Tipo tem vaga pra pouca gente. Pouquíssimas pessoas passam. As vezes as pessoas estudam o ensino médio todo e não consegue passar a não ser que faça cursinho.

elas perguntam
17 13
eles respondem
24/01/2021 01h18
Eu fiz pela primeira vez, estudei bem menos q muitos e não achei um nível tão alto assim, é só um filtro msm, para de inventar desculpa
anônimo
24/01/2021 11h22
Definitivamente não! o Enem é, a exemplo do que eram oe vestibulares que ele visa unificar, a declaração universal de incompetência do Estado Brasileiro no cumprimento de uma das suas obrigações fundamentais. Não é uma questão subjetiva - antes que me chamem de esquerdista - está na constituição junto com saúde e segurança.

A transformação do Brasil passa essencialmente pela maior oferta de vagas na formação acadêmica de ensino público ou uma política de subsídios à formação dos cidadãos em instituições privadas, PPP's, enfim.

No entanto, na contramão da demanda de ensino de qualidade para a possibilidade de aproveitamento do conteúdo científico constante da grade acadêmica, o processo de ensino público de conteúdo fundamental e médio ao longo dos últimos 24 anos optou por apenas formar em quantidade para cumprir o que preconiza a Constituição Federal.

Como resultado, temos uma inversão no processo de distribuição de vagas de ensino público, onde quem vem da rede pública de ensino fundamental não consegue ascender às cadeiras de ensino acadêmico. Outrossim ainda há outra questão de igual gravidade, a incapacidade de acompanhar o ensino acadêmico por conta de déficit de aprendizagem nos níveis fundamental e médio.

É a face mais cruel da desigualdade social, porque é ela que atua como motor na segregação econômica e perpetua a pobreza já que nega aqueles que mais precisam da universidade pública o acesso ao conhecimento, causa o turnover (abandono) elevadíssimo em universidades particulares e aqueles que conseguem concluir o curso, mesmo "formado" o nível de aproveitamento do conhecimento acadêmico é em geral baixo, motivado por facilitações das políticas individuais de aferição de conhecimento por instituições que visam simplesmente formar mais visando a expansão de seu marketshare com foco na expansão de valor da "empresa", digamos assim.
24/01/2021 02h35
Parece ser uma prova muito subjetiva.

Os caras corrigem a primeira e a ultima questão e deduz o resto. Assim é complicado.

Já vi gente que passou nisso, mas comete erros crassos de português.
anônimo
24/01/2021 11h10
Não é uma perda de tempo por que te ajuda a entrar na faculdade mas a prova é muito chata só tem texto naquela porra
24/01/2021 08h47
Se não fosse essa "perda de tempo" eu jamais teria condições de entrar numa faculdade. Tive que fazer cursinho porque meu ensino médio foi um lixo, mas pra pagar o cursinho eu gastei a grana que guardei quando tinha 15/16 anos, a grana da minha CNH hahaha
Fiquei liso, mas consegui minha vaga e de quebra o orgulho de ser o primeiro da minha família a entrar no ensino superior.
Pra mim, não foi perda de tempo.
anônimo
24/01/2021 01h08
Isso é desculpa pra quem não estuda.
Se você é uma pessoa aplicada, sua vaga já é garantida.
15/09/2021 08h05
Bom, eu estudei e passei. Conheço muita gente que conseguiu. Eu sei que a situação é complicada p muita gente mas hj em dia com internet tem o material e vídeo aulas da prova inteira. Eu quase passei em medicina estudando sozinho. Vc n precisa passar p um curso mega concorrido mas eu garanto que 6 meses de estudo podem fazer muita diferença.
anônimo
24/01/2021 08h03
não é toda faculdade que precisa de Enem pra entrar.

Mas vc vai ter que pagar e fazer uma prova deles lá
anônimo
15/09/2021 08h06
Estudar nunca é perca de tempo.
anônimo
15/09/2021 08h03
Eu acho essas suas perguntas uma perda de tempo.
24/01/2021 08h50
Acho que o ENEM é útil para entrar em uma universidade para conseguir um diploma no contexto em que vivemos.
Minha opinião sobre o ENEM? É uma prova que frente os antigos vestibulares tradicionais, não testa inteligência ou conhecimento, além de ser uma prova em suas diretrizes para submeter as pessoas que não militam pela esquerda.
24/01/2021 02h36
Que absurdo, moça.
24/01/2021 01h15
Tem outros vestibulares, não precisa ser esse
anônimo
24/01/2021 01h10
Sla só tenho até o jardim
anônimo
24/01/2021 01h08
Já vi várias coisas em grupos do Facebook, quem tem condições vai morar até em outro estado em que a relação candidato vaga é menor, ou pega um curso pouco concorrido e tenta mudar depois dentro da faculdade para outro curso na mesma área, um monte de macete.
anônimo
24/01/2021 01h06
Sei lá, acho que há meios melhores (só acho)
elas respondem
anônima
24/01/2021 02h45
Só consegui bolsa assim, senão jamais teria conseguido entrar numa faculdade na vida, então não acho perda de tempo.

É melhor ajudar poucos do que não ajudar ninguém.
24/01/2021 01h23
Não acho que seja perda de tempo, mas existem outros meios que são bem mais práticos.
24/01/2021 11h05
Olha, eu já sabia que meus pais não teriam condições de pagar uma Faculdade privada, o Enem foi uma mão na roda para que eu fizesse a minha graduação.
As Faculdades privadas daqui, você pode ter feito o vestibular e achar que fez uma péssima prova, mas ele sempre chamam, porque você vai pagar a mensalidade do curso, eles acabam até matriculando em períodos diferentes até preencher turma.
anônima
24/01/2021 01h07
Sim, por isso estou me preparando pra fazer outro vestibular
15/09/2021 08h09
Perda de tempo, não. Mas é um desgaste emocional grande, pelo menos pra quem é ansioso.
anônima
15/09/2021 08h02
Depende do seu objetivo, quero entrar em uma particular no Paraná e pra isso irei fazer vestibular tradicional da faculdade.
15/09/2021 08h28
Eu não achei tão difícil assim. Óbvio que depende do curso que vc vai tentar
24/01/2021 11h12
Não, pessoas da minha família conseguiram entrar em faculdades federais graças ao Enem e não fizeram cursinho.
Também faculdades particulares são muito caras dependendo do curso.
anônima
15/09/2021 08h31
Eu aacho que vale a pena sim

se a pessoa se dedicar, ela tem grandes chances de passar no enem
e ter uma bolsa boa de estudos
anônima
24/01/2021 01h05
Não acho, sem ele vc praticamente n tem como ingressar em uma federal.
24/01/2021 06h00
Pra mim é, eu vou estudar em particular, mais pra quem não tem condições é importante né
24/01/2021 01h19
Não acho perda de tempo.