Jogar a culpa só no Governo é fácil mas milhares descumpriram as recomendações da OMS
Então todas essas pessoas contribuiram pra isso
anônima
17/01/2021 18h57
Dê uma olhada nas notícias abaixo e me responda você.

1) Gripezinha, cloroquina, fim da pandemia: 10 informações falsas ditas por Bolsonaro sobre a covid-19 em 2020
https://www.google.com/amp/s/piaui.folha.uol.com.br/lupa/2020/12/30/informacoes-falsas-bolsonaro-covid-19/amp/

2) Pesquisadores citados em plano de vacinação da covid 19 dizem que não deram aval a documento
https://www.google.com/amp/s/www1.folha.uol.com.br/amp/cotidiano/2020/12/pesquisadores-citados-em-plano-de-vacinacao-da-covid-19-dizem-que-nao-deram-aval-a-documento.shtml

3) Bolsonaro diz que compra de seringas está suspensa por aumento de preços
https://www.google.com/amp/s/www.cnnbrasil.com.br/amp/saude/2021/01/06/bolsonaro-diz-que-compra-de-seringas-esta-suspensa-por-aumento-de-precos

4) Exposição de roupas de Bolsonaro e Michelle teve custo de 50 mil seringas
https://www.poder360.com.br/governo/exposicao-de-roupas-de-bolsonaro-e-michelle-teve-custo-de-50-mil-seringas/

5) Governo elevou taxa de importação de cilindros antes do colapso de Manaus
https://www.google.com/amp/s/www.cnnbrasil.com.br/amp/business/2021/01/15/governo-elevou-taxa-de-importacao-de-cilindros-antes-de-colapso-em-manaus

Estas são apenas algumas das manchetes que exemplificam a dimensão da culpa do Governo Federal pelas mortes por covid. A culpa é inestimável. Não há uma nota que se possa dar.

E a quem está tentando transferi-la para os indivíduos que não respeitaram a quarentena, um lembrete: não existe quarentena/isolamento social sem política econômica que permita que as pessoas possam, de fato, ficar em casa. Sem renda básica, renda cidadã, sem garantia de emprego...

Portanto, NÃO, o entregador de aplicativo que esteve exposto ao vírus de todas as maneiras imagináveis por não ter deixado de trabalhar um dia sequer no ano de 2020, e resolveu se reunir com a família no Natal, jamais terá a mesma responsabilidade que esse governo inapto, genocida e negacionista. Tentar equiparar os dois é desonesto.
16/01/2021 17h53
Nenhuma!
Não votei em Bolsonaro nem apoio o governo, porém gosto de ser realista
16/01/2021 17h28
Em linhas gerais, 8. Os poderes são responsáveis por obrigações distintas, e no caso do poder executivo, embora seja autônomo e independente, é quem executa (como o próprio nome já diz) medidas e recursos. Ainda assim, os poderes também têm funções atípicas, ou seja, cada um tem um pouco de obrigação dos outros poderes, o que chamam de freios e contrapesos.
Por mais drástica que fossem as medidas que poderiam terem sido impostas, iriam depender da população - omissa em sua maioria - e de sanções para descumprimentos. No caso do nosso país, a situação econômica é um ponto complicado que também influenciou nisso (medidas mais "brandas"), mas nem vou entrar na questão.

Quanto a situação no Amazonas, 10. Se o Estado não tem meios para garantir a saúde da população, é obrigação da União intervir.
16/01/2021 17h02
O Judiciário pertence ao Governo Federal, então 5.
16/01/2021 22h13
5 culpa do governo e 5 por conta da populaçao
16/01/2021 22h10
8 o resto é do povo
anônima
17/01/2021 19h43
Todo mundo errou!
A população descumpriu as recomendações de distanciamento e a utilização de máscaras
O presidente cansou de fazer desfeita das recomendações de segurança e, incentivou o uso de medicamentos que já se mostrarão pouco eficientes no combate contra a covid, mas, até a Europa e os EUA, no desespero ou na má fé, utilizaram medicamentos como a cloroquina, a hidrocloroquina e o Remdesivir...Hoje, se provaram ineficazes!
O problema é que Bolsonaro continua com o mesmo discurso em relação a cloroquina e, faz pouco caso de possíveis ajudas (coronavac)...Fora o preconceito contra os chineses!
Em todo caso, não faltou orientações para o povo não utilizar certos medicamentos, mas, os próprios médicos estavam receitando!
O jornalismo não deveria dar nomes dos medicamentos que estão sendo pesquisados, pois, de certa forma, incentivou o povo a utiliza-los, com comprovação ou não.
Eu não sei até onde o Governo Federal errou, pois, Governadores e prefeitos receberam verbas para combater a pandemia, logo, todos poderiam ter fornecidos planos para combater a crise que vivemos!
Falta de seringas, de agulhas, de vacinas, oxigênio e hospitais pouco equipados deveriam ter sido prioridade a muito tempo. Não faltam denúncias de desvios de dinheiro no Amazonas!
Não tenho como passar a mão na cabeça do Governo Federal, mas, muitas responsabilidades estão sendo jogadas na cabeça errada.
3,7 do Governo Federal; 3,7 do jornalismo, dos governos Governamentais e municipais e 3,6 da população em geral, pois, não fizeram a sua parte, não cobram, não procuram estudar, não se informam e fazem questão de votar nos piores.
eles respondem
anônimo
17/01/2021 20h28
10.
8.455.059 casos, 209.286 óbitos.
Sendo realista, a pandemia iria atingir o país, com força, mesmo que se o governo federal tivesse feito, o que se espera de um governo normal.
Mas, os números seriam menores.
Que seja um apenas.
A vida dessa pessoa, tem importância para seus entes queridos.
Logo, é criminoso.

