Um condado do estado do Colorado e dois do Oregon pretendem fazer uma realocação para os estados do Wyoming e Idaho respectivamente, devido a afastamento e discordâncias políticos com os governos estaduais. Ainda que seja possível, é um processo difícil, pois além do estado que "receberá" o condado, o estado que está o "perdendo" (?) e o Congresso (???) também devem realizar votações para aprovar a secessão.
Aqui no Brasil tal mobilização é totalmente proibida.

https://thehill.com/homenews/state-watch/536440-colorado-countys-residents-asking-to-secede-from-state-join-wyoming?rl=1

Você gostaria que o seu estado/sua cidade abandonasse o governo federal/estadual?

eles perguntam
2 9
elas respondem
anônima
03/02/2021 19h36
O brasil sempre foi uma união forçada pelo estado, tanto que tentativas separatistas não faltam na nossa história e caso tivesse dado certo hoje o território do Brasil seria quebrado igual da América espanhola.
Desde a primeira republica as constituições Brasileiras estão sendo rasgadas a pelo menos um século, então conforme eles iam refazendo o Brasil perdia mais da ideia de uma federação igual os EUA aonde os estados de fato tem poder, até chegar o ponto aonde somos basicamente reféns de Brasília que tem um poder concentrado absurdo nas mãos, e nem estou falando apenas do governo federal e sim todas as instituições que estão, o legislativo d judiciário também. Em outra palavras o federalismo Brasileiro é uma piada de mal gosto e autoritária
Eu particularmente gosto do Brasil como país, nação, nossa identidade nacional, mas não vejo futuro nessa união, então aprovaria sim a separação não só do meu estado mais de outros também.
anônima
03/02/2021 21h04
Complicado viu
eles respondem
03/02/2021 22h53
Porque o Brasil é um estado unitário, não é uma federação de verdade. O poder dos estados e municípios é algo ínfimo, pouquíssima autonomia.

O poder do Brasil fica centralizado em Brasília, então os estados e munícipios ficam totalmente refém dos poderes federais. Para ter uma ideia, no Brasil não existe nem distritos, os famosos "condados", comum em países democráticos como Inglaterra, Alemanha e EUA.

Não dá para comparar os EUA com o Brasil em muitos aspectos.

No Brasil você só tem duas opções, aceitar ou aceitar.

Se o Rio Grande do Sul por exemplo é a favor de liberalismo econômico, mas Ceara prefere um estado mais presente, eles não tem autonomia para decidir sobre isso, dependendo quase que exclusivamente das decisões do governo de Brasília. Se o do Ceará decide que quer permitir o aborto, mas o estado de SP prefere manter proibido, eles não podem decidir isso simplesmente porque cabe ao congresso federal decidir isso.

Resumindo o circo, temos que obedecer o governo central de Brasília longe de nós, que nem conhece o povo da região, o pensamento e etc...

O Brasil é o tipo de país que quer consertar todas as doenças da nação com a mesma medicação, nunca vai conseguir.
03/02/2021 19h48
Mano não entendi essa merda só vim fazer o ponto
03/02/2021 19h53
Não tem necessidade nenhuma disso no Brasil, muitos estados brasileiros se beneficiaram de outros, aí agr que estão bem iriam se separar?, tirando o monte de problema com fronteiras que iria gerar, são problemas que não vale a pena
03/02/2021 19h49
Como libertário, eu apoio totalmente toda e qualquer secessão, inclusive, até o nível individual e sem a mínima necessidade de qualquer tipo de justificativa, bastando apenas a vontade dos envolvidos.

Tem alguns países como Espanha, Bélgica e Brasil que são totalmente artificiais. Não há uma unidade nacional, são apenas várias nações dentro de um fazendão cercado com arame farpado.

Embora ditadores (Franco na Espanha e Vargas no Brasil) tivessem tentado sufocar essas nações dentro de seus países, mesmo com regime opressor duradouro, essas nações ainda mantêm suas línguas e culturas, como o catalão, o basco, o galego, o valenciano, o asturiano que, antes, eram forçados a adotar somente o castelhano (não existe "língua espanhola").

Já no Brasil, Getúlio Vargas, mesmo com bem menos tempo, conseguiu acabar definitivamente com as identidades de cada nação dentro do Brasil e governos posteriores mantiveram essa anulação. Curiosa e historicamente, os estados (províncias) mais rebeldes, além do Rio Grande do Sul, cujo vizinho Uruguay obteve sucesso na secessão, São Paulo, BAHIA e PERNAMBUCO também figuravam na revolta contra o governo federal central.
anônimo
03/02/2021 19h38
O sul já tentou, povo exibido que mora lá. Respondo a sua pergunta eu acho que não daria certo.
03/02/2021 20h15
Estados Unidos nasceu da junção de todos os estados pra formar a união, daí vem o nome do país

No Brasil foi o oposto
03/02/2021 20h19
A constituição brasileira tem forte influência do welfare estate, o estado de bem estar social.
Aqui temos (em teoria) algo mais para o coletivismo, algo menos liberal. Na prática, é salve-se quem puder.
anônimo
03/02/2021 21h17
Sim pq não dá pra ficar grudado
03/02/2021 23h12
Porque sim