Bem, eu não sou mão de vaca, quando precisa realmente gastar, eu gasto. Aqui em casa, eu ajudo bastante, deixo minha mãe usar livremente o meu dinheiro para ajudar com os custos relacionados à manutenção da família. O problema é que quando penso em gastar o dinheiro comigo mesmo, me dá um "peso" na consciência e não sei explicar por que. Eu não compro coisas fúteis, compro coisas que realmente vão ser úteis para mim, porém, fico com receio de gastar. Como posso desapegar disso??

eles perguntam
9 8
elas respondem
anônima
24/01/2021 19h27
Eu sou assim. Por causa da minha avareza consegui juntar 52 mil.
24/01/2021 19h23
Já eu sou o contrário, se eu não colocar o dinheiro na poupança, gasto tudo
24/01/2021 19h33
Pensa que o dinheiro existe para você e não você para o dinheiro. Fazendo uma provisão, não tem porque ter peso na consciência.
anônima
24/01/2021 19h29
Não muda, melhor ser assim do que sair gastando.
W_a
24/01/2021 19h29
Acho q tá bom, vc n usa o dinheiro de forma fútil
anônima
24/01/2021 19h28
Você tem que trabalhar a questão da culpa em geral.
Juh
24/01/2021 19h42
Tire uma porcentagem para gastar e outra para guardar.
A de guardar é sagrada, todo mês deposite a quantia q vc estipulou, a de gastar, gaste com oq vc precisa. Roupa, sapato, acessorio, saidinhas, enfim, tem q viver tbm.
24/01/2021 20h13
Você é um bom filho. Eu só tirava uma quantia e dava a minha mãe, a outra eu guardava.
Acho que você é igual a meu pai viu, a cueca pode tá rasgada, mas enquanto ela estiver inteira ele está usando.
anônima
24/01/2021 20h17
Começa investir em entretenimento para vc. No meu caso eu gasto com comida hauaha as vezes é bom se dar ao luxo, uma vez ou outra, faz bem para a mente.
eles respondem
anônimo
24/01/2021 20h33
Não sei, eu sou o completo oposto. Dinheiro pra mim é só um meio de se conseguir coisas que fazem bem a mim e a quem quero bem.
24/01/2021 19h38
Você precisa de algum dinheiro pra desapegar mais fácil dele. Senão ele deixa de ser o que é e vira sinônimo de sobrevivência, e, por isso mesmo, obsessão. Essa é uma contradição engraçada da vida. Os gananciosos vão sempre ser gananciosos e sofrerem por ele, não importa o quanto possuam, assim como os perdulários irresponsáveis nunca vão sair da merda: não falo deles. Falo das pessoas normais.

Já fui tão fudido a ponto de dever dezenas de milhares de reais pro banco, e não me importava, não olhava as taxas, só me importava com o mês que vem, vivia até o limite do cheque especial. E isso sem consumir nada muito pomposo, era pura e simples negação. Um dia consegui pagar tudo e começar a investir, sem me preocupar com renda, não tenho dinheiro o suficiente pra isso, só em termos de patrimônio mesmo.

Véio, virou a chave. Dinheiro parou de significar uma coisa diabólica ou mágica, e virou só dinheiro mesmo. Ou seja, um lixo temporário que serve de meio pra um fim. A única ingerência psicológica que tenho, e ela é bem forte, é a questão da velhice, porque eu adquiri consciência de que a aposentadoria não existirá mais e é apenas uma ilusão. Não passará de esmola. Isso ainda me leva a ter algum impulso de apego.

De resto, fera, se precisar gastar, gasto. Se precisar vender tudo numa emergência, vendo. Se tiver que comprar algo, compro. O essencial é ter algo que te permita não se sentir prisioneiro do emprego ou escravo de outras pessoas. Ao menos, se tudo desmoronar, por um tempo tu come.
anônimo
24/01/2021 19h32
Se tá sobrando e encontrou algo que te agradou compra
24/01/2021 19h25
Ta boa essa mentalidade aí, nem precisa mudar
24/01/2021 19h47
Manda um pouco pra mim.
24/01/2021 20h14
Dando ele para mim.
24/01/2021 20h31
Tente fazer um orçamento para cada tipo de gasto que vc vai fazer. Um tanto vai pra família, um tanto vc guarda para o futuro, um tanto vc junta para comprar coisas úteis e caras e um tanto é pra gastar sem culpa e foda-se, ngm tem nada com isso.