elas respondem
Pessoas que são culpadas e se fazem de vítimas
Atualmente, fico muito preocupada com esta palavra, pois, percebo que estão utilizando elas para definir vítimas de estupro, de assédio, de Bullying. etc
Pessoa que coloca a culpa nos outros pelo seu próprio fracasso.
Quando a pessoa culpa o mundo e as circunstâncias pelos próprios problemas e acha que o mundo conspira contra ela. Ou então, uma pessoa que vive se lamentando pelas coisas que (não) acontecem e fica ofendido se alguém tenta ajudar. Sim, tem gente que já se acostumou com a murmuração e viciou em obter peninha, dózinha por parte dos outros.
Isso é sintoma de um tipo de depressão, Distimia. O cérebro não tem a menor capacidade de ver o lado bom das coisas, é desequilíbrio químico. Mas a boa notícia é que isso é perfeitamente tratável.
eles respondem
Pessoas que querem obter algo ou alguma vantagem se passando de pobre coitado, o lesado da história
Pessoas que sempre se colocam como vítima em tudo, como se o mundo fosse uma conspiração contra ela e não percebe isso.
Tentam conseguir atenção ou algo por pena.
Depende, há pessoas que se vitimizam por qualquer coisa, mas há pessoas que acusam qualquer coisa de vitimismo para disfarçar seus preconceitos. Quando um polícial mata um inocente, por exemplo: confundir um guarda-chuva com um fuzil, ou um segurança que mata alguém a chutes. Sempre aparece alguém pra defender o agressor, e eles sempre acusam o outro lado de vítimista.
Respondendo a sua pergunta: vitimista é aquela pessoa que vive se lamentando e não procura melhorar por conta própri, vive achando que o mundo conspira contra ela.
Coisa de escória, querem ganhar as coisas por pena
O que é uma pessoa Vitimista?
substantivo masculino Sentimento de ser vítima; sensação de quem está ou foi sujeito a opressão, maus-tratos, arbitrariedades, discriminação etc.
Acredito que a pessoa pode ser tão vitima de um sistema, que aquilo cria uma paranoia, e que tudo que acontecer com ela ou até por outra pessoa é decorrente da opressão mesmo que não seja.
Nada, acho isso chato e não procuro entender, tambem tenho raiva de quem entende.
Coisa de gente que quer chamar atenção se passando de coitadinho
Bem infantil
Sempre sou chamado disso, mas nunca compreendo