Terminei a faculdade de Sistemas de Informação em 2019 trabalhei durante um ano na área de Desenvolvimento de software e agora estou desempregado.

Antes eu trabalhava a 6 anos em um escritório que foi o meu primeiro emprego graças a indicação de um amigo e alguns conhecimentos que eu tinha sobre design gráfico e web.

Era um trabalho estável e CLT porém com um tratamento horrível por parte de alguns chefes e sem crescimento profissional nenhum, me senti estagnado e acomodado por isso saí de lá.

A maioria das pessoas de lá diziam que não valia a pena fazer faculdade que era perda de tempo, que emprego está difícil e que conhecem muita gente que tem formação e está desempregada. De fato a maioria lá só tem o ensino médio e olhe lá, nem técnico possuem.

Mas agora estou começando a duvidar das minhas escolhas e ter um sentimento ruim, até porque nem minha família me apoiou na decisão de tentar alguma experiência na área de formação. Eu só queria ter uma profissão, uma identidade e não apenas trabalhar por trabalhar e ser tratado igual um animal todo dia.

Não sei se devo desistir e tentar voltar ao meu antigo emprego e ir fazendo bicos fora do horário de trabalho para ter alguma habilidade e mais. Não sei se foi uma boa decisão ter feito faculdade e ficado igual um otário estudando nos finais de semana e feriados.

eles perguntam
2 2
elas respondem
anônima
22/01/2021 20h32
Preguiça ler isso tudo
22/01/2021 20h33
Já que você concluiu sua graduação, enxergue isso como um ponto extra, uma chance a mais de não se ferrar na sociedade. Pelo menos experiência de fazer uma faculdade, de viver nesse ambiente e ter contato com outras pessoas já conta. Se você fosse começar uma faculdade, eu pessoalmente te recomendaria a pensar mais um pouco e fazer maiores análises do mercado. Hoje em dia com pandemia e "novo normal", nem medicina (que parece ser a única que realmente compensa atualmente) recomendaria fazer. Só o estresse te fritaria em questão de meses, por mais que a remuneração seja boa. Por ora seria melhor guardar o dinheiro de uma mensalidade numa reserva e ir acompanhando o andar das coisas, ainda mais daquelas que você já sabe como funciona. É extremamente interessante, se não até mesmo vital optar pelo que vai torrar menos sua saúde mental. Vai por mim, você não vai querer saber o que é viver chapado de diazepam ou fluoxetina devido transtorno de ansiedade e depressão, que causam insônia, pensamentos suicidas, ataques de pânico (o que é extremamente comum tanto entre professores quanto alunos de faculdade). Entendi o que você quer dizer e realmente, sua ideia não necessariamente precisa de uma graduação. Mas hoje em dia não importa a opção que você escolha. Não é nem de longe um bom período pra ficar arriscando em planos com garantias borradas de sucesso. Foque no que já está mais fácil e prático, sobretudo estável pra você.
eles respondem
anônimo
22/01/2021 20h17
Iup
22/01/2021 20h36
Achar que faculdade vai garantir alguma coisa já está uns 50 ou 60 anos atrasado em relação a realidade, só medicina e mesmo assim quem é que pode se dar ao luxo de 9 anos estudando como cachorro sem trabalhar? Paciência, perseverança e boas relações sociais = 90% do que importa. E um pouco de sorte, porque a coisa tá feia no Brasil.