Estou em um debate no instagram e uma pessoa veio dizer q racismo é só contra negros no Brasil, mas que fora os chineses e indianos tbm sofrem.
Estava dizendo que racismo reverso n existia e expliquei o pq, ja ela veio com esse argumento.

elas perguntam
20 12
eles respondem
17/02/2021 02h30
Racismo pode existir contra qualquer minoria étnica. (Minoria não é quantidade)
Aqui no Brasil, de cara já lembro de racismo contra negros e índios.
Mas há tbem contra asiáticos, etc. (Aqui mesmo no Br)
anônimo
15/04/2021 03h36
Todo mundo sofre racismo.
anônimo
15/04/2021 03h34
Existe racismo aqui no Brasil mas não é tão forte igual em outros países, também existe xenofobia aqui e contra os próprios brasileiros.
anônimo
17/02/2021 08h38
O grande problema dessa discussão é que geralmente a pessoa ignora o significado da palavra racismo e lembra da escravidão racial que foi praticada pelos brancos, então automaticamente faz um raciocínio de que não existe racismo se não for com preto ou se não for um branco praticando.

Porém se vc for no dicionário vai chegar com a seguinte definição do racismo:

1 - Preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente, geralmente se refere à segregação racial.

2 - [Por Extensão] Comportamento hostil dirigido às pessoas ou aos grupos sociais que pertencem a outras raças e/ou etnias.

3 - Reunião dos conceitos que afirma existir uma hierarquia entre etnias e/ou raças.
Sistema doutrinário ou político que estabelece a exaltação de uma raça, em detrimento das demais; sistema que afirma a superioridade de um grupo racial relativamente aos outros, preconizando, em particular, o isolamento destes no interior de um país (segregação racial) ou até visando o extermínio de uma minoria: o racismo anti-semita dos nazistas.

Ou seja racismo não é exclusivo do Preto e não é apenas quando um Branco pratica, porém temos que lembrar da história ! Quem mais sofreu com o racismo foram os pretos e isso não tem como negar.

Eu particularmente entendo o medo dos militantes do movimento negro ao utilizarem a palavra racismo como o significado e não como exclusivo para os pretos, pois em toda a história os caras se foderam, foram roubados ( literalmente ) e dps os brancos chegavam pegando as coisas deles como o Jazz, Rock etc...

Só que temos que ter maturidade para entender que um racismo não vai diminuir o outro, não estamos em um jogo de QUEM SOFRE MAIS e sim em um jogo onde não deve existir NENHUM TIPO DE RACISMO !

É claro que historicamente o preto se fodeu mais que o indiano, se fodeu mais que o branco, se fodeu mais que o japonês, porém não podemos passar pano usando a falácia do “ racismo reverso " pq iremos fazer o mesmo que os brancos faziam.
17/02/2021 02h54
Acredito q sim ué, sempre pensei q qndo alguém chama outro alguém de branquelo azedo, cabelo de espiga de milho sempre pensei q se encaixa em algum tipo de preconceitos etinicos, sei q com negros tem sua diferença, mas se tem uma coisa q todos os seres humanos encaram é problemas diversos...
17/02/2021 02h31
"debate no instagram"

17/02/2021 09h46
Lendo as respostas.
15/04/2021 02h01
KKKKKKKK só existe racismo, nn tem cor,etnia e nem nada e apenas racismo, e racismo xontra branco existe se vc nega isso vc e ignorante
17/02/2021 16h38
"racismo reverso não existe" ranço de ler isso... Racismo pode existir contra QUALQUER raça.
Chineses sofrem e principalmente PRATICAM racismo. Em uma rápida pesquisa, vai chover páginas desse tipo:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-36385293
17/02/2021 13h26
Racismo só é considerado quando é da maioria contra a minoria
Se analisar ao pé da letra racismo nem existe, cientificamente só existe uma raça humana
No caso aí seria xenofobia, pq o preconceito tá sendo por características étnicas, como cultura, região e etc
17/02/2021 13h17
Existe e como

Só que o racismo contra asiáticos não rende o mimimi, aí não tem tanta importância pra eles
anônimo
17/02/2021 13h24
Racismo existe em todos os lugares e de todo jeito. Não sou nem btanco nem negro, sou #pardo e já cansei de ver negris usarem a expressão "LOIRA BURRA" e "BRANQUELO AZEDO", e á vi uma outra categoria dizer que "TEM NOJO DE VER UM HOMEM BEIJANDO UMA MULHER". Racismo e preconceito e coitadismo existem em todos os lugares.
anônimo
17/02/2021 10h27
A palavra 'Racismo', creio que esteja "ligado" a palavra 'Raça(s)' e, no caso, Etnias...
Então, se eu não estiver errado, Essa pessoa é um(a) Jumento(a)!!
anônimo
17/02/2021 14h10
Racismo é preconceito de raça,seja negros,pardos brancos.
anônimo
17/02/2021 16h24
Sim
anônimo
17/02/2021 16h39
todas as raças deve existir racismo, até com animais, tem gente que não gosta nem de cachorro
anônimo
17/02/2021 08h49
Existe de tudo.
Todos estão certos.
Morte aos racistas.
anônimo
17/02/2021 02h53
Pode
anônimo
15/04/2021 02h02
Isso é xenofobia, não racismo.
17/02/2021 02h51
Racismo, preconceito, xenofobia acho que qualquer desses termos podem se encaixar.
elas respondem
anônima
15/04/2021 02h54
No Brasil existe colorismo. Você vê gente parda sendo racista com pessoas de pele retinta, mesmo que sejam descentes de indígenas. E sim, existe preconceito contra chinês e indiano. Chamam os indianos de porcos sujos e os chineses... essa pandemia toda já mostra, sem falar nos desenhos que sempre mostram personagens asiáticos com olhos de raposa e todos iguais sendo que existem pelo menos uns 10 tipos diferentes olhos asiáticos.
17/02/2021 02h33
Sim, mas aí não está relacionado à cor, e sim à etnia, cultura.
17/02/2021 02h34
Sim, racismo tem haver com raça e não necessariamente com a cor da pele.
17/02/2021 17h04
Pode sim, mas em um nível muito menor, muito menor mesmo.
anônima
17/02/2021 08h28
Óbvio que existe. Vc já frequentou o Brás-sp?
17/02/2021 18h47
racismos não é somente no brasil, um exemplo é todo o movimento do Black Lives Matters que começou (se não estou enganada) por mortes de negros nos EUA. A questão dos chineses e indianos seria xenofobia, o que infelizmente também não é raro. As pessoas se tornam cada vez mais intolerantes ao que julgam diferente.
17/02/2021 02h30
claro que existe. pequisa no google... eu já li um monte de relatos e já conversei com asiáticos/indígenas. o povo acha que a luta contra o racismo só inclui negros, aiai.
anônima
17/02/2021 09h07
Racismo é contra qualquer etnia. Branco, preto, amarelo. As pessoas inventam q racismo é só contra negros. Pelo jeito n viram a definição no dicionário né
17/02/2021 08h09
Por que você acha que muitas morreram nos campos de concentração? Não foram só judeus.
17/02/2021 02h46
Racismo é com toda raça, os asiáticos sofrem pra caralho
17/02/2021 02h28
Ai no caso nao seria xenofobia?