eles respondem
Salário mínimo não faz sentido do ponto de vista estritamente econômico. É algo que só pode "existir" com a distorção da oferta e procura. Mas é socialmente positivo, porque ele tende a distribuir pra mais pessoas um mínimo necessário pra sobrevivência, embora a conta seja terrível de fechar em um país que não é muito rico. Apesar do a CF diz, no Brasil real ele só serve pra isso mesmo, sobrevivência. É fácil a Alemanha definir um mínimo de 2 mil euros (chutando). Eles tem mais dinheiro e uma população muito menor e mais qualificada para o trabalho.
É uma piada pq é a maior máquina de desemprego que inventaram. O salário mínimo foi adotado primeiramente na África do Sul, servia para tirar os negros do mercado de trabalho, e como eles faziam isso? Ofereciam um salário mínimo pra todos eles. Só os empresários com uma coisa ou outra na cabeça contratavam negros mesmo assim com um valor inferior ao salário mínimo. O que vai aumentar o seu poder de comprar é o valor da moeda. Então é só explodir o banco central, parar de imprimir dinheiro ou melhor acabar com dinheiro sem lastro e voltar ao padrão ouro ou prata, talvez até às cryptos moedas de agr por elas terem uma expectativa inflacionária de 0.
Tem duas coisas distintas na sua comparação: o salário realmente é baixo e o preço das coisas aqui é mais caro (custo Brasil + lucro Brasil). Lá Corolla é carro popular, aqui é luxo.
Salário mínimo deveria ser zero.
Isso causa distorção de preços de produtos e serviços, além de contribuir com aumento de desemprego já que a maioria dos empregadores é de pequenas empresas, sem grandes condições de pagar um salário padronizado com as grandes. Antes ganhar 500 reais do que não ganhar nada estando desempregado.
E um player a menos é um aumento de preços (não de valor) a mais.
Quanto mais dinheiro circulando sem a produção de valor equivalente, menos ele vale. É por isso que existe a inflação que afeta muito mais o pobre do que o rico, junto com impostos, regulações e taxações estatais.
Outra coisa, não venha com essa de "exploração". Ninguém é obrigado a trabalhar para ninguém, a escravidão já acabou faz tempo (ao menos a não estatal). Já estão bem adultos para tomarem as decisões por si só. Se acha pouco o que ganha, deixe sua vaga para quem aceita.
O povo é burro e preguiçosos
Pode se dizer alienados por não buscarem seus direitos
Eles são poucos e nós somos muitos
O que determina a quantidade de riqueza de uma sociedade não é a quantidade de "dinheiros" , vide Venezuela, e sim o poder de compra das pessoas, nos EUA não só o salário médio é maior como tudo custa muito menos em relaçao ao que vc ganha. Aumentar o salário mínimo na canetada só vai gerar inflaçao e desemprego.
O salário mínimo distribui de forma igualitária a renda, porém ele não recompensa o verdadeiro potencial do trabalhador.
Nossas riquezas são muito mal geridas e, principalmente, muito mal distribuídas. E não adianta culpar só o governo pela má gestão do dinheiro público, porque o povo tbm sempre segue a lógica do "jeitinho brasileiro", todo mundo tenta se dar bem em cima dos outros, não temos uma noção bem construída de sociedade ainda.
Veja essa notícia do STF gastando mais de 1 milhão pra comprar lagostas enquanto, segundo o IBGE, 11 milhões de brasileiros passam fome:
https://veja.abril.com.br/politica/stf-faz-licitacao-de-r-11-milhao-para-comprar-lagostas-e-vinhos/
Deve ser porque alguns comediantes votam nos mesmos palhaços de sempre
Economia é complicada, nd é tão simples assim, vai olhar o PIB dos EUA e compara com o do Brasil, não tem nem comparação,lá tem indústria de ponta e nosso país ainda é agrário
Nunca vi um gringo rindo do salário mínimo dos brasileiros.
Na prática, o Brasil nem tem salário mínimo depois da reforma trabalhista. Contrata sob disponibilidade e paga só o horário específico de trabalho, com o resto que estava disponível não pago. No fim do mês pode assinar carteira pagando bem menos de um salário mínimo.