Bem n sou mto de mimimi nem nada e n sou contra a Pm ao contrário defendo, porem reconheco q tem muitos que sujam a farda e são porcos na corporação.

# Eu sou branco e acordo cedo pra ir ao trabalho de madrugada as vzes tem eu na rua somente. E as vzs vou todo de preto com capuz ou boné. E ja aconteceu diversos casos da polícia parar o carro para mim tipo efeito surpresa se nem eu perceber e do nada olhar pra mim e n me da um enquadro. Sempre acontece isso, ainda bem. Isso será relacionado por eu morar em bairro bom? Ser branco e me vestir bem? Ou simplesmente não aparentar ser bandido?
Pq tipo; da última vez eles pararam o carro atras de mim mesmoooo olharam e seguiram pra frente com o highlight ligado. Ai fiquei com isso na cabeça ...

Ate a Rota não me parou ;-;

eles perguntam
9 22
elas respondem
anônima
28/01/2021 11h16
Já vi branquelo aqui tomar enquandro em plena luz do dia enquanto eu tomava sorvete, acho que depende bastante.
anônima
28/01/2021 19h38
é bom lembrar que o ''não aparentar ser bandido'' quase sempre (ou sempre) é baseado na cor de pele ''branca''.
28/01/2021 20h55
sim, na maior parte das vezes é assim. mas o que realmente pega mais é a condição financeira. eu trabalhei em promotoria e praticamente todos os inquéritos que os caras achavam produtos ilícitos (principalmente drogas) por abordar do nada assim (justificavam com ""atitude suspeita"" do cara), os indiciados eram negros, pardos ou claramente pobres. na minha universidade era quase todo mundo branco, classe média e classe média alta e vários andavam com drogas ou tinham em casa, inclusive alguns usavam no campus, mas nunca ninguém foi preso por isso. dois pesos, duas medidas.
28/01/2021 12h33
você é privilegiado, não é “O alvo” e espero que tenha consciência disso. Esses tempos mesmo saiu uma notícia de um jovem negro foi abordado e ouviu do pm que o motivo era que ele “tinha cara de ladrão”. ladrão tem cara agora? Basta ser negro?
Contra fatos não há argumentos, um branco pode chegar aqui e falar que já foi abordado e etc mas até a forma de abordagem é diferente, muito menos violenta
anônima
28/01/2021 11h21
Eu imagino como deve ser horrível ser suspeito aos olhos dos outros 24h, não posso negar q tenho privilégios por ser branca e ser mulher.
Nunca me barraram na porta do banco, me seguiram em loja ou qualquer outro tipo de coisa que me constrangesse.
28/01/2021 20h51
Já cansei de ver branquinho dos olhos claros levar enquadro. Na maioria das vezes, os elementos estavam com drogas ilícitas, armas brancas ou haviam roubado algum estabelecimento. Depende muito da situação.
28/01/2021 20h42
Meu irmão é branco e quando jovem foi enquadrado varias vezes pela policia. Ele andava na rua super mal vestido, sempre de chinelo, bermuda, as vezes com casaco com capuz. Era literalmente aquele tipo de cara q se vc encontrasse, atravessaria a rua, diziam q ele tinha cara de bandido por causa disso e das atitudes. Lembro q fui com ele no supermercado e o segurança ficou seguindo a gente pq meu irmão tava parecendo aqueles caras q meteriam o louco a qualquer momento.
anônima
28/01/2021 11h22
Não te livra, mas é bem mais fácil tu ser negro(a) e levar "enquadro" da policia, de fiscais de lojas, supermercados e pipipi pópópó do que sendo branco(a).
anônima
28/01/2021 11h10
Não sei em relação a enquadro, mas eu sou uma mulher negra ando sempre arrumada e já tive que abrir a minha bolsa em shopping porque acharam que eu tinha furtado algo, sendo que eu só abri a minha bolsa para pegar o meu celular e eu estava com as minhas amigas que são brancas, algumas estavam com mochila outras com bolsa e mexeram nessas, mas eu fui a única que foi obrigada a abrir.
eles respondem
28/01/2021 11h34
Eu sou branco e já levei vários enquadros de Polícia, seja indo para festas ou voltando do trabalho. Em 2002, eu tinha um Gol bola preto todo lacrado de insulfime, então os enquadros eram comuns. Já reviraram meu carro de cima a baixo atrás de drogas ou armas e não tinha nada, pois eu não uso nem trafico.

Voltando do trabalho à pé, em Curitiba, era um dia que estava frio e eu usava touca com capuz na cabeça. Outro enquadro. Revistaram minha mochila e acharam um canivete grande automático que eu uso para diversas coisas mas nem encanaram com isso. Ao meu lado, vinha um colega meu, mais branco que eu, do tipo polaco de olhos claros, deu uma resposta ao PM que ele não gostou muito e levou um tapão na nuca.

