Depende, se vc tem vontade de trabalhar em uma área específica, sim tem que fazer graduação e pós. Se vc quer só um emprego, em qualquer área tem cursos tecnológicos mais curtos, vc pode fazer mais de um e ter mais opções de emprego.
Na verdade eu queria um emprego, mesmo. Tô no último semestre de Direito e esse final de curso (depois da metade) ficou INSUPORTÁVEL. Os professores querem te ferrar a todo custo, a faculdade é burocrática e quer sempre fazer as pessoas repetirem pra pagarem de novo a mesma matéria (e eu sou bolsista e tenho que cortar um dobrado pra não ser prejudicada por essas táticas, porque não sou o público que paga, se eu repito já era), os colegas interrompem a aula pra parecerem inteligentes ou fazerem perguntas idiotas só pra chamarem atenção do professor
Ou seja, eu preferia não ter entrado. Agora que tô acabando, espero conseguir um emprego com isso, porém tá sendo um inferno. Tô só pelo possível emprego mesmo, porque tô cagando pra título. Pós, mestrado e doutorado é coisa de quem tem grana e pode perder tempo estudando sem trabalhar.
Fazer só o curso (graduação ) não adianta muita coisa hoje em dia. Dependendo de qual área, bem como o curso em questão, é praticamente obrigatório vc se especializar para conseguir se conseguir ingressar no mercado de trabalho. Isso pode envolver você a buscar conhecer (dominar) outras línguas; fazer uma pós graduação; MBA, Oficinas e tantas outras coisas.
Queria ter feito essa pergunta 1 ano atrás. Só curso de exatas, direito, odontologia ou medicina. Humanas é furada. Pra minha realidade Faculdade nenhuma presta.
Voce precisa entender o que é melhor pra ti.
Se ficar comparando a vida dos outros, tu vai ter sempre expectativa errada.
O que vale a pena na vida? é vc que precisa descobrir por si mesmo.