Digamos que o candidato seja militante em pautas sociais, uma mulher feminista ou um cara do movimento negro etc. e ele ou ela acha que foi eliminado do processo seletivo por causa disso, ele pode acionar a justiça contra a empresa?

eles perguntam
3 5
elas respondem
anônima
27/01/2021 19h51
Óbvio que não kkk.
Não viu aquela mulher que foi na Fátima reclamar que não deram emprego por causa do cabelo? Não deu em nada.
27/01/2021 19h58
Sim, é discriminação a gente é livre para escolher a opção política que quiser. Mas, é necessário provas, pode ser por escrito ou alguma declaração da empresa, o que acho bem difícil, ou você ter testemunhas que viram você sendo discriminado por questão política.
anônima
27/01/2021 19h59
Processo não dá nada o Brasil, só perda de tempo.
eles respondem
anônimo
27/01/2021 19h54
Se ele tiver provas sim.

Pq as empresas geralmente tem uma equipe de ADVOGADOS, então caso vc for vítima, mas não tiver provas infelizmente vai perder ou então eles vão arrastar o caso até vc n ter mais dinheiro e desistir.

Em casos como aquele do banco onde o cara discrimina a mulher negra e tem câmeras que filmaram fica mais fácil de provar por exemplo.
27/01/2021 19h47
Vai ter que provar, senão vai levar uma engatada do juiz.
27/01/2021 19h48
Se tiver como provar.
27/01/2021 20h01
Pela lei, tem que comprovar e somente se tratar de sexo, cor, etnia, religião, origem geográfica. Em alguns casos, se estiver especificado algum tipo de preferência (como o Magazine Luiza que ia contratar somente negros), isso deve vir indicado explicitamente na oferta de vaga.
Questões políticas não entram nisso por um bom motivo: já pensou você ser obrigado a contratar um sujeito declaradamente fascista?

Pela ótica libertária, o indivíduo deveria ter o direito de contratar quem quiser pelo critério que quiser, já que a empresa é dele, os riscos são arcados por ele e as despesas também. No entanto, ele ficaria à mercê de boicotes eventuais por essas ações e daí não poderia reclamar.
anônimo
27/01/2021 20h06
É impossível vc provar! Eles podem chegar e falar que o outro candidato era melhor.
Tu só vão perde tempo e vai que a empresa te processa de volta dizendo que vc fez isso pra zuar a imagem dela (não sei o termo técnico mas parece que existe isso)