Você prefere que seu filho estude em um colégio comum ou militar?

eles perguntam
1 6
elas respondem
anônima
02/01/2021 15h02
Não sei
Sempre estudei em colégios de freiras
eles respondem
02/01/2021 15h10
O fato do colégio ser civil ou militar não importa na qualidade da educação. O que importa é o quanto de investe por aluno a cada ano em cada instituição. Como o exército investe R$ 19mil por ano por aluno nos colegios militares e as escolas públicas aplicam R$ 6mil por ano por alunos, aqueles colégios acabam oferecendo melhor qualidade.
https://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,estudantes-de-colegio-militar-custam-tres-vezes-mais-ao-pais,70002473230#:~:text=Cada aluno de colégio militar,passam dos R$ 10 mil.
anônimo
02/01/2021 15h42
Sou ex aluno de colégio militar (não, não sou filho de militares, entrei por concurso). O ensino dos colégios militares é excelente (vi assuntos de faculdade no CM, por exemplo) e seria uma honra um filho meu, uma filha minha estudar em um colégio com tamanha estrutura e envergadura de alicerce para a base do futuro dos ex alunos. A imensa maioria dos ex alunos de CM's são pessoas com sucesso profissional em suas áreas.

Porém, ainda que haja os milicos saudosistas de plantão, o ensino dos colégios militares não possui o destaque por ser militar. Não é o "espírito garança" que sustenta, mas sim um tripé : estrutura física e esportiva; professores qualificados e bem remunerados; alunos pré selecionados ou desde cedo no mundo do colégio.

1) Estrutura : os alunos possuem acesso a diversos clubes (xadrez, matemática, atletismo...), grêmios (artilharia, infantaria, cavalaria), banda, cursos voltados para olimpíadas de conhecimento, carreiras militares, vestibular...esportes (natação, futebol de campo, futsal, atletismo, vôlei, basquete...)...

2) Professores qualificados e bem remunerados : Há os professores militares (ocorre seleção) e os civis (ingressam através de concurso público). Professores de CM são professores federais. Ganham o mesmo que um professor de Universidade e há o incentivo à qualificação. Muito comum termos doutores ensinando

3) Alunos pré selecionados ou que estão no convívio faz tempo. Os alunos de filhos de militares recebem aquela estrutura desde pequeno, os filhos de civis já passam por uma seleção monstruosa de concorrência em que só a nata da nata ingressa. Já são alunos "prontos" ou com bagagem. Da turma que entrou comigo, só eu não vinha de uma escola particular top de linha.

Reafirmo que é esse tripé que diferencia pois colégios vinculados às universidades federais (onde dizem que só tem baderna e maconheiro) possuem desempenho semelhante ou até melhor que os CMs. E possuem o mesmo tripé. É até sacanagem comparar CM com a maioria dos
02/01/2021 14h42
Estudar em casa é melhor que escola pública, estudar na calçada é melhor.
anônimo
02/01/2021 14h43
Nunca estudei em um colégio militar, não teria cono opinar. De qualquer forma, tenho aversão a autoridades, acho que só me foderia em um local desses.
02/01/2021 14h50
A questão não é ser militar, confessional ou pública. A questão é investimento e estrutura. Não existe uma metodologia de ensino militar. Ademais, tente universalizar o ensino militar; uma escola aqui e outra ali com alunos oriundos de uma peneira é lindo, mas tenta abarcar uma coletividade extremamente heterogênea... A questão tem de ser devidamente posta. Ah, e sou um defensor da escola pública e universal!