Meu pai tava me ensinando a andar de moto e a gente tava sem capacete andando pelo bairro, passou 1 viatura eu entrei na outra rua mas aí seguiram a gente, chegou apontando a quarenta na minha cara achando que eu e ele era marginal, já tirou a chave da moto e pediu pra eu e ele encostar na parede. Era uma policial feminina e um policial homem, a feminina ficava perguntando os nossos dados e o policial masculino verificando a moto. Ele pediu meu celular e começou a vasculhar WhatsApp, galeria, essas coisas. Sei que estávamos errados de andar sem capacete, mas é um bairro bem afastado e era de manhã, no final das contas ele foi gente fina, não multou meu pai mas a gente teve que voltar empurrando a moto. Só que eu me senti invadido porque ele vasculhou meu celular todo, me tratou como bandido e apertou minhas bolas com o antebraço na abordagem.

eles perguntam
9 14
elas respondem
anônima
13/01/2021 12h34
Se alguém já se negou a mostrar o celular a um policial, não acho que esse alguém esteja vivo para contar a história.
anônima
27/12/2020 13h12
Não
27/12/2020 13h16
Não, ele só pode fazer isso com autorização judicial
anônima
13/01/2021 16h23
Meu irmão disse que já mexeram no celular dele quando abordaram ele.
anônima
13/01/2021 12h41
Pode sim
13/01/2021 12h38
Claro que não. Como já disseram podem verificar o número do IMEI, mas entrar na galeria etc é invasão de privacidade.
13/01/2021 12h30
Não

Por isso eh importante ter senha no celular
anônima
27/12/2020 13h34
Podem pegar o celular sim para verificar o numero do IMEI e ver se o celular não é roubado. Não precisa de autorização judicial para isto.
27/12/2020 13h30
Acredito que não. Teria que ver jurisprudências, mas os comentários do pessoal fazem sentido.
eles respondem
27/12/2020 13h21
Não sei quanto a vasculhar aplicativos como WhatsApp e galeria de imagens, mas sim, podem vasculhar a procura do IMEI para saber se pode ser roubado, no caso, se o celular estiver sem senha. Com senha eles não podem te obrigar a desbloquear mas vão pedir para você informar o número. É uma abordagem extremamente comum em indivíduos sem capacete (e com celular sem senha). Coloque senha.
27/12/2020 13h28
Tecnicamente, ele não pode.
Mas experimente desobedecer um policial num lugar afastado sem ninguém olhando pra vc ver como é na prática.
anônimo
27/12/2020 13h30
Ele sentiu tuas bolas na abordagem e quis ver se no celular tinha nudes. Dá uma olhada se ele não adicionou o número dele nos teus contatos...
27/12/2020 13h11
Não pode
anônimo
27/12/2020 13h27
Ninguém é obrigado a fornecer informações pessoais para ninguém, a não ser que haja uma ordem judicial. Além disso, a Constituição assegura a inviolabilidade da segurança e privacidade do indivíduo. O policial não pode invadir a privacidade e acessar os dados do celular
27/12/2020 13h13
Pode sim, para de reclamar São Paulino.
27/12/2020 13h17
Porcos fardados
13/01/2021 16h24
Nao, era só ter se negado
anônimo
13/01/2021 16h23
Acredito piamente que não. Se ele suspeita que você estivesse cometendo algum crime ou que o aparelho fosse produto de furto/roubo, ele que o conduzisse à delegacia. Eu duvido ele fazer isso, pois iria passar vergonha com o Delegado, claro. Outra coisa, o fato de você mesmo desbloquear o telefone se confunde com aquela máxima jurídica de ninguém é obrigado a oferecer prova contra si mesmo.
13/01/2021 16h05
eu quebrei no pé deles
anônimo
13/01/2021 16h03
Não esse cara é miliciano
13/01/2021 16h01
Ele deve ver até seus nudes.
anônimo
13/01/2021 12h25
De acordo com a lei só podem pegar o celular para ver o IMEI para ter certeza que não é roubado, quanto a ver mensagens, fotos ou aplicativos isso é apenas com mandado judicial.
27/12/2020 13h37
Tirando a parte do celular. A abordagem foi certa