Sabe de onde e porque surgiu a ideia de laicismo e ateísmo?

Em 1959 um conservador e ex-agente do serviço de inteligencia norte-americano escreveu um livro chamado "The Naked Communist", onde ele denunciava os planos e objetivos dos comunistas para destruir o ocidente.

Claro que pouca gente (fora dos EUA) levou a serio na época, afinal, o que se esperar de um conservador se não uma anti-propaganda comunista, não é?

Acontece que tudo o que ele denunciou naquela época (há mais de 60 anos) se confirmou e hoje nós vemos tudo isso diante de nossos olhos.

Pois bem, alguns desses objetivos comunistas denunciados no livro:

- Infiltre-se nas igrejas e substitua a religião revelada pela religião "social". Desacredite a Bíblia e enfatize a necessidade de maturidade intelectual que não precisa de uma "muleta religiosa".

- Elimine a oração ou qualquer fase de expressão religiosa nas escolas, alegando que isso viola o princípio da "separação entre Igreja e Estado".
anônima
03/02/2021 15h19
Eu acho que deveria ser mais misturado, não só evangélicos, pq eles tomam decisões por causa de Deus e bíblia e etc, deveria ser mais variado
anônima
03/02/2021 17h31
Vamos refletir
eles respondem
03/02/2021 15h17
Porque ela não é oficial do Parlamento, não existe uma "bancada evangélica" fixa ou com cotas ligada ao Estado brasileiro. É apenas uma forma de se referir aos Deputados que, sendo eleitos pelos evangélicos e ligados a igrejas, se unem por pautas em comum.
03/02/2021 15h51
Eu acho que você não entende como funciona um estado, né queridão? huahuahua...

As pessoas elegem seus representantes baseado em interesses em comum, pode ser por religião ou qualquer outra coisa.

A ideia de separar estado e igreja parte do princípio de que a igreja não tem domínio sobre o estado e vice versa, porém não exclui o fato de que o povo possa eleger religiosos para os cargos propostos desde obedecendo os limites da constituição que sim, é laicista.

A constituição garante a liberdade religiosa de cada indivíduo do país.

Em um país não laicista, por exemplo, não existe direitos fundamentais de liberdade religiosa e as pessoas são obrigadas a serem de uma determinada religião ou serem ateus, como na China, por exemplo.
03/02/2021 15h19
Kkkkkkkkkkk pqp o socialismo é uma religiao também. E nao vejo ngn chorar
03/02/2021 15h50
Não entendi muito bem a relação do estado laico com a bancada evangélica.
O Brasil é um estado laico. Isso quer dizer que quem nasce aqui pode seguir a religião que quiser. Em países não laicos como o Irã ou Arábia por exemplo, se você não segue a religião oficial do país, você pode ser punido criminalmente.
O que os evangélicos do governo tem que entender? Eles estão obrigando a todos a virarem evangélicos ou seguir o que eles seguem senão sofrerão punições? Tô por fora se isso estiver acontecendo.
anônimo
03/02/2021 15h59
A explição se chama democracia
anônimo
03/02/2021 17h29
Laicismo deve ser levado a sério apenas quando se trata do cu.
03/02/2021 17h43
Quem precisa de uma explicação é você.
Laicismo é a aceitação de TODAS as denominações religiosas participando da vida pública do país, sem que nenhuma obtenha preferência ou benefícios.
Ocorre é que a maioria no Brasil é cristã (católico ou evangélico) e elege mais representantes desses meios.

Há muitos países não-laicos que possuem liberdade religiosa:

Reino Unido (anglicano, elegeu um islâmico como prefeito da capital Londres)

Israel (estado judaico mas que possui participação de cristãos e judeus no Knesset, o parlamento, além de tribunais voltados para cada religião)

Argentina (era confessional católica até a década passada, chefe de estado tinha que ser obrigatoriamente católico mas isso já caiu)

Dinamarca, Noruega (países nórdicos onde a maioria é protestante luterana e a igreja recebe uma taxa de todos os habitantes)
anônimo
03/02/2021 20h59
Tudo é possível na república miliciana.