Eu tô fazendo terapia, é pelo SUS. O psicólogo é ótimo, ele tem me ajudado bastante a lidar com um trauma forte que tenho mas tem uma questão que me atormenta bastante. E se eu toco no assunto ele não dá muita importância.
Ele corta o assunto e logo foca no trauma que eu tenho. Trauma esse que já tá quase curado. (Sofri abuso na infância!)
O meu problema é minha dificuldade em ter relacionamentos. Ás vezes acho que ele não quer me ajudar nisso, que ele acha irrelevante.
Só que eu me sinto pronta e quero tentar ter um relacionamento com alguém.
Será que devo falar com ele abertamente que quero resolver isso?
Ou devo continuar deixando ele escolher o foco da minha terapia?

elas perguntam
5 5
eles respondem
anônimo
14/01/2021 14h07
Não deve ser a especialidade dele.
14/01/2021 14h09
Insista que ele te ajude nisso, mostre a ele que isso é de extrema importância pra ti.
14/01/2021 14h24
Sim, seria bom que vc falasse pra ele exatamente o que vc falou pra gente. Se quiser, tira um print daqui e manda pra ele. Eu não sei quem deveria escolher o "f'oco" da terapia, ou mesmo se faz sentido fazer essa escolha. (A que eu faço por exemplo, parece q cada dia tem um foco diferente).
O outro aspecto é: se você se sente pronta para ter um relacionamento, go for it! O terapeuta não é q nem um médico que vai te aconselhar ou proibir de fazer certas coisas. A ideia é vc viver sua vida como se não estivesse fazendo terapia, fazendo suas próprias escolhas, e na hora da terapia vc ter alguém pra refletir sobre as experiências vividas.
anônimo
14/01/2021 14h18
Acho que é melhor falar... E se ele continua da mesma forma você troca de psicologo.

Minha opinião: tem psicólogo q vai ligar tudo de ruim da sua vida com seu trauma... E as vezes n tem nada a ver
anônimo
14/01/2021 14h31
Por isso que não uso psicólogo do SUS. Melhor não ir e eles não serão atrapalhados por mim.
elas respondem
14/01/2021 14h13
Fale para ele que você quer conversar sobre isso, a escolha é sua sobre as coisas importantes que quer tratar. Caso contrario muda de psicólogo, só que o próximo vai começar a te conhecer e esse já sabe.
Veja qual é a melhor opção.
anônima
14/01/2021 14h14
Não sou psicóloga, mas sei que existem muitas abordagens para a terapia, o fato dele querer focar no trauma me faz pensar que ele segue a abordagem da psicanálise que é ficar cavando o subconsciente até achar pistas do que pode estar causando o problema. Existe também a Terapia Cognitiva Comportamental, que pra mim é mais prática, pois foca em mudar comportamentos para ter outros resultados.
Talvez vc pudesse perguntar pra ele se é possível trabalhar as duas frentes.
14/01/2021 14h12
Uma vez comecei a chorar na terapia, minha psicóloga pegou um lencinho e me deu, pegou outro e começou a cutucar os ouvidos, parava de tempos em tempos e olhava o papel. Até hoje não sei se ela ouviu o que eu dizia.
anônima
14/01/2021 14h15
Ele está focado no problema do trauma, o resto você própria tem de se ajudar. Ou você quer o um psicologo do SUS te ajuda a conseguir um relacionamento?
anônima
14/01/2021 14h07
obs