Acho que sim, ou que deveria ter um número limite de pessoas que recebem mais de uma renda X dentro de cada curso, aliás, a maioria das pessoas que estão em federais vieram de escolas e cursinhos caros.
Pessoas ricas nem deveriam ter direito a cursar uma universidade federal. Quem tem dinheiro pra pagar escola a vida toda, com certeza terá dinheiro pra pagar uma faculdade. Faculdades públicas deviam ser como os programas assistencialistas universitários tipo FIES, ProUni, etc.: deveria existir um limite de vagas exclusivo para pessoas carentes (Até 1 salário e meio per capta), outro limite exclusivo para pessoas "menos carentes" (até 3 salários per capta) outro limite (O menor de todos) com vagas para ampla concorrência
Ou pelo menos algo mais ou menos nesse sentido mas com base em quem cursou escola pública e quem cursou escola particular, com cursinho e sem cursinho, etc.
Assim rico ia ter que competir com rico e pobre ter que competir com pobre. Só assim pro ensino superior realmente funcionar como ferramenta de ascensão social no Brasil.
Mas já é paga para os mais abastados pelos mais pobres. Pobre não tem como fazer um curso em horário integral, sem trabalhar e ainda tendo que gastar dentro do faculdade com alguns itens necessários para completar a graduação.
Em uma Universidade Federal você vê pobre principalmente em cursos como Administração, pois as aulas são em um único turno geralmente e o curso é de natureza mais técnica e prática, ou Sociologia/Artes/Pedagogia para os que estão perdidos. Cursos como Engenharia, Medicina e Direito estão lotados de pessoas de classe média ou mais alta. Isso sem contar os "hippies" ricos e desconstruídos que se instalam nos mais variados cursos da área de humanas.
Um exemplo particular: do meu curso, sei de um cara que mora na área mais nobre e cara da cidade, outro que morava lá também e mudou-se para um condomínio de alto padrão e uma moça filha de político famoso na região que de vez em quando vai bancar a turista no exterior.
Mas os ricos também pagam impostos né, então é meio ridículo dizer que eles não podem usar a faculdade que, de certo modo, eles também pagam.
O que o Brasil deveria fazer, e é o que o mundo civilizado inteiro faz, é reduzir a carga tributária sobre as pessoas mais pobres e usar uma tributação progressiva em cima dos milionários.
Lamentavelmente, o Brasil ainda usa uma tributação regressiva, penalizando a classe média e os mais pobres.
Como o governo cria a desigualdade social é um vídeo que resume muito bem isso, o governo cria coisas para ajudar os pobres, mas quem usa é os ricos que tem dinheiro suficiente para não precisar usar.