Mbg
1.04K  06/09/2016 14h26

No começo da universidade fui muito criticada pelos outros alunos da turma por cursar medicina na pública . Diziam que era injusto com os que não podiam pagar , que eu " roubei " a vaga de quem realmente precisava . Enfim , e hoje em dia meu irmão sofre o mesmo julgamento . Não me arrependo , seria hipócrita achar ruim economizar tanto dinheiro . E além do mais tive que estudar muito mais levando em conta que só havia 2 vagas na cota em que entrava .
Mas enfim , concordam com esse argumento de que pública devia ser algo para os menos favorecidos ?

elas perguntam
11 5
eles respondem
06/09/2016 02h20
Universidade para todos, sem cotas, sem racismo.

Eu já ouvi o absurdo, Se pobre for a faculdade quem vai fazer o serviço pesado?

Pode um coisa dessas?
anônimo
06/09/2016 13h52
Não sou a favor de cotas e não creio nessa lógica besta de menos favorecido ! Essa ideologia foi difundida através dos anos por questões políticas..entrou nas escolas pouco a pouco e hoje virou raiz na mente das pessoas assim como o comunismo que aos poucos foi inserido no ensino. Falar sobre isso requer um extenso e profunda análise.
Sou a favor de estudar e passar.
Lembre se o.direito é de todos e constitucional ..as cotas contrária isso e as pessoas não se liga.
06/09/2016 14h09
Acho que faculdades públicas deveriam ter mais vagas sim para pessoas que não tiveram os benefícios que você teve...

hoje o que acontece é que quem não gasta com escola pela infância (escola pública), tem que pagar a faculdade e vice-versa!... a família que tem condições de pagar um ensino de qualidade para o filho, poupa grana com a faculdade...
anônimo
04/09/2016 14h00
Não, a universidade é paga com impostos e todos pagam.
Mas na verdade não deveria existir universidade pública, esse é um tema que teria que escrever umas 500 linhas aqui.
04/09/2016 13h56
Se você estudou para estar onde está então isso não dá direito algum deles de te criticar. Não é porque você tem condições que é obrigada a cursar em uma privada.
anônimo
06/09/2016 01h01
Sim! Para os negros e pobres.
04/09/2016 13h52
Você fez as coisas do modo correto pra entrar na faculdade? Assunto encerrado.
anônimo
06/09/2016 04h29
Todos nós pagamos impostos.
05/09/2016 00h28
Pra mim eh inveja de quem nao consegue passar na publica.
04/09/2016 15h04
Se você entrou disputando 2 vagas de cota não vejo injustiça nenhuma, porque foi o próprio sistema que disponibilizou as vagas. Agora acho ruim, desprezível quem compra a vaga, é muita sacanagem usufruir do poder aquisitivo para comprar a vaga que seria de um pobre etc. Não é o seu caso então méritos para você. É normal sofrer esse tipo de preconceito, sim nesse caso qualquer um que tenha uma situação financeira mais favorável, está sujeito a críticas e julgamentos por parte dos demais estudantes (classe baixa e classe média).

O sistema deveria ser diferente para evitar isso e também a compra de vaga que rola muito principalmente na área de medicina. Há um tempo atrás o Fantástico passou uma matéria sobre isso. Estudantes que tem condições e declararam ter situação inferior, outros entraram de "peixada" e outros compraram suas vagas. Isso sim é ABOMINÁVEL. Seremos atendidos por bandidos e não é muito confortável saber disso.

No seu caso é totalmente diferente então não ligue e encare as críticas como espinhos que te farão triunfar nessa trajetória.

Espero ter ajudado!
anônimo
06/09/2016 02h01
Fico encima do muro sobre essa questão,
Pois é com o dinheiro de impostos de todos que as universidades são mantidas e por mérito seu de ter força de vontade e determinação em estudar muito pra conseguir seu objetivo de passar.
Mas pensando com a cabeças de quem não concorda, você poderia pagar uma faculdade com seu próprio dinheiro e deixar uma vaga para quem realmente não tem condições de pagar.
Mas tudo que é bom todo mundo quer, independente se for publica ou não. Um exemplo são os hospitais públicos, quem tem dinheiro não passar nem em frente. Na contramão tem as universidades publicas que são as melhores do pais então todos querem.
Dai fica uma concorrência desleal um aluno de escola particular que teve todo suporte possível de aprendizado disputar vaga em uma universidade publica com um aluno que veio da escola publica sucatida.
A culpa não é sua, tem muita coisa por trás de toda essa desigualdade.
Parabéns pela sua conquista.
elas respondem
04/09/2016 13h48
Foi criticada pq vc tem condições?
N entendi
Vc entrou em cota pra q ?

Eu tbm fui cotista, de escola pública...sou da periferia, negra e pobre e consegui um lugar onde é considerado da elite, n cursei medicina, mas independente do curso sabemos q tdo vestibular é mto concorrido.

Universidade pública n é considerada pra pobre e negro, na medicina então..nem se fala...difícil ver um negro....mas vamos invadir...hj sou graduada pela UFF é foi mto sufoco pra conseguir essa vitória...mas vamos q vamos...o lugar do pobre é na Universidade sim!

Vamis nos juntar a elite!
04/09/2016 13h52
Gata manda todo mundo se fuder.
As pessoas ficam discutindo sobre cota, e querendo tirar o seu prestígio que independente de ser cotista ou nn , vc teve sua dificuldade, e outra... A maioria que fica falando isso nem é a favor de fato do sistema de cotas.
Faz oq vc foi fazer lá e quem quiser que morda a testa
06/09/2016 03h58
Nao concordo, vc nao paga impostos? Voce tem direito de usufruir.
06/09/2016 00h53
Concordo que todos devem ter os mesmos direitos e condições para estudarem.
Se você entrou na universidade com seu conhecimento, o mérito foi seu e merece a vaga.
O que acho injusto é a desigualdade social do nosso país.
Infelizmente as chances de algum aluno da periferia e da escola pública ingressar numa universidade pública para cursar medicina são bem reduzidas em relação ao aluno que teve mais base, mais condições financeiras e sempre estudou em escola particular, por isso talvez as cotas sejam uma opção de diminuir essa relação de desigualdade social.
Acho que deveriam existir muito mais universidades públicas com muito mais vagas, para cada vez mais pessoas tenham acesso a educação de qualidade e consigam ter uma formação profissional.
06/09/2016 14h26
Não. Isso seria mais uma faceta do assistencialismo.
Sou a favor da meritocracia, por isso a necessidade de se investir na educação pública de base.