com uma identidade própria, o povo clamava por uma república, por isso o país deu certo.
No caso do Brasil tudo foi por meio de golpes e mais golpes, desde a fundação dessa república fodida até o regime militar. O Brasil não conseguiu manter sua estabilidade política e social e isso se refletiu sobre a economia, por isso somos essa aberração que somos hoje.
Podíamos estar entre o top 3 dos países mais poderosos do mundo, disputando com EUA e China, mas o ego e a covardia misturadas com um tipo de espírito populista brasileiro não deixou isso acontecer. Por outro lado, fomos sucessivamente governados por pseudo-ditadores até então.
É a msm de ver os Emirados Árabes fazendo máquina de nuvens artificiais, China fazendo silos para purificação do ar e Japão fazendo comportas para quebrar um possível tsunami, e dps comparar com o Brasil se importando com BBB, fazenda, carnaval e futebol. Só n me mato por causa da depressão.