Eles nem deveriam fazer pública tem que fazer é pago n tem dinheiro então pague
anônima
09/02/2021 16h38
Sim
anônima
09/02/2021 16h14
Não posso generalizar, mas, acho que já deram um jeito
anônima
09/02/2021 16h12
Acho que sim, ou que deveria ter um número limite de pessoas que recebem mais de uma renda X dentro de cada curso, aliás, a maioria das pessoas que estão em federais vieram de escolas e cursinhos caros.
anônima
09/02/2021 16h12
sim
eles respondem
09/02/2021 16h18
Pessoas ricas nem deveriam ter direito a cursar uma universidade federal. Quem tem dinheiro pra pagar escola a vida toda, com certeza terá dinheiro pra pagar uma faculdade. Faculdades públicas deviam ser como os programas assistencialistas universitários tipo FIES, ProUni, etc.: deveria existir um limite de vagas exclusivo para pessoas carentes (Até 1 salário e meio per capta), outro limite exclusivo para pessoas "menos carentes" (até 3 salários per capta) outro limite (O menor de todos) com vagas para ampla concorrência
Ou pelo menos algo mais ou menos nesse sentido mas com base em quem cursou escola pública e quem cursou escola particular, com cursinho e sem cursinho, etc.

Assim rico ia ter que competir com rico e pobre ter que competir com pobre. Só assim pro ensino superior realmente funcionar como ferramenta de ascensão social no Brasil.
09/02/2021 16h26
Mas já é paga para os mais abastados pelos mais pobres. Pobre não tem como fazer um curso em horário integral, sem trabalhar e ainda tendo que gastar dentro do faculdade com alguns itens necessários para completar a graduação.
Em uma Universidade Federal você vê pobre principalmente em cursos como Administração, pois as aulas são em um único turno geralmente e o curso é de natureza mais técnica e prática, ou Sociologia/Artes/Pedagogia para os que estão perdidos. Cursos como Engenharia, Medicina e Direito estão lotados de pessoas de classe média ou mais alta. Isso sem contar os "hippies" ricos e desconstruídos que se instalam nos mais variados cursos da área de humanas.
Um exemplo particular: do meu curso, sei de um cara que mora na área mais nobre e cara da cidade, outro que morava lá também e mudou-se para um condomínio de alto padrão e uma moça filha de político famoso na região que de vez em quando vai bancar a turista no exterior.
09/02/2021 16h17
Não deveria ir tanta verba pública pra financiar as federais, isso sim

Investimos 4x mais em faculdade do que na educação base e isso ta errado, não funciona
09/02/2021 20h41
Sim, porque não tô afim de gastar dinheiro com impostos.
anônimo
09/02/2021 22h05
Não, ou cobra de todos ou não cobra de ninguém.

O estado não pode diferenciar alguém q tem muito dinheiro do q aquela pessoa q não tem muito recurso financeiro.
anônimo
09/02/2021 16h13
Sim. principalmente cursos de história, filosofia e ciências sociais e direito pq além de playboys são maconheiros e esquerdistas filhinhos de papai
anônimo
09/02/2021 17h19
Todos deveriam fazer faculdade federal de graça
anônimo
11/02/2021 19h17
Sim, estudam a vida inteira em escola particular, pagam cursinhos caríssimos e ainda falam em meritocracia. Bando de pau no cu!

É fácil falar em meritocracia quando o papai banca tudo
09/02/2021 22h39
É um tema complicado.

Mas os ricos também pagam impostos né, então é meio ridículo dizer que eles não podem usar a faculdade que, de certo modo, eles também pagam.

O que o Brasil deveria fazer, e é o que o mundo civilizado inteiro faz, é reduzir a carga tributária sobre as pessoas mais pobres e usar uma tributação progressiva em cima dos milionários.

Lamentavelmente, o Brasil ainda usa uma tributação regressiva, penalizando a classe média e os mais pobres.
anônimo
09/02/2021 22h09

Como o governo cria a desigualdade social é um vídeo que resume muito bem isso, o governo cria coisas para ajudar os pobres, mas quem usa é os ricos que tem dinheiro suficiente para não precisar usar.
anônimo
09/02/2021 16h10
Não sei.