Isso se chama responsabilidade o que as pessoas deveriam fazer, arrumar um emprego se sustentar sozinho para depois ir para baladas e curtir a vida, não engravidar cedo, virar pai e não ter 1 real para sustentar o seu filho.
Achei a sua pergunta com muito viés do que você acha ser ruim.
O problema é o machismo impregnado na sociedade. Mas faz parte né, queira ou não vivemos por milênios em que os homens ditavam as regras e trabalhavam, hoje a coisa virou e todo mundo faz, independente do sexo.
Respondendo à questão com uma simples frase: machismo puro e simples, algo que sempre impregnou de forma profunda a sociedade brasileira e que só muito recentemente começou a mudar; no entanto, eu suponho também que, a partir da pergunta feita, a autora da mesma implicitamente aceitaria uma situação contrária, ou seja, a mulher bancando o homem, talvez como um sinal de modernidade. Coincidentemente eu no momento estou numa relação assim, em que minha namorada, por ter uma renda duas vezes e meia maior que a minha, banca quase tudo e pelo visto continuará bancando depois que nos casarmos.
Provavelmente de "mandar" em tudo que diz respeito a ela, já que ta bancando.
No caso estou falando de bancar, quando o cara impede a mulher de trabalhar.
Sobre a primeira frase da descrição, eu não entendi :v