1.15K  08/01/2018 14h23

Pessoal, vivo em um dilema muito grande. Desde pequeno sempre gostei de ler e sempre fui elogiado por ser muito criativo amo humanas e até gostava de biologia no ensino médio. O problema é que no meio desse ano ingressei em um curso de saúde, por medo de ficar desempregado e saúde ter uma melhor demanda de empregos, acabei escolhendo, só que ando muito desestimulado! Odeio as matérias e tenho tirado notas baixas, me sinto um inútil entre os outros que amam o curso, e também sinto a minha criatividade e gosto pela leitura "sufocados". Ando com muita vontade de desistir, mas os cursos de humanas que tenho vontade de fazer parecem estar saturados de profissionais (publicidade, psicologia) tenho muito medo de ficar desempregado e me arrepender de trocar, além de decepcionar meus pais Além do mais, se eu quiser trocar, terei que estudar pra passar em uma universidade pública de novo. E ja tenho 20 anos. O que fazer?

eles perguntam
11 9
elas respondem
15/09/2016 12h34
"E já tenho 20 anos".
Véi, você SÓ tem 20 anos.

Minha mãe sempre me ensinou que eu precisava ser feliz com que eu estudasse. Que ela jamais desejaria que os filhos fossem profissionais frustrados.
Sou professora de História e um dia um amigo do meu irmão disse que eu morreria de fome e ele respondeu: "Ela faz o que ela gosta, dinheiro vai ser consequência".

Espero que você absorva bem esses conselhos. Seus pais ficariam tristes por você trocar de curso e ir fazer o que gosta?
15/09/2016 12h31
Você só tem 20 anos! Tá muito novo ainda
Bom, eu sou apaixonada por ciências humanas também, decidi fazer psicologia mesmo sabendo que a remuneração é bem baixa, mas, se eu escolhi estudar por cinco anos, que seja prazeroso ao menos. Não me arrependo nenhum pouco de minha escolha. Se você estiver nos períodos iniciais, seria legal você repensar, talvez trancar e tentar um novo vestibular
anônima
16/09/2016 20h08
Faculdade é uma coisa que requer muito esforço e fazer um curso que não gosta não vale a pena não! !!
anônima
15/09/2016 13h01
Estamos na mesma situação,você é igual a mim,estou em um curso que não gosto,eu muito desmotivada,já conversei com a minha mãe e até brigamos por causa disso,eu vou mudar de curso,estou estudando pra isso.Conversa com os seus pais sobre o assunto,e troque de curso,não fique fazendo algo que você não gosta,estuda bastante e tenta de novo,é o que eu vou fazer,procura uma maneira de trocar de curso.
anônima
16/09/2016 17h01
Se eu fosse vc eu me empenharia mais para melhorar minhas notas...
Mesmo não gostando mto disso e tal, até pq se eu fosse vc escolheria uma profissão que eu gostasse, pra não não ter que me arrepender dps...
08/01/2018 14h23
Tenta de novo. Fácil falar, mas tente. Olha melhor fazer algo que ama do que trabalha com algo que não gosta. Veja que provavelmente será mal profissional e ninguém tem culpa disso( seus futuros pacientes) somente você que se deixou levar por opiniões esquecendo que a opinião final é a sua. Pode ouvir claro, mas não tente algo que realmente não quer.
Não desperdiça talento; dom que Deus te deu. Assim como Deus te deu, somente ele pode melhor te aconselhar e ajudar definir o que quer, vai por pelo que diz palavra divina. Se tem talento provavelmente terá força de vontade de lutar e não ficar parado. Agora imagina fazendo uma coisa que não curte. Passo pelo que te disse, só que na época não tinha ninguém para me aconselhar assim. Se quiser saber como ter contato com Deus posso te dá ajuda.
08/01/2018 14h04
Você tem 20 anos, tudo está apenas começando, há margem pra erros, acredite! Se falta pouco para terminar, acabe este curso, ou apenas tranque... Agora é imprescindível tentar algo que você curta, não cai nessa de mercado superlotado, quando se faz o que gosta o mundo ganha cor e normalmente se consegue trabalhar.
06/03/2017 17h43
Falta muito pra terminar?

Se falta pouco, sugiro q termine e depois faça outra faculdade de seu interesse. É bom ter sempre uma segunda opção.
Se falta muito, sugiro q comece do início em um curso de seu interesse. Se já está difícil estudar na área da saúde, imagina passar a sua vida toda trabalhando nesta área q não gosta.
Vou te contar uma coisa q não é segredo: em qualquer tipo de mercado, concorrido ou não, se destaca aquele q é o melhor, que se esforça. Não pense que terá q estudar apenas na faculdade, terá que fazer pós e concursos se quiser emprego e crescer profissionalmente.
anônima
06/03/2017 16h47
Nossa
06/03/2017 16h18
Olha, além de você não estar satisfeito com as aulas, seu rendimento está baixo. Essa combinação ja diz que você não será um bom profissional, vá fazer o que te faz você feliz.
Imagina você exercendo uma profissão que não escolheu e sabendo que você perdeu vários anos pra ser um profissional meia boca.
16/09/2016 16h58
Voce fala: ... "E ja tenho 20 anos." Como se tivesse falando "e já tenho 90 anos" tem muitos anos pela frente ainda, você está novo, desiste e vai fazer o que você gosta, a vida já é um porre e ainda trabalhar naquilo que não te faz bem vai acabar te adoecendo.
eles respondem
15/09/2016 13h06
Cara. Jah passei por isso em situacao diferente. Chuta o pau da barraca. Vale a pena nao. Faz o q vc curte e se joga pra ver. Tem mais chance de dar certo onde vc curte do que onde nao curte. Certeza.
anônimo
16/09/2016 17h36
Vou dar meu exemplo... curso Direito e gosto! Porém, área de humanas está mt saturada, e ano q vem eu me formo, e estou pensando seriamente em fazer Medicina, justamente por ter mais oportunidades.
anônimo
15/09/2016 13h30
Desiste logo.
De que adianta fazer algo que dê dinheiro, mas nenhum prazer de fazer o mesmo?

Difícil encontrar um emprego onde você ganhe bem e ame o que faz, mas você vai ter que se virar.

Pois algo é óbvio. Saúde não é tua área. Decepcionar seus pais? Eles seriam uns idiotas, se caso criassem decepção, pois pai e mãe em primeiro lugar, quer a felicidade dos filhos.
08/01/2018 14h00
Saúde mental e emocional para mim é primordial.
anônimo
06/03/2017 18h34
Dilema grande. Foda. Kra, termina essa faculdade, arruma um emprego na área saia da casa de seus pais e ai faça a faculdade q achar melhor. Foda, mas este seria meu Conselho.
06/03/2017 16h30
Cara sempre gostei de desenhar e essas coisa por isso escolhi design grafico, mais é tanto nada ver com o que eu gosto que acabei me dando mal nas matérias e a remuneração além de ruim é um mercado de pouco lucro. É foda.
anônimo
06/03/2017 16h27
Cara, tenta uma reopção de curso e investe num que tu goste. É melhor do que jogar tempo de vida fora com um curso que tu não gosta.
06/03/2017 14h29
Tá muito novo cara, escolha o que vc quiser e mais gostar.
anônimo
16/09/2016 16h17
Obs