Isso vale para desrespeito da população com as medidas restritivas.

anônimo
16/01/2021 17h29
Zero ppha. Nenhum país tem culpa a não ser a China que omitiu desde o começo a gravidade do problema e deixou os chineses ainda pegarem voos internacionais.

O governo pode não ser o que todos esperam na questão de gestão, mas não da para botar culpa de um vírus fatal em cima de qualquer outro a não ser o governo da China.

Quem falar o contrário é jumento. Nem o melhor candidato que qualquer um aqui possa ter em mente iria impedir isso, não é algo que dependia de outro país.
anônimo
16/01/2021 17h25
Só observo o povo querendo que o governo tranque todo mundo em casa, mas ao mesmo tempo reclamando das empresas fechando kkkk

Parece que n viram as crises econômicas que mataram mt gente.
16/01/2021 17h07
10 - Governo mais incompetente que esse, nem a Dilmanta a pior presidenta desse pais conseguiu...

""Eu sou o único político que causa aglomeração nesse país, TÁ OK!!!! hahahahahaha""
Realmente o problemas do Brasil somos nós.. Tem como salvar mais essa porra não..
16/01/2021 17h04
No Amazonas, 11
anônimo
16/01/2021 17h05
16/01/2021 17h37
10, nota 10 com louvor. Acho que já somos os melhores do mundo no percentual de mortes/população.
17/01/2021 19h02
Os mesmo idiotas que culpam o governo federal pelas portas do covid, são os que isentam a culpa da China pela propagação do vírus.

De 0 a 10, quero mais é que vocês tomem no cu de vocês! Forte abraço
16/01/2021 17h47
Pelo menos 5. O governo é inconsequente e o povo é retardado
anônimo
16/01/2021 17h23
Que pergunta mais idiota.
16/01/2021 20h58
50% do governo federal porque podia ter feito muitas coisas lá no comecinho.

Mas os outros 50% é do povo, dos governadores e dos outros poderes que ficaram de braços cruzados apenas olhando para a omissão do governo federal.

Inclusive o Carnaval nem devia ter acontecido em 2020, mas aconteceu por leniência dos estados.

O fato é que tá um monte de gente fazendo cagada mas procurando alguém para culpar. Uns querem culpar 100% a China e outros querem culpar 100% o presidente.
anônimo
16/01/2021 17h00
0 tão tentando sabotar o governo do mito
anônimo
16/01/2021 18h46
Tem 33.33% da culpa.
16/01/2021 17h59
Eu não quero nem saber dessa merda
anônimo
16/01/2021 17h12
Acho que o maior culpado é o povo que não tem um pingo de empatia pelos que estão morrendo e continua a lotar bares e não seguir o distanciamento social. Muita gente culpa o governo pra tirar a responsabilidade de si
anônimo
17/01/2021 20h11
Todos têm culpa pela escalada do Covid-19.

1 - Hidroxicloroquina, é uma imundície o que o ser humano é capaz de fazer para provar sua "razão" quando os fins são políticos e financeiros.

Quem não é lá muito idiota, entendeu desde o princípio que a Hidroxicloroquina e a Cloroquina NÃO REDUZEM A CARGA VIRAL, reduzem a resposta exacerbada do organismo que produz o colapso, exatamente como qualquer doença auto imune.

Apesar de ser uma besta, Bolsonaro tomou uma atitude que eu tomaria, mandou o exército produzir a droga em larga escala, e aí, por oposição todos foram pesquisar os efeitos da droga SOBRE O VÍRUS. Ora, Hidroxicloroquina é um corticoide, e qualquer criatura diferente de uma ameba é capaz de entender que não atuaria sobre a carga viral.

Sobre os efeitos colaterais da Hidroxicloroquina e da Cloroquina, com a OMS desaprovando seu uso, o medicamento empregue para conter a resposta exacerbada do sistema imunológico são a BETAMETASONA e a DEXAMETASONA, igualmente cortióides que estão sendo receitados.

Seriam a Betametasona e a Dexametasona drogas mais seguras que a Hidroxicloroquina? Vejam vocês mesmos:

https://consultaremedios.com.br/betametasona/bula/reacoes-adversas.amp

https://consultaremedios.com.br/dexametasona-farmace/bula/reacoes-adversas.amp

2 - Elevação da taxa de importação de cilindros, outra sujeira feita para enganar trouxas! O governo zerou a alíquota para importação desde MARÇO! O que a massa de manobra não sabe é que cilindros são reaproveitáveis e sua vida útil é indeterminada sendo obrigatória sua testagem de 10 em 10 anos conforme regulação do Inmetro. Logo, de Março para cá, conforme a expansão da curva de contaminação, uma gestão responsável teria comprado cilindros baseado na primeira onda.

Três semanas atrás e provavelmente esses pseudo cilindros que poderiam ter sido comprados com isenção não estivessem nem no pátio da Aduana.