Cara, vocês tem 12 anos de casados, duas filhas, é óbvio que em vários momentos a coisa esfriou, ou houve algum distanciamento, e nesses momentos sempre há a busca de preencher o vazio com a atenção de outra pessoa. Não é maldade na imensa maioria das vezes, embora pode terminar em. Tu tem 40 anos de idade, é pai, devia saber disso, até pra não ser um pai doido pras tuas filhas projetando nelas essa tua insegurança.
Se fosse o caso de ser um gurizão, evidentemente seria o que o
@Gambler falou. Ela tá bem no começo da idade da loba, querendo ser elogiada, chamada de linda, gostosa, e não dá pra fazer isso com amigos ou colegas sem parecer que ela quer dar pro cara, nem na tua frente, porque nenhum cônjuge aceitaria isso como uma "necessidade", é natural. Por isso escondeu e não falou abertamente que tinha um amigo ou algo assim. Nesse caso, o risco de traição seria sexual, e teria que ter outros fatores pra isso, sobre a rotina de vocês, mas pelo que tu descreveu não é o caso.
Porém, sendo ele um homem de mais de 50 anos, é um sinal de que ela sente uma forma muito complexa de carência, a emocional. Está sentindo falta de referência. Provavelmente algo a está pressionando, a maternidade, ou este ano que foi pesado pra todo mundo, e ela encontrou alguém que a ouviu de uma forma que tu não está ouvindo. Duvido que ela queria "dar" pro cara, embora a intimidade possa levar a isso.
Veja que ela confessou que era apenas "pra ser elogiada". Isso diz muito. Ela alegou algo mais banal e inclusive algo mais explicitamente sensual, porque ela jamais se sentiria segura pra te dizer que precisa de mais presença tua, de marido, adulto, mais das filhas dela, na vida dela. Não tenho dicas pra dar, isso é coisa de revista. A vida é de vocês. Mas espero que tu reflita sobre isso e veja se há um ângulo pelo qual tu não conseguiu observar essa situação péssima.