A natureza humana, permite que façamos das piores atrocidades possíveis, a diferença é que nossa consciência nos permite controlar e regular desde instintos a nossos piores monstros. Quais coisa sua consciência não soube segurar?

Uma pergunta viajada feita no dia 17/02/2021

elas perguntam
8 5
eles respondem
17/02/2021 02h06
Concordo mas nem é nossa consciência e sim as regras e moralidade que a nossa sociedade até agora achou mais adequado e nos ensina ao longo da vida.
Por exemplo, matar é errada porque nos ensinaram que é, senão seria uma coisa qualquer.
anônimo
17/02/2021 01h51
Claro que sim, o que diferencia quem faz isso e quem não faz é o caráter, a índole.
17/02/2021 01h55
Sim. Inclusive, já fiz todos.
anônimo
17/02/2021 01h49
Sim todo mundo e mal até que prove ser bom
17/02/2021 01h53
Mesmo assim não iguala as situações. Pressionado ao extremo, como explícito no 1984, praticamente qualquer um entrega a própria mãe pra se salvar. Mas não é a mesma coisa dos que roubam e matam apenas porque não se importam e acham isso não apenas mais fácil como mais prazeroso.
17/02/2021 02h05
Todos tem a capacidade mesmo
17/02/2021 02h09
Todos n, mas uma grande maioria sim.
anônimo
17/02/2021 02h52
Fisicamente a maioria consegue, mas o caráter de cada um é o responsável por suprimir ou não essa capacidade, possuir ela não significa que todo mundo usa.
elas respondem
17/02/2021 02h06
Então, no caso, você tá falando do ID, que são nossos desejos e impulsos primitivos. Logo em seguida, vem o Ego pra equilibrar entre agradar, de certa forma, o nosso ID, sem ferir nossa moral ou as regras da sociedade em si (com a ajuda do Superego). O Superego, é um escudo contra os impulsos e desejos do ID, ele vai lembrar ao Ego o que é adequado ou não de fazer considerando a sociedade em que vivemos. O Superego seria a ética e a moral. Portanto, já tendo esclarecido isso, minha opinião é: se o Ego está, de alguma forma, danificado ou bloqueado por algum motivo, tudo vai desandar. Ele precisa ser bem construído e trabalhado, então sim, se a pessoa tiver ele danificado, o ID vai ser forte e a pessoa vai acabar agindo de forma mais primitva. A terapia trabalha bem isso, por isso eu digo que todo ser humano precisa de um psicólogo.
E assim, existem vários transtornos, como sociopatia, psicopatia e por aí vai. Existem pessoas ruins também... A mente humana é, sinceramente, um livro misterioso, curioso e interessante.
17/02/2021 01h51
Concordo super.
17/02/2021 01h58
Tenho o mesmo pensamento que o seu e muitos não concordam.
anônima
17/02/2021 02h07
Não concordo.