Sei que esse assunto não é um dos focos do site, mas não custa tentar ver se consigo a resposta de alguém que saiba como ajudar. Estou quase concluindo o curso que sempre sonhei, na faculdade federal que sempre sonhei, porém não sei se vou conseguir levar meus outros sonhos adiante, como o de fazer mestrado, pois não participei de nenhuma bolsa, nem de monitoria, nem de pesquisa e nem voluntária durante o curso, ou seja, meu currículo é vazio. Durante o início e o meio do curso passei por todo tipo de problema, morte de familiar, doença de familiar, depressão, e mesmo assim continuei o curso indo nas aulas e fazendo o necessário pra passar. E agora estou no final do curso e não aproveitei as oportunidades, pelos motivos que eu citei anteriormente. Eu sei que eu deveria ter me esforçado mais, mas eu fiz o máximo que eu pude naquele momento. Vou formar no final do ano, ou seja, não vou conseguir colocar experiências no currículo durante a faculdade. Será que dá pra conseguir entrar em um mestrado na federal depois mesmo assim, com o currículo inexperiente? Ou a concorrência certamente vai me derrubar?

elas perguntam
3 7
eles respondem
05/01/2021 22h29
Depende da forma de avaliação para entrar...
Quando eu entrei, o que me ajudou, foram as monitorias que fiz, palestras que assisti e até cursos em EAD que eu fiz ao terminar a faculdade.
06/04/2021 02h22
Olá, estou exatamente igual a vc!!!! No meu caso, eu estou me formando em química, sonho em ser pesquisador, mas sempre levei pau nas matérias, e isso me impedia de conciliar uma iniciação com a graduação. Estou estudando pra algum eventual processo seletivo. Como vc está no momento? Gostaria muito de saber
anônimo
06/04/2021 06h55
É possível
elas respondem
05/01/2021 22h15
Nossa, estamos na mesma situação, a única diferença é que não perdi nenhum parente. Mas, um orientador pode dá um empurrãozinho. No meu lattes tem palestras, mesas redondas que participei como ouvinte e um curso que ministrei online. Eu até consegui uma bolsa voluntária para a iniciação científica, mas estou com o TCC batendo na porta para defender, então não queria me comprometer com outras coisas.
Sei que para ser classificado no mestrado você passa por etapas. Eu me inscrevi em uma prova de proficiência em Língua estrangeira que contava para a pós, mas por conta da pandemia acabaram cancelando. No mestrado você precisa apresentar um projeto que será avaliada por um banca e também tem um edital de uma prova, exige a leitura de alguns livros e etc.
05/01/2021 22h03
No lugar onde me formei, a professora disse que iniciação científica contava, sei lá, 3 pontos, e extensão 1 ponto. Dá uma olhada nisso. Se ainda não fez seu curriculo lattes, faça. Geralmente pedem pra mestrado e afins. Coloca lá. Tem coisa que a gente acha banal e não coloca, mas é bom por.

Ah, só explicando melhor: eu disse que ter participado de coisas do tipo (principalmente iniciação científica) pode dar pontos, mas não significa que quem não fez é reprovado, entende? na federal daqui isso é só classificatório, não eliminatório. Tem gente que não tem e passa pro mestrado.
anônima
05/01/2021 22h19
Olha no edital quantos pontos vale cada experiência acadêmica. Eles vão olhar tbm sua nota da prova, o projeto. Bolsa tá difícil
anônima
05/01/2021 22h35
Quando eu tentei exigiam experiência profissional, como era recém formada não consegui. Tinha experiência de iniciação científica e estágios. Cada comissão tem critérios de avaliação diferentes, uma opção é pedir para assistir as aulas como ouvinte para ir conhecendo os professores e depois quando conseguir entrar no mestrado, pede reaproveitamento das matérias cursadas.
06/04/2021 02h29
Acho que depende da faculdade, na minha acho que é quase impossível entrar sem essas experiências. Tenho colegas que foram monitores, ic e um monte de outra coisa e não foram muito bem na classificação, mas não custa nada tentar.
anônima
06/04/2021 02h40
Não li, desculpa.
anônima
06/04/2021 09h59
Não sei