Por mim, absolutamente todas as drogas deveriam ser, não legalizadas (pois isso implica em regulação estatal) mas liberadas, descriminalizadas, sem que o estado possa meter o bedelho. Compra, venda e consumo.
Comprar maconha deveria ter a mesma burocracia de comprar pé de alface na horta do Seu João.
Mas isso não interessa ao tráfico que tem lobby em todas as camadas das esferas do poder. Impérios e governos desabariam na hora com uma liberação.
A proibição cria reserva de mercado sobre o produto, apenas poucos (criminosos e bem armados) vão participar do negócio. O fator risco é o propulsor de lucro, além das drogas virem com qualidade cada vez pior. Eliminando esse fator risco, a viabilidade acaba, pois mais players entrarão para suprir a demanda e o tráfico vai ter que concorrer com produtos de qualidade bem maior.
As farmacêuticas poderiam produzir as drogas sintéticas mas elas não são patenteadas, não darão lucro, logo, para quem comercializa, é muito mais rentável continuarem proibidas.
No mundo político e legal, não importa se droga faz mal ou mata. Importa se o estado manterá ou perderá controles e poder. Importa se vai poder roubar mais ou menos impostos dos cidadãos, sabendo que nem adianta cobrar altos impostos sobre as drogas, pois cairão na mesma situação dos cigarros e bebidas contrabandeados.
Existem muitos argumentos a favor e muitos contra, então não tenho uma posição fixa a respeito da legalização da maconha, mas querer comparar os malefícios da maconha com os malefícios do álcool é a maior piada do mundo.
Primeiro que os malefícios da maconha e do álcool são diferentes, mas ambos são tão prejudiciais pros usuários quanto o outro. Enquanto o álcool pode causar cirrose, a maconha pode causar esquizofrenia, e por aí vão vários outros efeitos colaterais.
Além disso existem vários remédios tarja preta com efeitos colaterais mais leves ou similares ao da maconha e o do álcool, você seria a favor de liberar que qualquer pessoa possa tomar um remédio tarja preta sem restrição?
Eu pessoalmente não seria, então acho muito complicado entrar nessa armadilha de comparar efeitos colaterais de drogas diferentes e querer usar isso como argumento pra legalização. Um argumento muito fraco na minha opinião.
Se sou a favor ou contra a verdinha eu não faço ideia, mas sou contra argumento ruim e patrocinador de traficante, então enquanto não estiver legalizado:
Como eu não fumo e nem bebo, se as duas coisas deixassem de existir amanhã, não me faria falta.
No entanto, acho quem quer fumar, que fume e quem quiser beber, que beba.
No caso da maconha, se fosse legalizada, enfraqueceria bem pouco o poder que os traficantes tem. Pq deixariam de vender maconha e focariam apenas em drogas ainda ilícitas. Pra tirar praticamente todo o poder do tráfico, só legalizando todas as drogas. Mas isso é impossível e inviável pra sociedade.
O álcool é uma arma na mão de quem é irresponsável. Deveria ter pena de morte pra quem bebe e dirige e maconha deveria ser legalizada pra gerar emprego e renda
Não, ambos trazem malefícios a saúde, só que proibir causa mais danos que vão além, como corrupção, lavagem de dinheiro ilícito, poderio de traficantes e milícias, guerra sem fim causando mortes de policiais e inocentes, outros crimes praticados para financiar armas e o tráfico, enquanto a polícia poderia estar focando em ações mais importantes. Maconha legalizada paga impostos, gera emprego, cria uma cadeia produtiva não só do fumo recreativo, mas de alimentos, fármacos e pesquisas para tratamento de algumas doenças. Tem a fibra para tecidos também. E uma maconha plantada oficialmente, reduziria danos ao usuário, já que por não ser criminalizada, não se usaria produtos químicos diversos usados para prensagem ou disfarçar o cheiro, haveria um interesse do produtor pela qualidade visto que ele não estaria escondido.
Cara vai tomar no centro do olho do seu cu, eu sei que vc não falou que maconha faz bem, mas eu já tô cansado de escutar essa porra, da onde que vocês tiram isso ? E da onde que vc tira que álcool é pior que maconha ? Puta merda
Eu acho que a maconha tinha que ser liberada. Mas a diferença entre ambos é que a humanidade já consome álcool há mais de 30 mil anos, isso quer dizer dezenas de milênios antes da primeira civilização. As tentativas de proibir foram sem fracassadas e contraproducentes. Então isso é apenas teoria, nunca vai acontecer na prática.
Sim, concordo, o vinho por exemplo, em certa quantidade é muito benéfico.
E não, se você for pesquisar vai descobrir o contrário do que você disse, maconha trás danos piores. O que acontece é que avaliam o dano que álcool causa sendo uma droga legalizada, que quem quiser, consegue fácil e está em toda parte, e do outro lado, uma droga ilegal, que a maioria não tem contato e quando tem é em grupos a parte ou isolados. Obviamente sob essas condições, a maconha traria menos dano, porém com a legalização não.
Maconha faz mal não há argumentos sobre isso, mas não deveria ser proibido. Pq pensa, tem tanta coisa q faz mal mas é licito tipo, bebida como vc falou, refrigerante, biscoito, cigarro, fast food e etc. Mas n são proibidos, se o cara quer fumar maconha dx ele fumar contanto q n prejudique a liberdade do próximo.
E outra proibição de produtos só causa destruição, é só ver o tráfico de drogas e a violência e mortes q isso causa.