"O alívio cômico (comic relief) é um componente de roteiro que aparece em filmes, peças, livros, animes, seriados e artes derivadas, visando abordar cenas de comédia e humor para amenizar a dramaticidade da trama e prender a atenção do espectador com a quebra de ritmo de uma determinada história – considerando que o fluxo constante de um mesmo clima poderia tornar uma obra desinteressante com o passar dos diálogos.

Esse artifício é interessante ao se observar a sua definição, mas na prática encontramos uma situação diferente ao encarar uma indústria que continua dominada por homens: isto é, o alívio cômico é introduzido no roteiro de acordo com o que os escritores homens consideram humor. E o que poderia ser mais engraçado na ótica masculinista do que propor situações degradantes e humilhantes para as mulheres?

No universo dos animes, o alívio cômico é constantemente utilizado como artifício de roteiro na forma de assédio sexual; tratando o ato de tocar mulheres sem consentimento não só como algo normatizado para homens, como também “engraçado”, principalmente em obras voltadas intencionalmente para o público masculino jovem, os shounens. Um dos maiores ícones de assédio sexual sendo interpretado como piada foi o famoso Mestre Kame, de “Dragon Ball”. O mesmo já molestou a personagem Android 18 enquanto ela segurava a filha no colo.

O assédio é considerado apenas parte da personalidade desses homens, sendo levado nas obras como perfeitamente comum um personagem masculino atacar mulheres, que na maioria das vezes deixam evidente seu desconforto e angústia ao serem tocadas sem consentimento. Entretanto, o sentimento delas enquanto vítimas de assédio não é aprofundado, afinal, a cena nada mais é que humor, e o personagem homem apenas se encaminha para vítimas futuras quando o roteiro precisar de mais comédia."

https://www.facebook.com/388772331730287/posts/773293349944848/

eles perguntam
1 8
elas respondem
12/02/2021 20h39
Tudo frescos.
eles respondem
12/02/2021 19h14
Doença mental, tudo é pauta pra esses doentes, ainda bem q o Japão tá pouco se fudendo pra adolescente brasileiro fznd showzinho na net
anônimo
12/02/2021 20h36
É errado sim e não acrescenta em nada pro enredo. Esse tipo de cena que faz anime ser taxado como coisa de adolescente punheteiro.
anônimo
12/02/2021 19h13
Não acho nada, não ligo pra anime
12/02/2021 19h50
Eles não aguentam o sangue nos animes antigos, é demais pra eles
12/02/2021 20h31
Para de me citar.
anônimo
12/02/2021 20h38
Deveriam trabalhar em call Center fazendo cancelamento de planos de internet e de tv a cabo
10/02/2022 23h04
Acho cringe.