Acho que foi a vacina que mais sofreu preconceito e campanha negativa dentro do nosso território e, por ter origem chinesa.
Admito que gostei dos dados que foram apresentados na Turquia (91%), mas, tenho consciência que o grupo era menor e os testes foram obtidos em um tempo mais reduzido que o nosso. Sei que existe a necessidade de mais tempo para dar dados exatos, mas, acredito que ela já deva ter o necessário para ser considerada segura e, no mínimo, dizer que é melhor tomá-la que se arriscar com a pandemia. Os efeitos colaterais, até o momento, foram: dores de cabeça, dor no local da aplicação e nenhuma morte ou alergia séria (Se houve, não tive conhecimento!)
Ela pode proteger a pessoa de forma muito eficaz ou, pelo menos, de forma que ela não desenvolva o nível grave da doença e, consequentemente, o óbito. Em todo caso, já se sabe que ela vai estimular o corpo a produzir anticorpos de forma mais lenta, logo, as pessoas devem se precaver e esperar o tempo necessário para a mesma agir com eficiência no corpo...Não fiquem se expondo!
Não existe o mesmo nível e eficácia em todas as pessoas, pois, os sistemas imunológicos são distintos, mas, mesmo assim, estará mais protegido...só resta saber se a proteção dela é definitiva ou se irá precisar de novas aplicações, como a da gripe, no futuro (Duas aplicações já estão confirmadas).
Você poderá estar produzindo anticorpos no seu corpo, mas, a vacinação não acontecerá de um dia para o outro, logo, estar imune não impede a pessoa vacinada de passar vírus para os outros que não estejam...Não façam besteiras antes que estejam seguros!
Não vejo necessidade de obrigar o povo a se vacinar, pois, será impossível atender a uma demanda tão grande e, aos poucos, a vacina poderá conquistar a confiança da população.