Depende muito do contexto, da sua linguagem corporal e da forma que se dirige aos homens da lei.
Se não quer ser confundido com vagabundos, não ande com nem como eles.
28/01/2021 10h59
Apenas não parecer bandido, até porque existem negros na Polícia
28/01/2021 12h13
Não livra totalmente, mas ameniza sim, só quem nunca pisou numa vila e é alienado nega isso.
28/01/2021 11h07
Meu pai é negro e vive me dizendo que nunca tomou enquadro na vida, porque tava sempre acompanhado de pessoas de boa índole e de igreja, e que não gostava de frequentar ambientes de moralidade duvidosa

Eu em contrapartida sou pardo de pele muito clara, socialmente visto como branco, e já tomei.

Acho que é uma mistura de cor de pele, lugar onde você está e contexto (Pessoas, como você se porta, horário, ambiente...), não só racismo como a galerinha do "politicamente correto" gosta de bradar. Só a cor de pele não te isenta de tomar uma batizada da polícia não.
28/01/2021 11h41
Se vc for negro já é suspeito. Assim q funciona o racismo estrutural.
28/01/2021 15h26
Os caras acham que o Brasil é igual nos filmes americanos, PQP!

Só para deixar claro, tem mais PM's pardos e negros do que brancos na corporação.

Nos EUA existe uma espécie de racismo institucional, totalmente diferente do racismo brasileiro.

No Brasil, se o cara se comportar e se vestir como malandro, qualquer polícia e segurança vai suspeitar, independente da cor.
anônimo
23/02/2021 11h13
ser branco ajuda msm, negros estão propícios a serem parados mais vezes.
23/02/2021 11h27
Geralmente branco toma menos enquadro, e sim depende muito de como vc está vestido, nem branquelo com o msm estilo de ladrão aí toma esporro.
28/01/2021 15h37
Só nn parecer, nem agir como bandido, já vi muito branquelo sendo enquadrado, PM nn tem tempo nem energia de abordar todo mundo q vê, ele só vai te abordar se vc parecer suspeito
anônimo
28/01/2021 15h33
Acho que apenas não parecer e nem agir como bandido já te livra dos enquadros pois meu pai é negro e nunca levou um enquadro
anônimo
28/01/2021 15h31
Ser branco te livre de enquadro em BAIRRO DE RICO.

Mas em bairro pobre, não.

Basta ver como o PM trata os favelados e os ricos.

Exemplo: um branco em bairro de rico não vai ser parado, mas em favela vai ser sim ainda mais se estiver perto de boca de fumo etc.. um preto na favela vai ser parado e em bairro de rico tbm.
anônimo
23/02/2021 11h38
Cara seu sonho é tomar uma enquadra, levar aquela revistada no saco com as pernas abetas pro policial, ter que chamar eles de senhor pra não tomar tapão na cara?
Esquece isso aí, os caras não te enquadraram então OK segue teu rumo! E sim, eles tem uma faixa de cor que eles seguem, quanto mais preto mais suspeito, sim isso é racismo e sim a polícia é assim, até os policiais negros são assim!
28/01/2021 15h31
Eu sou negro e nunca me ocorreu
anônimo
28/01/2021 12h22
Eu moro em um bom bairro e ontem chegando em casa passei pela situação de um casal mudar de calçada e fiquei com a impressão que foi por minha causa. E ainda nem sou negro retinto
anônimo
28/01/2021 12h12
Tem nada a ver moro na Bahia o estado com mais negros do Brasil e não sou tratado com diferença por ngm nem mesmo pela polícia
28/01/2021 12h10
É porque eles vêem que você é virgem.
Aí deixam para lá.
anônimo
28/01/2021 11h43
livre ninguém é...porem acho que é menos que pessoas negras....
anônimo
28/01/2021 11h37
Fui enquadrado só 2 vezes.
28/01/2021 11h12
Sou branquelo e já tomei enquadro. Isso vai muito do "perfil" e do local que vc está andando
anônimo
28/01/2021 11h09
Já tomei vários enquadro de moto e nunca reclamei.
Gente ruim sempre reclama da policia, isso é fato.
28/01/2021 11h09
Ja tomei varias duras msm branco. Até entendo que exista racismo mas tem muita gente que exagera achando que branco nao tem problemas na vida.
anônimo
28/01/2021 11h09
Cara, eu sou branco e com uma puta cara de playboy, e isso não me livrou de tomar enquadro na época em que eu fazia merda por aí. Além da sua aparência, vai também da maneira que vc se move, o contexto (lugar, horário, atividade), e a conduta de modo geral (nisso inclui linguagem corporal)